Tempo de leitura: 8 minutos
As obras de Charles Eames se destacam em qualquer lugar e você reconhece uma apenas olhando.
Charles Eames, Jr (17 junho de 1907 – 21 de agosto de 1978) nasceu em 1907 em St. Louis, Missouri.
Charles Eames era sobrinho do arquiteto William S. Eames.
Já com 14 anos frequentava a escola, onde aprendeu sobre engenharia, desenho e arquitetura. Charles estudou arquitetura na Washington University em St. Louis.
Após dois anos de estudo, ele deixou a universidade, muitos afirmam que ele foi demitido por sua defesa de Frank Lloyd Wright e seu interesse em arquitetos modernos.
Ele teria sido “convidado a se retirar” da universidade, pois entendiam que suas opiniões eram “muito modernas“.
Enquanto na Universidade de Washington, ele conheceu sua primeira esposa, com quem se casou no final da década de 20. Ano depois, eles tiveram uma filha, Lucia.
Ele teria sido “convidado a se retirar” da universidade, pois entendiam que suas opiniões eram “muito modernas”.
Já na década de 30, Charles iniciou sua própria carreira arquitetônica de St. Louis com o parceiro Charles Gray, pouco depois, Walter Pauley se junto a eles.
Charles Eames buscou muitas referência do arquiteto finlandês Eliel Saarinen.
A convite do então “professor” Saarinen, Charles mudou-se em 1938 com sua esposa Catherine e sua filha Lucia de Michigan.
Lá, se tornou um professor e chefe do departamento de desenho industrial na Cranbrook Academy of Art, onde ele juntamente com Eero Saarinen desenhou móveis premiados do concurso para MoMA.
Em 1941 depois do divórcio ele se casou com sua colega Cranbrook Ray Kaiser e se mudou com ela para Los Angeles, onde eles trabalharam e viveram até o resto de suas vidas.
Recentemente, receberam uma homenagem, dia 17 de junho de 2008 os EUA lançaram o Serviço Postal dos Selos Eames, uma coleção de 16 selos comemorando os desenhos de Charles e Ray Eames.
Principais Obras de Charles Eames – É de se encantar.
Abaixo foto com coleção de assentos criados por Charles Eames e sua esposa Ray.
(1) e (2) Eames DAW – Veja mais!
(3) Eames DSR Office – Veja mais!
(4) Lounge Chair Eames – Veja mais!
(5) Eames DSR – Veja mais!
(6) Eames DSW – Veja mais!
(7) Eames Shell Rocker – Veja mais!
(8) Eames DCM – Veja mais!
(9) Eames DCW – Veja mais!
La Chaise – A Figura Flutuante
Charles e Ray Eames criou a La Chaise para uma competição no Museum of Modern Art (Museu de Arte Moderna de New York).
A competição era um concurso internacional intitulado “Design de Mobiliário de Baixo Custo”, criado para lidar com a urgência da chegada de peças de mobiliário para espaços pequenos e incentivar esta produção.
Necessidade que se deu ao fato da chegada de refugiados da segunda Guerra mundial aos Estados Unidos.
Esse crescimento populacional criou um déficit habitacional extremo no país. Em contrapartida, havia uma seleção limitada de móveis de baixo preço e que coubessem em pequenos espaços.
Inspiração
A escultura ‘Figura flutuante ” por Gaston Lachaise, cuja forma volumosa tem afinidades óbvias com espreguiçadeira, foi a inspiração dos Eames para o nome.
Dentre as Obras de Charles Eames, a La Chaise é uma das mais notáveis.
A La Chaise não foi um dos projetos vencedores, mas a sua forma elegante fez com que ela fosse uma das peças mais notáveis entre as selecionadas na competição, e se destacou no catálogo e na exposição, ambos realizados em 1950.
Arquitetura
Nem só de móveis se constrói o acervo de obras do Charles e Ray Eames.
Seu design na arquitetura marcou um século de grandes artes e produções icônicas.
Década de 30
De 1934, a Igreja de Santa Maria, melhor caracterizada como Late Gothic Revival no estilo, tem uma presença simples e austera.
Sua porta abobadada leva fiéis em um espaço amplo, em grande parte, feitos de tijolo.
Charles projetou a igreja com Robert Walsh, com quem ele tinha começado recentemente um escritório de arquitetura (no meio da depressão).
Além de criar uma luminária de bronze, uma cartilha de Eames explica que os bancos “podem ter sido primeira experiência de Charles com a mobília em volume de produção.”
A Igreja de Santa Maria foi um trabalho fundamental na carreira de Charles.
Após a conclusão, Howard Meyer publicou o projeto no fórum de arquitetura, dando a Eames e Walsh publicidade e o respeito que seus talentos mereciam.
A igreja também chamou a atenção de Eliel Saarinen, estimado arquiteto e pai de Eero Saarinen, que Charles viria a considerar um colega e amigo ao longo da vida.
Década de 40
Entre as obras de Charles eames, está o projeto arquitetônico Case Study House 9, também conhecido como o Entenza House.
Foi projetada para artes e exposição de arquitetura e projetos de John Entenza como parte de seu programa de estudo inovadores patrocinado através da revista.
A propriedade encontra-se em uma parcela principalmente plana em uma encosta em Pacific Palisades, com vista para o mar (Oceano Pacífico).
Desenhado por Charles Eames e Eero Saarinen e concluída em 1949, a casa é modular na construção de estrutura de aço plano e característico da época.
Mas ao mesmo tempo, em contraste com muitas residências modernas utilizando estrutura de aço de construção, que o Entenza House na verdade não revela, pois, está escondida com revestimento de painéis de madeira.
O design do Case Study House 9 exemplifica o conceito de fusão de espaços interiores e exteriores através de extensões de vidro e materiais sem costura.
Agradecimentos ao Los Angeles Conservancy para esta descrição.
Década de 50
Em 1959 Charles e Ray trabalharam em uma grande variedade de propostas de empresas diferentes. No livro Charles and Ray Eames: Designers of the Twentieth Century, Pat Kirkham escreve:
“Um dos projetos mais incomuns dos Eameses foi uma ‘casa de aniversário’ para a Hallmark Cards, concebido sob a forma de um coreto com carrossel.
A ideia de um espaço exclusivo para comemorar aniversários (como sempre fizeram); no entanto, isto era (outro) caso onde eles sentiram que não tinham o apoio total do cliente, e eles abandonaram este delicioso projeto.”
Arte
também há escultura entre as obras de Charles Eames.
Charles e Ray Eames está como entre as parcerias criativas mais influentes do século XX, dono de eloquentes projetos emblemáticos de otimismo do pós-guerra, ainda no pragmatismo democrático.
Crucial para sua evolução como designers foram as esculturas de madeira compensada (experimental na época) e objetos desenvolvidos em oficina no início da década de 1940.
A escultura presente, criado em 1943 e expostas no Museu de arte moderna de Nova York no ano seguinte, é a representação definitiva do manuseio de madeira compensada.
De forma biomórfica e perfil coreografado, a escultura une as narrativas paralelas de arte, escultura e desenho industrial.
Tecnologia
O Eameses projetou a máquina do-Nothing Solar em 1957. Fiel à sua crença de que os brinquedos não são tão inocentes quanto eles aparecem, a máquina representa um dos primeiros usos da energia solar para produzir eletricidade.
Charles e Ray fizeram este projeto após a Agência Ketchum, MacCleod e Grove pedir-lhes para criar um brinquedo como parte de uma campanha publicitária para a companhia de alumínio da América (ou Alcoa).
O escritório de Eames desenvolveu mais de um esquema para o problema, mas depois de aprender sobre as células fotovoltaicas, que surgiu com a máquina do-Nothing Solar, que converteu a luz solar em energia elétrica.
Na década de 1990, o neto de Charles e Ray Eames, Demetrios, imagens inéditas da máquina maravilhosa. Ele editou criou o vídeo abaixo para compartilhar um pouco do seu sabor com as gerações futuras.
Não é para menos que os Eameses são conhecido por suas contribuições inovadoras para arquitetura, design de mobiliário, design industrial e fabricação e arte da fotografia.
Gostou da matéria? Compartilhe, curta! Ainda tem o ebook sobre decoração, tenho certeza que você vai gostar. Baixe aqui, é gratuito.
Até a próxima!
Link permanente
Fantástico todo mobiliário dos dois. Móveis atemporais….não é pra qualquer um.
Link permanente
Utilizou a expressão correta: “Móveis atemporais”.
Link permanente
Onde posso encontrar peças deste designer?
Link permanente
Olá Isis,
Tudo bem?
Você pode encontrar na página do designer no site da Essência Móveis.
Veja o link => http://www.essenciamoveis.com.br/charleseames
Qualquer dúvida estou à disposição.
Link permanente
Amando cada um dos posts… me apaixonei por decoração e apesar de ainda não entender muito, adoro pesquisar sobre os assunto! Parabens, excelente blog!
Link permanente
Seja bem-vinda Lourdes.
Volte sempre. É um prazer tê-la por aqui.
Um Abraço!