Inspiração de decoração com cores frias

Tempo de leitura: 7 minutos

Decorar um imóvel pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, principalmente na hora de escolher a paleta de cores dos cômodos. Ou seja, escolher a cor que vai compor as paredes, os móveis e itens decorativos. Uma boa opção, e frequentemente usada, na paleta de cores de decoração são as cores frias.

As cores frias são conhecidas por induzir sentimentos de calma, serenidade e também por remeterem à uma sensação de frio. Além disso, as cores frias podem garantir mais tranquilidade, calmaria e harmonia a ao espaço, provocando no cérebro da pessoa presente no ambiente uma sensação de bem-estar.

Quais são as cores frias

Na paleta de cores frias temos as 3 cores básicas: azul, verde e violeta. Sendo assim, outras cores no segmento (verde folha, verde água, azul bebê, azul royal, roxo, lilás, etc) dessas três cores principais também fazem parte das cores frias e podem ser aplicadas na decoração de um imóvel visando os benefícios das cores frias para uma sensação de tranquilidade no ambiente.

Verde

  • Verde: a cor verde significa vitalidade, saúde e esperança e é associada a natureza, ao meio ambiente e à ecologia. Aplicar a cor verde traz mais harmonia a qualquer tipo de ambiente, garantindo boas energias.
  • Verde folha: o verde folha tem um tom mais escuro que o verde e garante aconchego, estando diretamente relacionado à natureza. Sendo assim, na decoração, o verde folha pode dar muito certo em propostas como a de uma cozinha com plantas ou outros espaços.
  • Verde água: esta cor é uma variação do verde misturado ao azul, e sua tonalidade remete a água. Geralmente, a cor verde água é muito utilizada em quartos de bebê, consultórios e banheiros, pois sua tonalidade remete a ambientes tranquilos e saudáveis.

Azul

  • Azul: a cor azul significa harmonia, tranquilidade e serenidade, simbolizando o céu e o infinito. Geralmente é utilizada na decoração de espaços variados, favorecendo o exercício intelectual e criativo. É ideal para ambientes formais, como escritórios ou ainda para quartos infantis, devido ao seu efeito calmante.
  • Azul bebê: a cor azul bebê também é muito usada em quartos de bebês, pois remete tranquilidade e calma. Além disso, é uma cor fácil de combinar e pode ser aplicada em todo tipo de ambiente.
  • Azul royal: este tom de azul é mais escuro e se refere à realeza. Logo, essa cor é uma cor mais forte, que favorece ambientes mais elegantes e chiques. Pode ser uma boa aposta para a decoração de uma sala de estar ou de jantar.

Violeta

  • Violeta: a cor violeta pode ser considerada como um tom de roxo azulado. Esta cor fria, por ser mais escura, combina muito com detalhes, como estampas de almofadas ou enxovais, por exemplo. Sendo assim, essa cor pode ser uma boa aposta para a sua sala ou para um quarto.
  • Roxo: a cor roxa remete espiritualidade e está diretamente ligada ao mundo místico. Sendo assim, é uma cor apropriada para lugares calmos e de repouso, como um local de meditação, principalmente em quartos e salas.
  • Lilás: a cor lilás é uma mistura entre azul e vermelho e é um tom delicado e frio. Geralmente, a cor lilás é associada à maturidade e extroversão. Esta cor é muito utilizada em quartos de adolescentes, que estão em fase descoberta. Concluímos então que as cores no segmento da cor violeta são ideais para a decoração de quartos.

Inspiração de decoração com cores frias

Pensando nos benefícios das cores frias para um ambiente, nós trouxemos algumas ideias para a decoração de um imóvel utilizando cores frias. Dessa forma, você poderá se inspirar e aplicar na decoração da sua casa.

Verde

A aposta da cor verde para as salas é uma ótima opção, como podemos ver na imagem a seguir. Sendo assim, a cor verde garante mais harmonia e vida ao espaço. No caso da imagem, temos a cor verde aplicada na parede da sala e em estampas que fazem uma combinação bonita e ao mesmo tempo alternativa.

Fonte: ConstruindoDECOR

Já no próximo caso, temos uma aplicação da cor verde folha na parede de uma sala de jantar. Além disso, podemos ver a cor verde presente nas cadeiras e também em detalhes no tapete. Como dissemos antes, a cor verde folha traz uma sensação de aconchego e como podemos ver, essa sala de jantar tem esse resultado.

Fonte: Rangel Design de Interiores

Aqui temos um quarto de bebê com a cor verde água tomando conta da decoração. A combinação da cor verde água com a cor branca e tons mais escuros de verde ou azul fica perfeita, não é mesmo? Com certeza essa cor traz uma sensibilidade unida à tranquilidade.

Fonte: Total Construção

Azul

A cor azul favorece o exercício intelectual e criativo e sua aplicação fica perfeita em escritórios, como podemos ver no exemplo a seguir. Podemos ver a aplicação da cor azul na cadeira, na estampa do tapete e nas duas paredes. Além disso, vale a pena apostar nos móveis brancos quando temos a cor azul presente.

Fonte: Leroy Merlin

Um banheiro com detalhes na cor azul bebê também é uma boa escolha, como pode ver na imagem a seguir. Neste banheiro, temos a cor azul aplicada tanto na parede quanto no piso. A cor azul bebê transmite calma e tranquilidade, o que pode ser uma boa aplicação para um banheiro, garantindo que o seu banho possua essa sensação de bem estar.

Fonte: Dicas Decor

Quanto ao último tom de azul, temos o azul royal, que é a cor perfeita para espaços mais elegantes e chiques. Como podemos ver nesta sala de estar na imagem a seguir, a cor foi aplicada nas paredes e almofadas. Sua combinação com os itens decorativos na cor de ouro fica maravilhosa, garantindo um toque mais requintado ao ambiente.

Fonte: Sua Decoração

Violeta

Como podemos ver na imagem a seguir, a cor violeta foi aplicada nas paredes de uma sala. Além disso, temos a cor violeta presentes nas almofadas e no tapete. A textura da parede ao lado da janela também faz uma boa combinação com a parede violeta, além de combinar com os móveis brancos.

Fonte: Pinterest

No espaço a seguir temos uma sala com a decoração roxa. Em ambientes calmos, para repouso, a cor roxa é uma boa opção, pois remete uma sensação de relaxamento. Nesta sala, temos a cor roxa aplicada em duas tonalidades (na parede um tom mais escuro e no sofá e tapete um tom mais claro) além de uma combinação em diferentes estampas.

Fonte: Pinterest

Por fim, trouxemos uma sugestão para a aplicação da cor lilás, que está muito presente em quartos infantis e de adolescentes que estão em fase de descoberta. Neste espaço, temos uma decoração simples e minimalista. A cor lilás está aplicada na parede, nos abajures, gavetas e puxadores e também no enxoval da cama. De forma simples, a cor está presente para trazer extroversão.

Fonte: Mundo das Tribos

E então, o que achou dessas ideias de decoração com cores frias? Já quer se inspirar em alguma para decorar o seu imóvel? Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre inspiração de decoração com cores frias, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *