Concreto usinado: dicas importantes

Tempo de leitura: 7 minutos

Ouvir o termo “concreto usinado” é muito comum quando estamos fazendo a reforma de nossa casa. Seja por parte do engenheiro contratado ou do seu pedreiro/mestre de obras. Entretanto, também é importante para você como contratante saber o que significa o concreto usinado e para quê serve. 

Por isso, nós da Essência Móveis estamos aqui pra te dar 4 dicas fundamentais caso você precise usar o concreto usinado.

O que é concreto usinado?

Tá, você ouviu do seu mestre de obras, ou do engenheiro contratado, ou talvez até mesmo de um amigo que usar o concreto usinado é melhor para sua obra. Mas afinal, o que é o concreto usinado?

O concreto usinado é um tipo de concreto produzido por uma fábrica (usina), dessa forma ele possui todos os componentes: cimento, areia, brita, água e aditivos na composição e proporção ideal.

Além disso, esse concreto produzido é levado já pronto para o local de obra, e é utilizado para elementos estruturais como pilastras, vigas, e lajes.. Seu uso têm-se difundido graças a vários fatores: 

  • Qualidade testada em laboratório: os concretos usinados são concretos industriais que possuem de forma homogênea todos os componentes na mistura;
  • Redução na quantidade de mão de obra necessária;
  • Aumento na agilidade da obra: uma vez que o concreto já vem pronto, uma etapa no processo de concretagem é eliminada – o preparo do concreto;
  • Redução na necessidade no espaço para armazenamento de britas, areia, etc.

Apesar de tantos pontos positivos, é necessário muito cuidado ao comprar esse material. Portanto, temos algumas dicas para você não perder tempo nem dinheiro na sua obra.

Como fazer uma obra usando concreto usinado da forma correta!

1. Comece por um bom planejamento

Antes de você contratar o serviço, é necessário que haja o planejamento de alguns detalhes muito importantes: quanto, quando, como?

Quantidade de cimento usinado (quanto)

O cimento usinado é vendido em estado líquido, já pronto para o uso. Dessa forma, a quantidade de compra não é em quilo como o cimento comum, mas em m³ (metro cúbico). Por isso, é importante que você como contratante sente com seu engenheiro ou mestre de obras e requisite o volume exato de cimento usinado que você irá precisar em sua obra. 

Planeje quando irá precisar (quando)

Uma vez que o cimento usinado é preparado em fábricas, é importante saber exatamente quando a sua obra precisará desse material. Assim, você poderá encomendar o volume necessário para o dia em questão. 

Você também precisa se certificar se as datas combinadas entre contratante e contratado estão em ordem.

Claro, quem saberá do andamento da obra é seu engenheiro, arquiteto ou o mestre de obras responsável. Entretanto, você pode (e deve) atentar-se aos prazos e preocupar-se se tudo estará de acordo para a chegada do concreto em questão.

Planeje o transporte (como)

De nada adianta você saber quanto irá precisar e quando sem pensar na logística de transporte envolvida. Claro, uma vez que você contratou o serviço é obrigação da empresa entregá-lo. Mas, você já pensou o custo disso?

Quanto mais distante ou mais difícil o trajeto entre sua obra e a fábrica, maior será o custo embutido disso no valor final do produto. Por isso, é importante ter em mente o “como”, para não ficar na mão.

2. Escolha fornecedores confiáveis

Você já deve ter ouvido a expressão “o barato que sai caro”, não é?! E quando o assunto é construção civil, você deve fazer disso um mantra. Repita “o barato sai caro” algumas vezes antes de tentar barganhar além da conta.

Principalmente quando falamos de obras em um modo geral, é importante avaliar o preço do produto e seu custo final, mas também é de extrema importância que você leve em consideração variáveis como a qualidade do material. Assim, você saberá não qual produto é mais barato, mas sim o melhor custo-benefício para sua obra. 

Por isso, nada de sair comprando o cimento mais barato que encontrar. E caso você pretenda fazer o uso do cimento usinado, busque indicações com amigos ou profissionais da área. Verifique com quem conhece sobre a capacitação da empresa, qualidade do serviço e também a qualidade do produto. 

Busque no mercado por empresas emergentes e que, de preferência, alguém já tenha trabalhado com ela – esse alguém pode ser o pedreiro, arquiteto, mestre de obras… enfim, alguém que você confie quando o assunto é construção. 

Também é válido realizar o orçamento com mais de uma fornecedora. Após o orçamento, compare algumas informações coletadas:

  • Há quanto tempo existe essa empresa?
  • Como é o atendimento ao cliente? (aqui, você pode consultar o site Reclame Aqui.)
  • Como andam os contratos dessa empresa? Qual outro cliente ela possui? 
  • Mídias sociais: essa empresa possui mídias sociais? Aparenta ser uma empresa séria? Suas redes/página na web passam confiança a você como cliente?

Ao considerar todos esses parâmetros, pode ser que você decida-se por pagar um pouco mais no metro cúbico do cimento usinado. Afinal, o barato pode sair muito caro.

3. Atente-se ao que é preciso!

Espaço

Sim, acima eu disse que o uso de concreto usinado reduz o espaço necessário para a obra. E isso não é mentira. Entretanto, no dia da concretagem é importante haver uma área livre para que os caminhões contendo o material sejam capazes de parar exatamente na obra. 

Equipamento de descarga

Além do espaço, outro fator importante a ser levado em consideração juntamente com seu engenheiro e mestre de obras é em relação à descarga do material. Afinal, o concreto usinado é levado até a obra em caminhões-betoneira e muitas vezes esse não consegue acessar exatamente o local de aplicação.

Por isso, verifique com os demais a necessidade da compra do mangote – um equipamento de descarga específico para o concreto usinado. 

Caso necessário o mangote, verifique com as empresas que você está orçando qual o valor do aluguel desse equipamento. É muito comum que essa seja uma maneira que as empresas utilizam para elevar (e muito) o valor do serviço.

Corpo de prova

O corpo de prova nada mais é do que uma amostra do concreto usinado presente no caminhão. Esse corpo de prova fica a encargo do engenheiro e pode ser utilizado para verificação da qualidade e dos componentes do cimento usinado. 

E por último mas não menos importante: o barato pode sair caro!

Por isso, cerceia-se de profissionais competentes e confiáveis, que possuem não apenas conhecimentos empíricos mas também tenham vivência e noção na prática. Isso diminuirá suas dores de cabeça e possibilitará que você coloque na prática o seu planejamento.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *