5 lindos móveis de séries de TV/Streaming

Tempo de leitura: 6 minutos

Muito além dos pôsteres e figurinos, hoje até mesmo os móveis podem decorar sua casa te lembrando de seus personagens favoritos das séries que você ama maratonar. Desde programas mais antigos até lançamentos recentes, os móveis de design são uma parte importante dos estúdios para criar ótimos cenários, então selecionei alguns dos principais para este post.

Poltrona Charles Eames (A mais famosa em séries e filmes)

Uma poltrona que certamente define a frase “leve o seu prazer a sério”.

O casal Charles e Ray Eames desenvolveu a Eames Lounge Chair na década de 50 como o ponto culminante dos esforços deles para criar assentos confortáveis ​​e bonitos, em outras palavras, suas técnicas de produção eram a combinação perfeita de tecnologia e artesanato.

Poltrona e Puff Charles Eames revestida com couro envelhecido.

Melhorar ainda mais a “confortabilidade” de uma poltrona foi o que trouxe a origem dessa peça que é a mais memorável dentre as criações do casal.

Baseado no modelo da Poltrona Club Inglesa, a Poltrona Charles Eames, que já está há mais de meio século no mercado, pode ser vista em séries como “Friends” (1994), onde ela é posicionada ao centro como o destaque de uma decoração que combina com sua paleta de cores.

Enquanto isso, em produções mais recentes, como a série “Loki” (2021) da Marvel Studios, que traz cenários em sua maioria inspirados nos anos 50/60, ela cai como uma luva como o ponto de correlação com essa época.

Artigo Series Loki Poltrona Eames
“Loki” (2021 – Marvel Studios, LLC).
Artigo Series Loki Poltrona e Puff Eames
“Loki” (2021 – Marvel Studios, LLC).

Por último, temos a presença da Poltrona e do Puff na série “House” (2004) compondo um ambiente corporativo.

Artigo Series House Poltrona e Puff Eames
“House” (2004 – NBC Universal Television Distribution).

Esse destaque da Poltrona Charles Eames em produções tão famosas vem da alta qualidade dos materiais, que a Essência segue fielmente.

As madeiras utilizadas em sua confecção são certificadas pelo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal – FDS-STD-40-004), além dos certificados de Origem da União Europeia e dos EUA. (Certificado de Regularidade).

Por último, o certificado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Certificado de Regularidade) relativo ao processo de transporte, produção das estruturas, serraria e desdobramento.

Cadeiras Aluminum Group (Item principal dos escritórios nas séries)

Em seguida, nos cenários de escritório, outra criação do Casal Eames também é uma constante nas séries de TV/Streaming: a linha Aluminum Group, de 1958.

Desse grupo de cadeiras office, os modelos mais famosos são as cadeiras esteira e as cadeiras tela.

Sua estrutura de alumínio é propositalmente feita para que seja possível que a cadeira aguente um revestimento de malha sintética de forma bem esticada.

Para o assento, a adição de uma suspensão foi uma conquista técnica da época. Dessa forma, o casal Eames fugiu do conceito básico de uma única peça moldada, podendo fazer com que o móvel fosse adaptado ao usuário.

Sem dúvida o sucesso no ambiente de escritório é perceptível pelo fato de essas cadeiras serem constantemente utilizadas em cenários corporativos, como da série “Suits” (2011).

Mas ela não se limita aos dramas, pois até mesmo em séries de comédia como “Brooklyn Nine-Nine” (2013), que tem como um dos principais cenários o escritório da delegacia do distrito 99 de Nova Iorque, todas as mesas estão acompanhadas de umas dessas cadeiras.

Ou seja, isso mostra como independentemente de temática, se você pensa em um escritório, automaticamente está pensando no Aluminum Group do casal Eames.

Mesa Saarinen (Futurista e clássica ao mesmo tempo)

A Mesa Saarinen de Jantar é popularmente conhecida como Mesa Tulipa, pois o formato da base lembra o caule da flor. Ela foi desenhada por Eero Saarinen em 1956, trazendo formas mais orgânicas e bem ousadas para a época, criando um marco no Movimento Modernista.

Sua característica principal é justamente essa descontinuidade de linhas, algo que dá a ela extrema elegância e um ar moderno mesmo décadas depois de sua criação.

Essa peculiaridade atemporal que fez com que muitos projetos de Saarinen servissem de inspiração para cenários futuristas em séries e filmes como, por exemplo, a série clássica Star Trek (1966).

Artigo Series Star Trek Mesa Eames
Cena do seriado “Star Trek” (1966 – NBC Universal Media, LLC) com várias Mesas Saarinen de Centro.

Ao mesmo tempo, nos dias de hoje ela se tornou um dos clássicos dos móveis de design, servindo também para compor um estilo mais tradicional, como nessas outras imagens da série “Loki”.

Ainda sobre essas imagens, elas trazem uma combinação da Mesa Saarinen com as Cadeiras Bertoia, de Harry Bertoia.

Mesa Saarinen e Cadeiras Bertoia artigo series
Exemplo de um conjunto de Cadeiras Bertoia com Mesa Saarinen de Jantar Oval.

Poltrona LC3 (Um sucesso em propagandas de TV)

Le Corbusier criou a Poltrona LC3 em 1929 e ela fez parte das primeiras expressões do que seria o design do mobiliário moderno.

Seu design simples com linhas limpas e almofadas extremamente confortáveis fizeram dela uma das poltronas mais amadas pelos designers de interiores. Além disso, a representação de conforto foi reforçada na participação da LC3 na propaganda da empresa Maxell sobre sua nova fita cassete, em 1989.

No vídeo, um homem relaxa em sua poltrona enquanto ouve música da sua nova fita Maxell, que impacta todo o ambiente com tamanha qualidade de áudio.

Maxell comercial poltrona LC3
Propaganda da nova fita cassete Maxell em 1989.

A propaganda durou pouco tempo, mas a cena ficou marcada, com outras mídias fazendo referência à ela, como na animação “Family Guy”, em 2005, e no clipe da música “Tell Me”, do rapper P Diddy.

O maior detetive do mundo também é um adepto da Poltrona LC3, pois a “Grand Modèle” está presente na série Sherlock (2010) da BBC.

Não só as cenas, mas várias imagens de divulgação da série trazem a principal poltrona do icônico personagem em destaque.

Le Corbusier buscava maximizar a funcionalidade de suas criações, juntando estética e, ao mesmo tempo, o melhor da eficiência para atender às necessidades, um conceito que casa muito bem com a personalidade de Sherlock.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo que logo responderemos você!

Clique aqui e conheça todo o catálogo disponível na Essência Móveis. São vários móveis lindos e que seguem os padrões de alto controle de qualidade dos projetos originais de seus designers.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *