Cozinha americana pequena: como montar

Tempo de leitura: 9 minutos

O modelo de cozinha americana está cada vez mais na moda nas casas brasileiras. Afinal, a forma de otimização de espaço que esse design permite é ideal para a vida moderna. Principalmente para quem quer conforto e facilidade na vida moderna que é tão corrida.

Entretanto, construir ou reformar uma cozinha não sai barato e requer muito planejamento. Assim, nós da Essência Móveis estamos aqui para te ajudar a montar sua cozinha americana pequena de forma inteligente, a fim de minimizar seus gastos para que você tenha um ótimo custo benefício.

cozinha-americana
Cozinha americana para ambientes pequenos (Pinterest)

Como montar uma cozinha americana pequena

Escolha dos eletrodomésticos

Primeiro, você precisará listar todos os eletros que você irá precisar em sua cozinha. São itens como fogão, geladeira, microondas, air fryer, até mesmo uma simples misteira ou cafeteira devem ser adicionadas na equação.

Então, busque pelos eletros que encaixem no seu orçamento e, principalmente, em seu espaço. De nada adianta comprar uma geladeira de duas portas se seu tamanho ocupar metade da sua cozinha.

cozinha-americana pequena inox
Cozinha equipada (Pinterest)

Do mesmo modo, coloque na balança algumas escolhas. Para a escolha do fogão, por exemplo, temos os fogões tradicionais (trempes e forno) e também o cooktop. Dessa forma, para uma cozinha pequena, reflita se você precisa de fato de um fogão completo ou se um cooktop te atende. Afinal, se você optar pela segunda opção, terá um espaço inteiro de armazenamento sob sua bancada.

Quanto a eletros como micro-ondas, airfryer, cafeteira e outros, é preciso que você imagine qual a frequência que você utiliza esses eletros. Assim, você irá definir se precisa dessas opções à sua vista ou elas podem ser guardadas no armário.

Cozinha-americana com cooktop e forno elétrico (Pinterest)
Cozinha americana com cooktop e forno elétrico (Pinterest)

Invista em armários planejados

Quando falamos de ambientes pequenos, aproveitar cada mínimo espaço é o ideal. Para isso, o investimento em armários planejados podem evitar muita dor de cabeça no futuro. Afinal, em cozinhas pequenas é preciso que cada eletrodoméstico tenha o seu lugar.

Além disso, pode ser difícil encontrar móveis exatamente do tamanho e modelo que você deseja. Por isso, o uso de armários planejados fará com que você consiga colocar cada eletro na sua cozinha de forma funcional e ainda aproveitar cada pequeno espaço que você tenha.

Por exemplo, com o uso de armários planejados você pode aproveitar o espaço em baixo do seu cooktop, ou acima da sua geladeira.

Cozinha-americana planejada
Cozinha planejada (Pinterest)

Além disso, se você optar pelo uso de armários planejados, você também poderá escolher exatamente como quer seu armário. Inclusive você pode sair do comum e escolher armários coloridos. Dessa forma, você terá uma cozinha bonita, funcional, e autêntica.

Cozinha-americana com armário colorido
Cozinha americana com armário colorido (Pinterest)

Ilha para cozinha americana pequena

É impossível pensar em cozinha americana sem lembrar das famosas “ilhas” tão queridas pelos arquitetos e designers. Embora seja comum achar que só é possível ilhas em cozinhas grandes e espaçosas, aqui vamos te mostrar que não é bem assim.

Inclusive, o uso de ilhas ou bancadas para cozinhas pequenas ajuda (e muito) na otimização e funcionalidade da sua cozinha. Além disso, existem diferentes tipos de ilhas que são ideais para cozinhas pequenas.

Ilha comum para cozinha-pequena
Ilha para cozinha americana pequena (Pinterest)

Ilhas comuns

As ilhas comuns são aquelas que seguem um padrão normal. Contudo, você pode realça-la adicionando objetos de atenção como prateleiras e pendentes sobre ela.

Ilha para cozinha-pequena com pendente
Ilha para cozinha pequena com pendente (Pinterest)

Ilha com rodinhas

Se como muitos brasileiros você mora em um apartamento muito pequeno e não pode ocupar parte de seu espaço com uma ilha, ainda assim você pode ter uma. A ilha com rodinhas permite que você mova a bancada caso precise de mais espaço em alguma situação.

cozinha-americana
Ilha com rodas para cozinha americana pequena (Pinterest)

Ilha com dois níveis

Outra forma de otimizar ainda mais o espaço da sua cozinha é usando as ilhas de dois níveis. Inclusive, a você pode colocar sua pia na própria ilha e aproveitar ainda mais seu espaço.

Cozinha-pequena com ilha de dois níveis
Cozinha pequena com ilha de dois níveis (Pinterest)

Delimite o espaço da sua cozinha

Por mais que você queira que sua cozinha tenha uma sensação com o resto da casa e pretende fazer um espaço integrado, a delimitação da área da cozinha permitirá que você possua um conceito aberto da cozinha americana sem perder a elegância do resto da casa.

Para isso, basta usar objetos de divisão como prateleiras suspensas e a própria ilha (que falamos ali em cima)

cozinha-americana
Cozinha pequena com espaço delimitado (Pinterest)

Outra alternativa é optar por um diferente tipo de piso. Mas cuidado! Se sua cozinha for toda integrada com o resto da casa, a diferença do piso pode gerar uma quebra no designer interior de sua casa.

Cozinha-pequena com piso diferente
Cozinha pequena com piso diferente (Pinterest)

Cores ideais para cozinha americana pequena

Além de tudo que falamos até aqui, uma escolha importante no planejamento de uma cozinha são as cores que você quer utilizar. Ao contrário do que muitos pensam, você pode colocar a paleta de cores que quiser em sua cozinha. Afinal, sua escolha deve se basear em quais cores e qual modelo de cozinha americana você quer em sua casa.

Cozinha-pequena americana
As cores fazem toda a diferença em uma cozinha (Pinterest)

Off-White

As cozinhas em tons de branco (off-white) são muito escolhidas por darem ao ambiente a sensação de tranquilidade. Inclusive, quando o assunto é cozinha pequena, o off-white tem uma adesão ainda maior. Isso porque as cores claras ajudam a deixar o ambiente com a sensação de mais espaço.

Cozinha-americana pequena Off-White
Cozinha americana pequena Off-White (Pinterest)

Cores frias

As cores frias vieram para ficar na nova década. E não é pra menos. Em qualquer ambiente em que são inseridas essa paleta de cores fornecem ao ambiente um ar de sofisticação e modernidade, sinônimos da vida moderna. E ao contrário do que pensam, seus tons são uma excelente escolha. Principalmente se você for fã dos eletros de inox.

cozinha-americana
Preto marrom e cinza criam uma bela composição (Pinterest)

Cozinha industrial

E por falar em modernidade e tons frios, não podemos deixar de falar das cozinhas estilo industrial. Nesse estilo, a harmonia de cores e eletrodomésticos nesse modelo de cozinha minimalista fará você (e suas visitas) se apaixonarem. Além disso, esse tipo de design minimalista garante que sua cozinha ficará na moda por muitos anos.

cozinha-americana industrial
Cozinha estilo industrial (Pinterest)

Colorida

A moda das cozinhas coloridas não ficaram só nos anos 70. Agora, as cores em armários, banquetas e até eletrodomésticos coloridos dão às novas cozinhas um ar descontraído e moderno.

Nesse caso, você pode escolher as cores que planeja ter em sua cozinha assim como o quê você quer deixar colorido.

cozinha-americana
Armário de cozinha colorido (Pinterest)

Você pode optar até mesmo por uma eletrodoméstico retrô e ainda assim terá muita modernidade

cozinha-americana
Cozinha americana amarela e verde (Pinterest) – Na imagem, Banqueta Iron

Ou quem sabe uma parede em destaque

cozinha-americana
O contraste de cores dá um charme a mais na cozinha (Pinterest)

Itens decorativos para cozinha americana pequena

Nenhum ambiente está completo sem decoração. Por isso, selecionamos alguns itens que deixarão sua cozinha estilosa e única.

Pendentes

Os pendentes sobre a ilha dão um aconchego a mais em sua cozinha

cozinha-americana
Ilha com pendentes coloridos

Plantas

A decoração com plantas dão ao ambiente um ar de cuidado e calma.

cozinha-americana
Prateleiras com plantas dão um toque de personalidade (Pinterest) – Na imagem, Banqueta Bertoia

Azulejos e papel de parede

Você também pode usar azulejos, ladrilhos ou até papel de parede lavável para deixar sua cozinha como um ambiente marcante e único.

Papel de parede em cozinha-americana
Papel de parede em cozinha americana (Pinterest) – Na imagem, Cadeira Sophia e Banqueta Diamond

Esse artifício também pode ser usado para dar um pouco mais de cor para o ambiente

cozinha-americana
Azulejos coloridos dão um ar moderno ao ambiente (Pinterest) – Na imagem, Banqueta Iron

Banquetas

E para ter uma cozinha americana completa, o uso de banquetas em volta da ilha é indispensável. Aqui, você pode utilizar banquetas de tons neutros

cozinha-americana
Banquetas neutras combinam com qualquer cozinha (Pinterest) – Na imagem, Banqueta Bertoia

Ou então, optar por dar mais cor em sua cozinha

cozinha-americana
Banquetas coloridas dão um estilo especial (Pinterest)

Janelas

Assim como em qualquer ambiente, tirar proveito da luz natural é fundamental. Afinal, ambientes bem iluminados dão a sensação de espaço e acolhimento.

cozinha-americana
A luz natural valoriza a sua cozinha (Pinterest)

Cozinha americana pequena: menos é mais

Banqueta Eames – Essência Móveis

Definitivamente, com tantas inspirações você teve muitas ideias sobre como montar sua cozinha americana. Entretanto, não se esqueça: menos é mais. Por isso, observe quais inspirações você quer em sua cozinha e lembre-se de listar todos os itens. Assim, você será capaz de perceber quais itens encaixam na sua cozinha e em seu orçamento.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *