Os 6 ambientes mais marcantes da Casa Cor

Tempo de leitura: 6 minutos

A Casa Cor é reconhecida como a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Atualmente, em todos os anos, este evento reúne renomados arquitetos, designers e paisagistas em 21 praças nacionais e mais 6 internacionais.

Sendo assim, na Casa Cor, diversos ambientes são expostos por grandes profissionais da área de decoração. Estes ambientes trazem inovações para o ramo e se tornam inspirações para os demais profissionais. Pensando nisso, nós vamos falar sobre os 6 ambientes mais marcantes da Casa Cor.

Se você é um arquiteto, designer, paisagista ou mesmo um fã desse tipo de trabalho, pode se inspirar com esses ambientes e realizar grandes obras!

6 ambientes mais marcantes da Casa Cor

Sala Tempo

A Sala Tempo assinada pelo arquiteto Dado Castello Branco para a Casa Cor Rio 2022 é o primeiro ambiente marcante que escolhemos. Este ambiente foi realizado em um casarão construído em 1970 e o arquiteto aproveitou a iluminação natural proporcionada pelas grandes portas e vitrais original da estrutura.

Este ambiente tem como a ideia principal a convivência na pandemia, um período onde a forma que vemos nossos espaços internos mudou. Sendo assim, este ambiente permite a convivência e a intimidade entre os moradores a partir de uma estética contemporânea.

Sala Tempo, por Dado Castello Branco. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
Fonte: Casa Cor

Este é um espaço para os moradores se sentirem confortáveis, onde possam ficar com a família, ler, estudar e trabalhar, assim como muitos fizeram em suas casas durante a pandemia.

Na decoração, o uso da madeira, os tecidos crus e obra de arte braileiras foram priorizados. Este ambiente é composto por móveis brasileiros feitos pelo designer Joaquim Tenreiro em companhia de peças desenhadas pelo próprio Dado Castello Branco.

Sala Tempo, por Dado Castello Branco. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
Fonte: Casa Cor

Lounge Orto Eletronorte

Este ambiente foi projetado Gabriella Chiarelli da Lez Arquitetura para a Casa Cor Brasília 2021 e remete a um retorno às origens. Além disso, a Lez Arquitetura utilizou sementes de plantas do Amazonas para decorar o ambiente, usadas como adornos que fazem uma conexão entre o espaço e as “raízes do Brasil”.

Os materiais, texturas e paletas utilizados na decoração também remetem à terra e aos elementos naturais. Ainda mais, a arquitetura biofílica foi implantada no projeto, que é uma arquitetura que promove uma maior conexão entre o espaço e a natureza, priorizando a ventilação livre e cruzada do ambiente.

Lez Arquitetura - Lounge Orto - Eletronorte. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Fonte: Casa Cor

Espaço Wellness

Este ambiente foi assinado pela GDL Arquitetura para a Casa Cor São Paulo 2021. O projeto tem como objetivo aguçar os sentidos em meio a elementos da natureza.

Neste ambiente, o visitante é convidado a imergir em uma atmosfera sensorial, onde há a presença de elementos da natureza como o ruído das águas, o vento e o brincar das sombras entre os brises e as folhas. Além disso, este é um projeto sustentável onde há o uso da economia circular e da construção seca.

GDL Arquitetura - Espaço Wellness, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Fonte: Casa Cor

Casa Finitura

Este ambiente foi projetado por Hélio Albuquerque e Sonia Peres para a Casa Cor Brasília 2021. O ambiente serve como uma vitrine da arte e popular e artesanato brasileiro.

A casa conta com 440 metros quadrados e sua decoração retoma as origens brasileiras. Essa retomada se dá a partir do uso de elementos da arte popular como o artesanato e da presença de materiais naturais.

A decoração conta também com uma paleta de cores neutras e praticamente monocromáticas, como os tons de mostarda e areia, o que dá mais destaque às obras de arte multicolodidas.

Hélio Albuquerque e Sonia Peres - Casa Finitura. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Fonte: Casa Cor

Suíte Relicário

Este ambiente foi projetado e assinado por Larissa Lóh para a Casa Cor Paraná 2021. No ambiente foram utilizadas cores quentes e materiais aconchegantes na decoração para criar um quarto que enaltece o afeto e os momentos guardados nas lembranças.

No banheiro da suíte foram utilizados materiais que propõe uma experiência multissensorial e conectam corpo e alma, proporcionando uma renovação completa.

A utilização de obras de arte, plantas e revestimentos naturais ajudam a fazer essa conexão de corpo e alma, trazendo marcas do tempo e memórias em sua própria natureza.

Suíte Relicário Larissa Lóh CASACOR Paraná 2021 quarto home office banheiro decoração design
Fonte: Casa Cor
Suíte Relicário Larissa Lóh CASACOR Paraná 2021 quarto home office banheiro decoração design
Fonte: Casa Cor

Varanda & Jardim

Este ambiente foi projetado ao ar livre e dentro de casa e foi um projeto assinado pela dupla Fábio Pinho e Sinthia Ferrari para a Casa Cor Espírito Santo 2021. Neste ambiente foram utilizadas cores delicadas misturadas à textura da vegetação que circunda o espaço, criando uma sensação mais caseira.

O projeto também foi pensado com o objetivo de ser um refúgio para reunir a família e os amigos. Nesse sentido, encontramos um sofá como elemento central do ambiente. Além disso, elementos relacionados ao lazer também foram colocados, como a piscina e a área de churrasco.

Fábio Pinho e Sinthia Ferrari - Varanda & Jardim. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2021.
Fonte: Casa Cor

Com os jardins verticais emoldurados por painéis de madeira, a sensação de relaxamento se torna presente. Com uma boa iluminação e uma decoração harmoniosa e agradável, este ambiente acolhe as pessoas em qualquer momento do dia, seja ele o mais agitado ou um momento para um descanso relaxante.

Fábio Pinho e Sinthia Ferrari - Varanda & Jardim. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2021.
Fonte: Casa Cor

Agora que você conhece alguns dos ambientes mais marcantes da Casa Cor escolhidos pela Essência Móveis, pode começar a se inspirar nesses projetos para sua próxima decoração.

Se você está interessado em comparecer a edição de mostras da Casa Cor de 2022 acesse a agenda do evento e comece a se programar! Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre os 6 ambientes mais marcantes da Casa Cor, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *