Dicas para decorar banheiros modernos em apartamentos pequenos

Tempo de leitura: 5 minutos

A maior dúvida que surge na hora de reformar um apartamento compacto é: como aproveitar o espaço para fazer uma decoração moderna e bonita? A resposta é simples. Com planejamento e aproveitando as maiores tendências do universo decorativo, você consegue fazer projetos de banheiros modernos incríveis, até mesmo com as menores metragens.

É por isso que hoje vamos dar as melhores dicas de como aproveitar o espaço de banheiros pequenos para fazer projetos modernos e práticos para sua rotina. Afinal, quanto mais otimizado for o ambiente, melhor será para facilitar seu cotidiano de limpeza e organização. Confira!

Imagem: Studio Ideação

Faça um planejamento

Como já adiantamos acima, a chave para decorar um banheiro pequeno é se planejar com antecedência. Portanto, evite comprar móveis e enfeites sem antes verificar a metragem do espaço. 

Faça um desenho do seu banheiro com as medidas de cada parede. Não deixe nada de fora, todas essas medidas são importantes para você saber os seguintes tópicos: 

  • Circulação do espaço: os móveis não podem atrapalhar a circulação do espaço. O ideal é que eles sejam feitos sob medida, para garantir que qualquer pessoa consiga entrar e sair do banheiro sem dificuldades;
  • Funcionalidade: compre modelos que tenham mais de uma função. No lugar de comprar um espelho comum, por exemplo, compre uma espelheira com espaço para guardar produtos de beleza. Ou invista no gabinete com espaço para organizar toalhas e acessórios de cabelo – tudo isso ajuda a manter o banheiro mais organizado. 

Ah, também é nesta fase que você precisa definir o orçamento da obra. Coloque no papel quanto você pode gastar no total com a reforma do banheiro. Isso é importante para definição dos materiais utilizados, no tipo de móveis (os sob medida são muito mais caros que os modulados, por exemplo), e até no tipo de enfeites utilizados no espaço.

Imagem: Mav Arquitetura

Aproveite todas as paredes do banheiro

Como você não tem espaço para incluir muitos móveis na decoração do banheiro, a solução é aproveitar as paredes para instalar nichos embutidos, prateleiras e armários suspensos na decoração. 

Quanto mais móveis desse tipo você incluir no projeto, mais fácil será de manter o banheiro organizado, com cada coisa em seu lugar.

Falando em organização, não deixe de incluir alguns enfeites funcionais no espaço, como os cestos organizadores (são ótimos para organizar maquiagens ou fazer um kit higiene com algodão, cotonetes e sabonetes).

Imagem: Juliana Matos

Escolha as melhores tendências para banheiros modernos

A decoração moderna consiste na união de tendências e elementos modernos em cada canto do ambiente. Por isso, é indispensável selecionar com antecedência quais tendências você deseja seguir para decorar o banheiro (mesmo que ele seja pequeno).

Selecionamos aqui algumas sugestões de tendências que estão bombando no universo decorativo e você se inspirar na hora de fazer seu banheiro:

Imagem: Paula Zanello

Minimalismo

Como o próprio nome sugere, o estilo minimalista é conhecido pela composição de cores claras e poucos elementos decorativos no ambiente. Sabe aquelas decorações cheias de vasos e estatuetas? Elas não podem fazer parte de um ambiente minimalista. Aqui, quanto menos detalhes a decoração tiver, melhor!

Inclusive, esse estilo é o mais indicado para quem tem um banheiro pequeno, pois as cores claras ajudam a destacar a sensação de amplitude no ambiente, fazendo com que um espaço compacto aparente ser maior do que realmente é. Além disso, a pouca quantidade de enfeites deixa a composição mais “limpa” e organizada.

Uma vantagem desse tipo de decoração é que podemos considerá-lo atemporal. Caso queira incluir cores no ambiente, por exemplo, é só escolher toalhas ou um kit de banheiro que tenha cores vibrantes.

banheiros modernos - atemporal
Viva Decora

Estilo industrial

Se você prefere decorações criativas, que misturam texturas, cores e acabamentos em todos os cantos, então nossa sugestão é investir na decoração estilo industrial. 

Inspirada nas antigas fábricas e galpões industriais, o estilo mistura ferro com madeira, rústico com moderno, mármore com cimento queimado e muitos outros tipos de materiais. É tudo que há de mais moderno e criativo no momento. 

Porém, antes de usar o estilo na sua decoração, busque referências para seguir e não errar na escolha. Quanto mais ideias surgirem, melhor.

banheiros modernos - industrial
Imagem: Rosangela Pena

Cores vibrantes

Quer uma decoração mais alegre e colorida? Então utilize as cores da moda para compor os móveis e enfeites do banheiro moderno. 

Hoje, entre as principais cores da moda, podemos destacar: 

  • Tons de roxo: o lilás é a cor do ano! 
  • Verde sage;
  • Verde esmeralda;
  • Coral;
  • Rosa;
  • Azul marinho;
  • Marsala.

É possível misturar mais de uma dessas cores para fazer uma decoração moderna e vibrante ou apenas uma para contrastar com os tons neutros, como cinza claro e branco.

banheiros modernos - cores vibrantes
Imagem: Rodrigo Kolton

Elementos orgânicos

Uma das grandes tendências deste ano é o uso de formas orgânicas na decoração, como quadros, bancadas ou espelhos, para trazer um pouco de naturalidade para o ambiente.

Imagem: Iara Kilaris

Anotou as dicas? Agora você comece a transformar seu banheiro pequeno em um projeto sensacional!

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *