Decoração com poltrona colorida: diferentes ideias para casa

Tempo de leitura: 4 minutos

Descubra quais os 6 ambientes da casa que deveriam receber poltrona colorida na decoração

Um ano novinho, cheio de grandes possibilidades, começa. E como será a sua vida em 2022? Já parou para pensar nisso? Este pode ser um bom momento para refletir sobre a decoração do seu imóvel.

Que tal fazer um cantinho especial de descanso com poltrona na sua casa? Por acaso alguma vez considerou inserir móveis mais coloridos e estampados nos ambientes? Pois as imagens neste texto devem lhe convencer muito bem. Confira.

Cantinhos de descanso com poltrona colorida para inspirar

Hall de Entrada

Sim, este é o primeiro cômodo da casa e também o primeiro onde podemos cogitar colocar uma poltrona colorida. De fato, não é tão comum a colocação de peças mobiliárias tão grandes neste tipo de cômodo, salvo algumas exceções. Para Halls de entrada mais amplos, é possível utilizar o espaço maior como saletas de espera, com assentos para os visitantes.

Neste caso, uma poltrona amarela alegraria o ambiente, transmitindo a mensagem de boas-vindas. Prefira, para este cômodo, uma poltrona com design mais de acordo às recepções. Por exemplo, um modelo de braços mais finos, encosto baixo – à meia altura das costas -, e pés estreitos e retos ou com um pé central fixo – não giratório. E não há a necessidade de almofadas de complemento.

Imagem: Kacio Lima de Souza

Poltrona colorida na sala de estar

Certamente é nas decorações de salas de estar que os modelos de poltronas coloridas podem melhor se destacar. Isso porque, em tal situação, elas ganham vários motivos para protagonismo. 

Podem servir de acompanhamento dos sofás, fechamento de layout, ênfase de um estilo escolhido para o local ou chamariz visual de acordo com estratégias de projeto de arquitetura de interiores.

Para salas de estar, a princípio, todo o tipo de poltrona colorida serve – com menos ou mais textura, com ou sem estampa, com ou sem brilho. Mas precisamos lembrar que se trata de um ambiente social. 

Sendo assim, melhor que as cores das poltronas escolhidas, combinado com tudo mais ao redor, estimule a confraternização e a alegria. Por isso, recomenda-se peças revestidas em materiais de cores como vermelho, laranja, vinho, rosa e verde – sim, verde, que é a cor que simboliza a saúde familiar.

Imagem: Ana Yoshida

Varanda

Nas varandas, não é só a cor que chama a atenção no design de móveis, mas a textura.

Para esse tipo de ambiente, os profissionais costumam indicar dois modelos de poltronas. Primeiro, aquelas que fariam conjunto com sofás, tento a estrutura feita em madeira e assentos estofados – muitas vezes estampados – em tecido colorido acquablock. Segundo, as poltronas pensadas para serem utilizadas de modo isolado, em um canto especial do espaço.

Poltronas como as descritas por último costumam apresentar um design inigualável. Em muitos casos, é escolhido para o projeto de decoração uma peça em desenho exclusivo. 

Tal exemplar pode ser estilo balanço, pendente, divã, redondo e mais. E é comum que sua estrutura seja composta de um lindo trançado de cordas de fibras naturais ou sintéticas – em cores chamativas, como verde e azul royal, combinando com a paisagem ao redor.

Dormitório do Casal

Em decorações de quartos, as poltronas ganham outro propósito, muito menos teatral, por assim dizer. Quase sempre são colocadas perto da janela do ambiente, formando, acompanhadas de uma luminária ou mesinha com abajur, um cantinho especial de leitura que preenche uma área que fica na decoração, provavelmente antes vazia e sem utilidade. Não há necessidade de muito destaque, por isso, podem combinar com papel de parede, cortinas e colchas.

Imagem: Rosangela Larcipretti

Dormitório Infantil

Em dormitório infantil, a mesma coisa. Uma poltrona pode ser apenas um item complementar na decoração do cômodo, sobretudo para o descanso dos pais – o que inclui o momento da amamentação dos bebês. 

Contudo, o formato do seu design deve ser muito mais lúdico, com puff. E vale a pena brincar com o colorido aplicado em estampados – por exemplo, poá, listras, bichinhos e mais -, incluindo para almofadas decorativas para as costas.

Imagem: Mobiliário Daf

Home Office

E não se pode esquecer que home office é nada mais ou nada menos do que um espaço de trabalho, mas em casa. Quer dizer que o visual deste cômodo precisa ser mais sóbrio e impessoal. Tal característica chega ao design da poltrona na sua decoração, geralmente em cores como cinza, marrom, branco e preto. O melhor modelo para essa situação seria aquele estilo chaise, para um cantinho de leitura e descanso perfeito.

Imagem: Serra Vaz Arquitetura

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *