7 Arquitetos famosos que são designers de móveis

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabia que alguns dos móveis de design mais icônicos do mundo foram feitos por arquitetos famosos?

A arquitetura é uma forma de arte, de demonstração cultural. Se você tiver alguma dúvida disso, basta buscar pelas belas obras arquitetônicas espalhadas por todo o mundo. 

Muitos arquitetos se enveredam pelos caminhos das artes, alguns são como Leonardo da Vinci que além de pintor era arquiteto, escultor e etc. Outros caminham para a área de design, como design de interiores ou design de móveis. 

E como quando o assunto é móveis a Essência Móveis é a número um, resolvemos listar para você alguns dos principais arquitetos famosos que expandiram seu horizonte e sua paixão e que também atuaram como designer de móveis.

Arquitetos famosos que criaram designs de móveis incríveis

Eileen Gray

A arquiteta Eileen Gray (1878-1976) é uma arquiteta inglesa de família aristocrática irlandesa e escocesa. Durante a juventude e vida adulta, Gray foi capaz de obter uma certa fama por seus trabalhos enquanto vivia a vida cosmopolita da bela Paris do século XX. Apesar de ter criado uma das mais famosas casas do século XX, a relevância de seu mobiliário só foi plenamente reconhecida pós-morte. Hoje, Eileen Gray é considerada a essência do modernismo e suas obras originais estão avaliadas em milhões de dólares. 

Além disso, as réplicas de suas obras como a Mesa Eileen Gray continuam sendo consideradas modernas e futuristas. 

Eileen Gray – Imagem: Canpeprey
Mesa Eileen Gray – Essência Móveis

Arne Jacobsen

O arquiteto e designer dinamarquês começou a mostrar seu talento ainda durante a faculdade, quando projetou uma cadeira para uma exposição internacional de artes parisienses. Seu projeto recebeu medalha de prata com Arne ainda sendo estudante. Além de ser ovacionado por seus designs diferentes e inspiradores e projetos para grandes empresas, Arne também foi o responsável pela introdução do modernismo na Dinamarca. 

Devido à grande relevância de sua persona, Arne foi responsável pela projeção da Royal SAS Hotel de Copenhague e desenhou tanto o mobiliário do hotel quanto todo o interior das instalações. 

Hoje, as obras “The Egg” e “The Swan” do designer são consideradas um dos clássicos da década de 20.

Arne Jacobsen – Imagem: arnejacobsenwatches
Imagem: fritzhansen
Poltrona Egg – Essência Móveis
Sofá Swan– Essência Móveis

Eero Saarinen

Eero Saarinen (1910-1961) é um finlandês nascido na capital Helsinki que possui arquitetura em suas veias. Filho do famoso Eliel Saarinen, Eero emigrou com sua família para os Estados Unidos onde obteve seu diploma de arquitetura pela prestigiada universidade de Yale. Por tempos, Eero lecionou em alguns prestigiados institutos enquanto trabalhava junto a seu pai em seu escritório de arquitetura. Junto a outros designers, Saarinen desenvolveu diversos móveis vanguardistas que ganhou vários prêmios MoMA, a principal premiação para artistas modernos fornecida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

Hoje, os modelos de Saarinen são inspiração na criação de mobiliários como mesas, cadeiras e poltronas.

Stefano Giovannoni

O arquiteto italiano Stefano Giovannoni possui graduação em arquitetura e é professor em uma universidade em Milão. Além de ser um dos arquitetos mais famosos do mundo, Giovannoni também atua como designer industrial e designer de interiores.

Suas técnicas de produção que incluem produtos feitos a partir de variações de plástico estão presentes e assinados por ele em diversas marcas, como Alessi, Seilo e até mesmo Fiat e Siemens. 

Diferente de muitos arquitetos e designers que recebem grandes demonstrações pós-morte, os artigos de Giovannoni já integram acervos artísticos importantes, como no centro de George Pompidou em Paris e o Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. Além disso, sua técnica de produção ganhou o mundo dos designers e é inspiração de várias coleções de poltronas, cadeiras e mesas. 

Banqueta Bombo – Essência Móveis
Stefano Giovannoni – Imagem: innes

Le Corbusier

Conhecido apenas por Le Corbusier, Charles Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965) foi um arquiteto-designer-pintor-empresário suíço considerado um dos mais importantes arquitetos modernos. Apaixonado por números, Charles foi capaz de dividir o corpo humano de forma perfeita e simétrica e utilizou-se disso para produzir seus designers e sua pintura. Mesmo décadas depois de sua morte, a marca de Le Corbusier continua registrada em móveis anatômicos e ergonômicos que mantêm o estilo e elegância de Charles.

Chaise LC4 – Essência Móveis

Antonio Bonet

Um dos arquitetos argentinos mais famosos é Antônio Bonet (1913-1980).

Suas obras são descritas como agentes de transformação social, cultural e ambiental argentina. Bonet acreditava que o arquiteto deveria estar presente não apenas nas construções, mas em toda a escala do modo de viver social e sempre buscava materiais e formas para a transformação social.

Apesar de o design de móveis não ser o foco do argentino, seu talento é indiscutível e sua fama justificável. Suas poltronas Butterfly foram vendidas como água nas lojas de artigos de interiores na década de 50, chegando a 5 mil itens produzidos. 

Mesmo após sua morte, seu trabalho continua vivo nas mãos de diversos designers que usam Bonet como inspiração.

Poltrona Butterfly – Essência Móveis
Antonio Bonet – Imagem: arquitecturaviva

Florence Knoll

A estadunidense Florence Knoll (1917-2019) foi uma conceituada arquiteta e designer por grande parte do século passado e era amiga íntima de Saarinen. No início da década de 40, Florence associou-se a Hans (com quem veio a casar em 1946) e juntos sua empresa de estilo e design ganhou notoriedade mundial. 

Inovadora e feroz, Florence foi uma das responsáveis pela mudança dos interiores corporativos nos Estados Unidos após a Segunda Guerra. Também, foi capaz de combinar conceitos de planejamento espacial e eficiência aos escritórios que tocava. 

Durante a segunda metade do século XX, Florence dedicou-se ao design de móveis e via-o como algo simplista, funcional: Florence sempre dizia que os elementos arquitetônicos que projetava eram itens necessários para fazer com que um ambiente precisasse funcionar.

Sofá FK1 (3 lugares) – Essência Móveis
Florence Knoll – Imagem: Knoll

Agora que você conheceu um pouco de alguns arquitetos que se apaixonaram pelo design de móveis, que tal você também se apaixonar? Em nosso site você encontra esses móveis e vários outros, assinados por designers importantes.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *