Plantas ideais para cada cômodo

Tempo de leitura: 4 minutos

Encontrar as plantas ideais para a decoração de cada cômodo da casa pode ser um grande desafio, mas estamos aqui para te ajudar.

Contar com a vegetação no interior das residências combinadas a materiais naturais, propicia uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Quem mora em locais pequenos, pode apostar em jardins verticais, de forma que você pode emoldurar seu jardim criando um belo quadro verde.

Mesclar plantas e flores é uma opção que fica linda, deixando seus ambientes ainda mais charmosos. O uso do estilo vertical também pode ser aplicado na hora de montar uma horta em casa, podendo ser feita com:

  • Vasos;
  • Baldes;
  • Latinhas;
  • Garrafas pet.

Para os jardineiros de primeira viagem, uma boa opção é utilizar as suculentas para compor a decoração, pois elas não exigem muito cuidado e ocupam pouco espaço. São ótimas opções para enfeitar o cantinho do escritório, do quarto ou a bancada do banheiro.

Mas é preciso que o morador se atente a alguns pontos da casa que podem influenciar as espécies de formas diferentes, como o uso do ar-condicionado, por exemplo.

Mas o que levar em consideração para escolher uma planta para cada espaço da sua casa ou mesmo da sua empresa de alvenaria?

Pense no ambiente: locais com luminosidade favorecem a aplicação de flores e plantas frutíferas. Já para ambientes com sombra vale apostar em plantas como comigo-ninguém-pode, filodendro rubro ou costela-de-adão.

É fundamental entender o cômodo em que as plantas serão colocadas e claro, considerar a decoração dos ambientes. Vamos ver as melhores plantas para cada cômodo.

No seu quarto: jasmim

As flores no quarto são permitidas, desde que não sejam muitas, pois elas absorvem uma pequena quantidade de oxigênio do ambiente, principalmente à noite.

O jasmim tem um perfume que promove um sono calmo e profundo, ajudando a evitar a ansiedade, conforme um estudo da Wheeling Jesuit University, dos EUA.

Quem se expõem ao delicioso aroma do jasmim durante a noite, se mexe menos na cama e tem uma noite de sono com melhor qualidade.

Para cuidar de sua plantinha, saiba que o jasmim é melhor cultivado em ambientes úmidos e frescos. Quem mora em um local com clima seco, pode se beneficiar de um umidificador de ar para ajudar a planta.

Visando noites de sono tranquilas, garanta que tudo está em ordem na sua casa, principalmente a inspeção de instalação elétrica.

Na sua sala de estar: jiboia

A planta Epipremnum aureum pode chegar até 3 metros de comprimento e é uma das plantas mais fáceis de se cultivar.

A jiboia não precisa de muita luz e pode contar com uma rega mais esparsa. Do ponto de vista estético, recomendamos que você pendure a jiboia no teto, próximo à janela, acentuando a percepção da altura do cômodo.

Para cuidar de sua plantinha verifique o solo uma vez por semana para garantir que esteja úmido. Se parecer seco, aproveite para regar.

Assim como você deve investir em um capacete de segurança com viseira para tornar o ambiente mais seguro, quando se trata de plantas, ainda mais das que necessitam estar suspensas, é fundamental que você verifique se ela está bem instalada sem risco de queda.

No seu banheiro: imbé (ou banana-de-macaco)

Usar velas perfumadas nem sempre é uma boa escolha, pois algumas têm pavios de chumbo, que podem provocar dores de cabeça.

Uma alternativa é a utilização do imbé no seu banheiro, uma vez que essa é uma planta neutralizadora de odores, removendo as toxinas e adicionando oxigênio no ar.

Essas plantas podem ser cultivadas em áreas úmidas com luz indireta, de forma que o banheiro é um dos melhores espaços. Para cuidar da sua plantinha, regue-a uma vez por semana e deixe o solo secar entre as regas. 

Quando as folhas começarem a cair, significa que não estão sendo regadas o suficiente ou que estão recebendo água demais.

Tenha cuidado com os imbés, pois se tratam de plantas altamente tóxicas, sendo irritativos para as mucosas e podendo trazer sérios riscos se ingerido.

No seu escritório: lírios-da-paz

Para enfeitar seu escritório de revenda sms invista nos lírios-da-paz, pois se tratam de flores lindas que não requerem muito cuidado ou atenção, devendo ser cultivadas sob luz solar indireta.

Dessa forma, são um ótimo complemento para enfeitar sua escrivaninha ou mesa de trabalho. Para cuidar da sua plantinha regue-a uma vez por semana. Se surgirem folhas amareladas, talvez sua planta esteja recebendo muita luz solar.

Esteja atento pois a maior parte dos lírios são tóxicos, podendo oferecer riscos para crianças e animais de estimação. Outra opção válida é investir em orquídeas, que requerem cuidados semelhantes e são igualmente belas.

Conclusão

Se ficar na dúvida de quais plantas escolher para cada cômodo de sua casa, busque a ajuda de um profissional de decoração para ter novas ideias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 Comentários


  1. O design biofílico é algo que nos traz um bem danado, e as plantas são a forma mais simples de adotar o estilo. Tenho visto umas ideias de como inserir o verde na decoração nessa plataforma, o planner5d, e há umas ideias incríveis por lá. Mas nada como fotos reais pra inspirar. Obrigado pelas dicas.

    Responder

  2. Já tentei várias plantas em meu banheiro, mas nenhuma dura muito tempo todas acabam morrendo. O banheiro tem luz natural e circulação de ar. O que estarei fazendo de errado?

    Responder

    1. Olá, Camila! Tudo bem?

      Cuidar de plantas no banheiro pode ser um desafio, mas é ótimo que seu banheiro tenha luz natural e boa circulação de ar. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a melhorar a saúde das suas plantas no banheiro:

      – Escolha Plantas Tolerantes à Umidade:
      Escolha plantas que se adaptem em ambientes mais úmidos, pois os banheiros geralmente têm variações de umidade.

      – Controle da Luz:
      Mesmo com luz natural, ideal que suas plantas estejam recebendo a quantidade certa de luz. Algumas plantas preferem luz indireta, enquanto outras podem tolerar luz mais intensa.

      – Drenagem Adequada:
      Verifique se os vasos possuem boa drenagem para evitar o acúmulo de água. O excesso de água no solo pode levar ao apodrecimento das raízes.

      – Evite Excesso de Água:
      Embora os banheiros sejam naturalmente mais úmidos, não exagere na rega. Muitas vezes, o excesso de água pode ser prejudicial.

      – Limpeza Regular:
      Limpe as folhas das plantas regularmente para remover poeira e garantir que possam absorver a luz de maneira eficiente.

      Se, mesmo com essas dicas, suas plantas continuarem a ter problemas, pode ser útil consultar especialistas em plantas na sua cidade para obter orientação mais específica com base nas condições exatas do seu banheiro.

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *