Como arquitetos escolhem lugares para viajar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já parou para pensar sobre como os arquitetos escolhem lugares para viajar? Será que eles analisam diversos detalhes antes de escolher um destino turístico? Os arquitetos também podem escolher lugares para viajar de maneira totalmente aleatória e por vontade mesmo.

Contudo, é normal que estes profissionais escolham seus destinos turísticos de acordo com alguns fatores. Esses fatores podem ser lugares reconhecidos pela arquitetura, cidades que possuam museus de design, cidades ultra planejadas, e muito mais.

Pensando nisso, nós vamos falar um pouco mais sobre esses destinos turísticos e como os arquitetos os escolhem. Vamos lá?

Roteiro de Viagem: Organize sua Viagem Perfeita
Fonte: Seguro Viagem

Fatores que influenciam arquitetos na escolha de lugares para viajar

Viajar não é só lazer, mas também conhecer novas culturas e adquirir conhecimentos. Sendo assim, muitos arquitetos vêem nas viagens uma forma de ampliar seus conhecimentos na arquitetura, além de conhecer grandes obras de arquitetos de renome.

Por este motivo, nós separamos alguns fatores que influenciam os arquitetos na escolha de lugares para viajar. Um arquiteto pode escolher um destino turístico reconhecido pela arquitetura, cidades planejadas, destinos que possuam museus de design ou com arquiteturas históricas.

Vendo essas opções que influenciam a escolha de lugares para viajar, nós vamos falar um pouco melhor sobre elas e ainda dar alguns exemplos de destinos turísticos.

Arquitetura e turismo: 5 obras interessantes para conhecer enquanto viaja -  Porcelanatos, revestimentos cerâmicos e vinílicos - Biancogres
Fonte: Biancogres

Se você é um arquiteto e está em busca de lugares para viajar que agreguem seu conhecimento profissional e cultural, se liga nas dicas de destinos turísticos a seguir e aproveite.

Contudo, se você não for arquiteto, mas também se interessa pela arquietura, esse artigo será uma boa maneira de te apresentar ótimos lugares para viajar.

Lugares reconhecidos pela arquitetura

Muitos lugares são reconhecidos pela arquitetura, seja através de um planejamento urbano ou de uma adaptação aos movimentos culturais. Esse dois fatores influenciam no design visual de uma cidade, por exemplo, e transportam os turistas através do tempo os colocando em lugares específicos.

É importante lembrar que um lugar reconhecido pela arquitetura não necessariamente possui uma arquitetura antiga. Um exemplo de cidade com arquitetura mais moderna e contemporânea é a cidade de Miami.

Férias na Flórida: Ocean Drive - Miami Beach
Fonte: Férias na Flórida

Alguns lugares são referência para a arquitetura, cada um para uma época diferente. A exemplo disso temos Roma, Atenas, Brasília, Miami e muitas outras cidades espalhadas pelo mundo.

Arquitetura Romana: O que é? Origem, História e Características
Fonte: Decor Fácil

Cidades planejadas

As cidades planejadas são cidades constituídas a partir de um projeto ou de um plano diretor discutido e analisado antes de ser executado. Por este motivo, há uma procupação maior com a configuração e arquitetura da cidade, como a largura as ruas, a escolha de espaços para comércio, parques, indústria, etc.

O projeto de uma cidade planejada é feito por um time de especialistas como arquitetos, engenheiros, urbanistas e paisagistas. Este projeto visa minimizar os problemas comuns aos processos de urbanização, além melhorar a qualidade de vida dos moradores, comerciantes e todos que se relacionam com a cidade.

Dubai lidera a recuperação do Turismo global | Mercado
Fonte: Panrotas

Há algumas cidades planejadas espalhadas pelo mundo como Amsterdã, Zurique, Songdo, Auroville, Las Vegas, Dubai (a mais conhecida de todas) e Brasília, que pertence ao nosso país.

7 pontos turísticos de Brasília, a capital do país - Conheça os atrativos  mais icônicos da cidade - Go Guides
Fonte: Hoteis.com

Lugares que possuem museus de design

O design está constantemente presente na vida profissional dos arquitetos e apreciá-lo em diferentes formas é muito interessante. Sendo assim, ao escolher lugares para viajar, um arquiteto também pode priorizar lugares que possuam museus de design.

Os museus de design estão ganhando cada vez mais espaço no mundo e possuem diversas exposições muito interessantes para quem trabalha no ramo da arquitetura e design de interiores. Nestes museus há exposições de produtos arquitetônicos, industriais, gráficos, de moda, móveis e muito mais. 

HOME
Fonte: Museu Oscar Niemeyer

Algumas cidades que possuem museus de design são:

  • Curitiba – Brasil: MON – Museu Oscar Niemeyer;
  • Atlanta – Estados Unidos: Museum of Design Atlanta;
  • Boston – Estados Unidos: Design Museum Foundation;
  • Copenhaque – Dinamarca: Design Museum;
  • Toronto – Canadá: Design Exchange | Canada´s Design Museum;
  • Barcelona – Espanha: Museu del Disseny;
  • Londres- Inglaterra: Design Museum.
Designmuseum Danmark (Copenhague) - ATUALIZADO 2022 O que saber antes de ir  - Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor
Fonte: TripAdvisor

Cidades com arquitetura histórica

As cidades com arquitetura histórica podem ser confundidas com as cidades reconhecidas pela arquitetura. Contudo, a diferença está na “época” da arquitetura.

Por exemplo, algumas cidades são reconhecidas por uma arquitetura mais recente e moderna, e outras por arquiteturas de muito tempo atrás, como na época medieval.

20 locais obrigatórios para visitar em Budapeste
Fonte: Volta ao Mundo

Nesse sentido, algumas cidades com arquitetura histórica são:

  • Ouro Preto – Brasil;
  • Quioto – Japão;
  • Madurai – Índia;
  • Roma – Itália;
  • Budapeste – Hungria;
  • Tiradentes – Brasil;
  • Jericó – Cisjordânia.
Madurai - Wikipedia
Fonte: Wikipedia

É claro que o Brasil entraria em uma lista de cidades com arquitetura histórica. A cidade de Ouro Preto, aqui no Brasil, é marcada pela arquitetura barroca. O barroco foi um estilo muito utilizado nas igrejas do período colonial e visava atrair os cristãos e influenciá-los emocionalmente.

São diversas igrejas mineiras na cidade de Ouro Preto que levam essa história da arquitetura. Sendo assim, você pode visitar um lugar aqui no seu próprio país e desfrutar de muita cultura e conhecimento.

Tá indo pra onde?: Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto
Fonte: Tá indo pra onde?

Agora que você sabe como os arquitetos escolhem lugares para viajar e até mesmo conheceu alguns destinos pode programar uma viagem para alguns desses lugares.

Se você também se interessa pela arquitetura das cidades e por design, com certeza uma viagem para algum desses lugares seria muito interessante. Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre como arquitetos escolhem lugares para viajar, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *