Racks para casa: inspirações de modelos pequenos e estilos que são tendência para 2022

Tempo de leitura: 5 minutos

Decorar a casa é uma forma de expressão! E essa arrumação deve representar um estilo que é admirado pelo proprietário do imóvel. Isso pode ser feito inclusive através do mobiliário.

Os racks para a decoração de sala de TV, por exemplo, são peças modernas encontradas facilmente à venda nas lojas, em modelos seguindo as tendências atuais. E eles possuem um grande poder de transformar os ambientes onde são instalados. Confira a seguir!

Como criar uma decoração moderna para a sala 

Os racks com painel começaram a substituir as estantes tradicionais nas salas de estar porque podem aproveitar melhor o espaço desses ambientes.

Eles apresentam dimensões menores; mesmo assim, dão todo o suporte necessário aos equipamentos de mídia. E com a possibilidade de instalar a TV mais ao alto e combinar partes suas com o fundo – talvez de papel de parede -, mesa de centro ou outros objetos, deve fazer o cômodo parecer mais amplo.

Hoje em dia, nas lojas de decoração, estão à venda modelos de racks modernos em cores neutras, sobretudo branco. Mas a proposta de muitos designers e arquitetos para este ano é explorar o potencial dessas peças colocando mais cor em suas superfícies. Assim, pouco a pouco, surgem racks em tonalidades variadas, o que tem agradado os consumidores, entendendo que podem usar esse tipo de móvel para dar mais estilo à sua casa, adequando-o bem às novas tendências.

Essa se tornou a alternativa mais conveniente para quem tinha medo de ousar aplicando cor às paredes e outras grandes áreas dos imóveis. Um rack colorido pode ser o toque perfeito para tornar uma sala mais alegre e aconchegante. Mas se você segue uma linha de design conservadora ou clássica, pode continuar apostando nos tons neutros, como o bege e o cinza. Ou melhor, considerar a moda atual dos móveis em tons pastel! O que acha?

Modelos de racks mais desejados

Sala de estar com rack para TV é um exemplo de modernidade! Os modelos suspensos ainda estão em alta, principalmente para ambientes pequenos, ocupando menos espaço e liberando área de piso para móveis como pufes complementares, por exemplo. Agora, parece que, recentemente, houve uma pequena mudança no mercado. 

De repente, as peças mais vendidas começaram a ser os racks de linhas retas e em altura mais baixa, instalados a poucos centímetros do chão – inclusive com portas de correr.

Aliás, racks baixos deixam as salas com um visual ainda mais amplo, por incrível que pareça!

E ainda precisamos citar neste tópico outro tipo de característica presente na maioria dos racks vendidos hoje nas lojas, que é a textura de madeira natural – mesmo que em MDF. Inclusive, o trabalho em ripado em frentes de portas e painéis parece estar bastante na moda. Isso faria combinar essas peças com diversos revestimentos da casa e ajudar a alongar virtualmente dimensões dos ambientes – largura e altura.

Tendências de racks para decoração de interiores 2022

Racks baixos e coloridos

Sim, como dissemos antes, racks baixos são uma tendência atual. Isso inclui sobretudo aqueles com “caixas” que ficam diretamente sobre o chão. Em alguns casos, eles são combinados a outras estruturas, colocadas em altura mais elevada, criando uma continuidade para a decoração com novas funções, como aparador para retratos, bancada de refeições ou bancada de trabalho.

Mas para que eles se destaquem na decoração, é preciso acrescentar cor às suas superfícies, deixando o branco ou a textura de madeira para o painel da TV. Concorda com a estratégia?

Os racks coloridos meio que fogem da “regra” e podem ficar lindos em propostas de ambientes mais descontraídos, joviais ou em estilos de tendências como escandinavo. Saiba que cores fortes como vermelho, amarelo e azul, ou suaves como rosa claro estão em alta no momento!

Na imagem, Poltrona e Puff Costela

Rústicos e retrôs

Alguns estilos de decorações bem contemporâneos “pedem” um modelo de rack com características mais rústicas, como é o caso das peças em visual industrial. Por exemplo, aquelas com partes de metal ou então moldadas em cimento – como na figura a seguir. E não podemos nos esquecer dos móveis montados com pedaços de madeiras coletadas de demolições, dando um ar mais despojado e ecofriendly para os cenários.

Já os racks com visual antigo dão um ar mais nostálgico e igualmente muita personalidade para as decorações de salas de estar ou de TV. Seu visual é bastante marcante, dificilmente passando despercebido ao olhar. 

Ao mesmo tempo, podem apresentar detalhes criativos em diversas cores, partes em madeira rústica e serem baixos, como é o caso dos racks com pé palito, englobando diversas tendências apontadas para 2022.

Racks com LED embutido

Por último, não podemos terminar este texto sem destacar como as novas tecnologias podem beneficiar as decorações de interiores de residências.

Racks com nichos com luzes embutidas ou acompanhados de racks com iluminação oculta – como aquela feita com fitas de LED – são opções ainda  mais interessantes. Eles podem criar decorações super chiques, charmosas e de visual bem intimista, ideal para leituras ou outras atividades que exigem iluminação especial.

Na hora de escolher racks para casa, considere sair do tradicional e aproveitar as inovações apresentadas pelo mercado. Não esqueça de medir a área disponível para o móvel na sala, garantindo a compra de um modelo que caiba perfeitamente no local. E se puder, solicite um rack sob medida! Assim, sua decoração ficará perfeita, atendendo as necessidades do ambiente por completo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *