As principais respostas para 3 perguntas sobre projeto de arquitetura

Tempo de leitura: 6 minutos

Ser arquiteto não é uma profissão fácil, principalmente quando o cliente acredita que sabe mais do que o profissional. Além disso, é comum que muitos clientes façam diversas perguntas a respeito de um projeto de arquitetura.

Contudo, para muitas pessoas é difícil entender sobre projetos de arquitetura e as dúvidas sempre estão presentes. “Será que um projeto é realmente necessário?”, “Como é cobrado?”, “Quanto tempo leva para um projeto ser feito?”, etc.

Essas são só algumas das principais perguntas que passam pela cabeça de clientes e que muitas vezes dificultam o processo de contratação de um arquiteto. Por este motivo, nós vamos dar as principais respostas para 3 perguntas sobre projeto de arquitetura.

Assim, você saberá o que é necessário sobre um projeto de arquitetura e poderá contratar um arquiteto sem dor de cabeça pra nenhum dos dois.

Projeto arquitetônico: como funciona e para quê serve
Fonte: Shutterstock

Principais perguntas sobre projeto de arquitetura e suas respostas

É obrigatório fazer um projeto de arquitetura para minha obra?

Não. Um projeto de arquitetura não é obrigatório, mas quando feito garante muitos benefícios a todo processo de construção. Ao fazer um projeto de arquitetura, você, em conjunto com o arquiteto, pode dar suas ideias e preferências para a obra e isso será feita da maneira correta e da melhor forma possível.

Além disso, um projeto de arquitetura evita erros na construção e planeja os gastos da obra, o que faz com que o desperdício de materiais e gastos a mais com mão-de-obra sejam evitados.

Como é cobrado um projeto de arquitetura?

Existem diversos métodos para se cobrar um projeto de arquitetura e para saber qual vai ser o método utilizado, é necessário que você pergunte diretamente ao arquiteto. Contudo, os principais métodos para se cobrar o projeto de arquitetura são:

  • Cálculo por metro quadrado

Neste caso, o arquiteto cria um preço e calcula através de cada metro quadrado trabalhado nos espaços onde houve intervenção. Além disso, ele também pode somar outros iteis que aumentam o trabalho do profissional do início ao fim do projeto, como acabamentos, região de móveis, etc.

  • Percentual

Outro método utilizado para cobrar o projeto é o percentual da obra. Esse método é muito comum em outros países e é recomendado pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil). Nesta metodologia, o arquiteto cobra de 2% a 15% do valor total da obra, mas isso depende da complexidade do projeto.

Quanto a complexidade, são considerados todos os gastos do arquiteto na obra, como o tamanho e a sofisticação da mesma e a assinatura do arquiteto.

7 dicas para se tornar um arquiteto mais eficiente | ArchDaily Brasil
Fonte: ArchDaily

O que um arquiteto entrega em um projeto de arquitetura?

Muitas pessoas pensam que o projeto de arquitetura é só o desenho da planta da casa, mas está muito longe disso. Em um projeto de arquitetura, o arquiteto entrega um briefing, a criação do layout, o modelo 3D, a escolha dos produtos e o projeto de execução. Vamos entender isso melhor?

Briefing

O briefing é uma coleta de dados relacionados a ideia do projeto feita pelo arquiteto. É neste momento que é criada uma conexão entre o arquiteto e o cliente, onde o cliente expões suas preferências e ideias para o projeto. A partir do briefing é criado o orçamento e são feitas decisões iniciais sobre o projeto.

Criação do layout

Na criação do layout é feita uma distribuição dos móveis planejados dentro do espaço disponibilizado para a obra, feito em uma prancha. A criação do layout é basicamente a montagem da planta do projeto. Nessa etapa, o arquiteto entrega o desenho detalhando cada exigência do cliente.

Além disso, é muito importante que esse layout seja bem feito para que não ocorra nenhuma falha no futuro da obra, como uma tomada fora do lugar, por exemplo.

Arquiteto: dicas para oferecer um atendimento personalizado
Fonte: Cellus Espaços Corporativos

Modelo 3D

Ao pesquisar decorações de cômodos na internet, você provavelmente já se deparou com modelos 3D. Em um projeto de arquitetura, o arquiteto também entrega um modelo 3D, que é feito após a aprovação do layout pelo cliente.

No modelo 3D, são apresentadas as mobílias, as cores e a iluminação que serão utilizadas na execução do projeto. Isso serve para mostrar o projeto o mais próximo da realidade possível para o cliente.

Projetos 3D: entenda como eles vêm revolucionando a arquitetura
Fonte: Archtrends Portobello

Escolha dos produtos

A escolha dos produtos também é feita pelo arquiteto. Geralmente, os arquitetos conhecem as lojas com produtos de maior qualidade e por um melhor preço, além de conseguirem até descontos pela parceria no projeto.

Dessa forma, o arquiteto, junto do cliente, faz o orçamento com as lojas de materiais e móveis e escolhe os pisos, revestimentos, banheiros, metais, móveis e demais itens.

A grande quantidade de produtos disponíveis nas lojas podem confundir e atrapalhar o cliente nessas decisões e um apoio profissional é ideal para que tudo seja bem reoslvido.

Projeto de execução

Por fim, a última entrega do arquiteto é o projeto de execução. Nesta etapa, é feita a criação do projeto executivo, por exemplo, a marcação dos pontos de elétrica, hidráulica, marmoraria, marcenaria, etc.

O projeto de execução é importante para deixar que o projeto de arquitetura seja o mais completo possível e para que reduza erros que podem acontecer em qualquer obra.

Agora que você já sabe as respostas dessas principais perguntas sobre projeto arquitetônico, pode começar a se planejar e contratar um bom arquiteto para sua obra. Sabendo de tudo isso, você agora entende a importância e as vantagens de um projeto de arquitetura.

Tendo um projeto em mãos e bons profissionais envolvidos, sua construção ou reforma terá ótimos resultados e você não terá dor de cabeça. Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre as principais respostas para 3 perguntas sobre projeto de arquitetura, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *