6 Dicas para montar uma área gourmet

Tempo de leitura: 5 minutos

Rate this post

A área gourmet é um espaço que está frequentemente sendo incluso nos projetos de novas casas. A área gourmet nada mais é do que um espaço com uma estrutura voltada à gastronomia, com todos os eletrodomésticos e os móveis necessários.

Geralmente a área gourmet fica em uma parte externa da casa e nela se encontram uma churrasqueira, forno, fogão, bancada de serviço (com uma pia), balcão extra, e outros itens. A área gourmet acaba se parecendo com um barzinho e é um ótimo lugar para receber visitas para apreciar uma boa refeição.

Se você está pensando em montar uma área gourmet, nós trouxemos 6 dicas para te ajudar com isso. Dessa forma, você poderá montar um espaço dedicado a culinária, criando um ambiente aconchegante para apreciar deliciosas refeições.

Fonte: Pinterest

Dicas para montar uma área gourmet

1. Analise o espaço

Analisar o espaço em que você deseja montar sua área gourmet é fundamental. Esta análise é importante para ter ideia do espaço disponibilizado tanto para o posicionamento dos móveis e outros itens quanto para a circulação de pessoas no ambiente. Para montar uma área gourmet você pode optar por fazê-la em uma varanda, terraço, ou em uma parte externa da casa.

2. A churrasqueira não pode faltar

A churrasqueira é uma peça muito importante de uma área gourmet, pois garantem uma boa apreciação de churrasco em um fim de semana, e com certeza é uma prioridade para quem quer montar uma área gourmet. Nesse sentido, você pode optar por criar uma estrutura para a churrasqueira a carvão ou adicionar uma churrasqueira a gás.

Ao montar a estrutura da churrasqueira a carvão você pode fazê-la de forma que combine com o design de todo o ambiente, e as churrasqueiras a gás possuem diversos modelos em diferentes estilos, sendo opções lindas e modernas.

Fonte: Planta Pronta

3. A bancada é essencial

Em uma área gourmet, uma bancada não pode faltar. Sendo assim, você pode optar por uma bancada tradicional ou apostar em uma ilha, que pode ser muito funcional. A bancada faz o ambiente parecer com um barzinho, onde as pessoas podem se sentar nos bancos, beber alguma coisa e conversar com outras enquanto essas fazem as comidas, por exemplo.

Já a ilha é uma opção mais funcional para quem está com a mão na massa. Isso se deve ao fato de que a ilha pode ser um espaço a mais para quem está cozinhando, podendo apoiar utensílios, esticar massas e muito mais, além de também servir de apoio para os convidados, assim como a bancada.

Quanto às ilhas, você pode colocar nelas tábuas de corte e instalar armários e suportes para pendurar utensílios básicos de cozinha. Além disso é possível instalar uma pia e um cooktop na ilha, o que pode ser muito prático para quem está cozinhando poder fazer tudo no espaço reservado da ilha.

Fonte: LIV Decora

4. Um forno a lenha pode ser muito útil

Para quem gosta de pizza um forno a lenha é indispensável em uma área gourmet. Um forno a lenha é mais um item funcional e que agrega mais beleza à sua área gourmet, combinando com a churrasqueira e o restante da decoração. Além disso, o forno a lenha também confere um ar rústico ao ambiente, além de possibilitar a preparação não só de pizzas, mas também de calzones, massas, carnes e muitos outros alimentos.

Fonte: Pinterest

5. Escolha bem o revestimento

A escolha de um revestimento para área gourmet é fundamental para a limpeza. Sendo assim, o ideal é escolher um revestimento que seja fácil de limpar, pois em uma área gourmet, após uma confraternização, por exemplo, o ambiente pode ficar sujo facilmente, pois é um lugar onde gordura, poeira e outras sujeiras se acumulam.

Dessa forma, o ideal é optar por um revestimento feito com materiais impermeáveis e antiaderentes. Já nas bancadas, você pode optar por azulejos ou cerâmica. Para o piso, porcelanato ou lajotas são boas opções. Seja qual for a sua escolha, opte pelo que vai ficar bonito e que vá facilitar a limpeza.

6. Cultive uma horta

Para quem gosta de cozinhar e quer ter uma área gourmet, uma opção interessante é o cultivo de uma horta neste espaço. Dessa forma, você pode ter seus temperos fresquinhos, e ainda melhor: foi você que os cultivou.

Para o cultivo, você pode optar por fazer uma horta vertical ou utilizar um suporte específico para hortas internas. Além disso, se você gosta de artesanato, você mesmo pode criar o espaço onde fará sua horta utilizando paletes ou tábuas.

Além de garantir mais praticidade na hora de cozinhar, a horta também traz um pouquinho da natureza para o espaço, deixando o ambiente mais bonito e cheio de vida. Você pode optar por cultivar hortelã, alecrim, coentro, manjericão, cebolinha e muitos outros temperos, até mesmo verduras, legumes e vegetais.

Fonte: Casa Abril

Agora que você tem as dicas essenciais para montar uma área gourmet, pode começar a planejar a sua. Com certeza você vai criar um espaço maravilhoso, onde poderá testar diversas receitas e convidar amigos e família para degustá-las. Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre 6 dicas para montar uma área gourmet, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.