Pós modernismo: 7 principais características

Tempo de leitura: 6 minutos

O pós modernismo foi um período que sucedeu o modernismo, um movimento artístico que impactou as artes, literatura e arquitetura no Brasil e no mundo todo. Nesse sentido, o pós modernismo se iniciou em meados do século XX, aproximadamente em 1945, e se consolidou após a queda do muro de Berlim, em 1989.

O pós modernismo se deu com o avanço dos meios de comunicação e da evolução tecnológica que marcaram a segunda metade do século XX. Nesta época, a sociedade absorvia diversos conceitos e tendências relacionados a era digital e a globalização.

Esses conceitos e tendências que formaram o pós modernismo. Atualmente, essas tendências do pós modernismos ainda vigoram na literatura, arquitetura, artes plásticas, esculturas e muito mais. Sendo assim, o pós modernismo está intimamente relacionado com a comunicação.

Pós-modernismo - Contexto histórico, características e mudanças
Fonte: Estudo Prático

Pensando neste período tão importante para a sociedade, principalmente para os artistas, nós decidimos falar sobre as 7 principais caractéristicas do pós modernismo. Vamos lá conhecer um pouco mais sobre este período?

Principais características do pós modernismo

O pós modernismo tem características marcantes como a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão.

As características do pós modernismo são opostas às do modernismo. No modernismo, tínhamos a presença do racionalismo, da ciência e dos valores burgueses, enquanto no pós modernismo temos multiplicidade e mistura de estilos.

Pós-Modernismo
Fonte: Conhecimento Científico

Vamos conhecer as principais características do pós modernismo?

Falta de regras e de valores até então consolidados

No pós modernismo, há a ausência de regras e de valores que até aquele momento eram consolidados. Neste período, nas artes, os artistas não tinham a necessidade de seguir regras, principalmente técnicas.

Além disso, os valores até então consolidados se ausentavam nas expressões artísticas, o que muitas vezes chocava o público por “sair do convencional”.

Pós-modernismo e política científica na psicologia contemporânea: uma  revisão crítica
Fonte: Universo Racionalista

Individualismo

O individualismo é uma característica marcante do pós modernismo. Essa característica está associada a um conjunto de idéias e valores que colocam o indivíduo particular no centro das atenções.

Sendo assim, no pós modernismo o indivíduo é valorizado e tem a possibilidade da realização pessoal, independendo das pessoas que o circundam.

Pós-modernismo: saiba tudo sobre o movimento - ArtOut 🎨
Fonte: ArtOut

Mistura do real e do imaginário

A mistura do real e do imaginário, também conhecida como hiper-realismo, está relacionada a uma valorização de imagens, signos e símbolos. O hiper-realismo é uma característica marcante do pós modernismo, onde há uma pretensão de atravessar as realidades objetivas para o universo da construção das imagens.

Quem critica o pós-modernismo e por quais motivos fala groselha | Colunas  Tortas
Fonte: Colunas Tortas

Imprecisão e pluralidade

A imprecisão e a pluralidade são características do pós modernismo relacionadas a falta de exatidão e clareza, além de uma pluralidade de estilos. Sendo assim, não existia modelos exatos a serem seguidos, mas existia uma grande diversidade de estilos para optar.

Aventuras na História · O que é o pós-modernismo?
Fonte: Aventuras na História – UOL

Produção em série

O período pós modernista é marcado pelas mudanças tecnológicas. Além disso, este período também é chamado de pós-industrial. Sendo assim, a sociedade estava voltada para a revolução industrial, que ocorreu no período moderno. Com isso, a produção em série e a crítica à mesma é uma característica do período pós moderno.

Cartaz Pós Modernismo on Behance
Fonte: Behance

Liberdade de expressão

Outra principal característica do pós modernismo é a liberdade de expressão. Essa característica esteve presente durando o período batalhando contra o autoritarismo tradicional. No pós modernismo, os artistas prezavam pelo direito de expressar livremente opiniões, ideias e pensamentos sem medo.

O autoritarismo tradicional era caracterizado pela obediência absoluta ou cega à autoridade. No autoritarismo havia uma oposição a liberdade individual, e o pós modernismo batalhava contra isso.

11 ideias de Pós-modernidade | pós modernismo, modernismo, arte pop
Fonte: Pinterest

Espontaneidade

A espontaneidade é mais uma característica do pós modernismo. Neste período, eram valorizados os acontecimentos que ocorriam espontaneamente, ou seja, de forma natural.

Na arte, este conceito se introduzia de forma que os artistas tivessem a liberdade de fazer sua arte de modo despreocupado, sem a necessidade de seguir regras.

Pós-modernismo: saiba tudo sobre o movimento - ArtOut 🎨
Fonte: ArtOut

Móveis pós modernos

É claro que o design de móveis também foi influenciado pelo período pós moderno. Nesse sentido, muitos dos móveis considerados tradicionais receberam novas propostas de design que até hoje são utilizados.

No pós modernismo, a ideia dos designers era criar móveis funcionais e que complementassem o movimento artístico do período. Sendo assim, os móveis começaram a receber mais cor, textura e temas.

Além disso, os artistas íam contra a devoção modernista à arte erudita e seguiam um rumo buscando inspirações em itens da cultura popular.

Poltrona Diamante – Cromada

A Poltrona Diamante é uma peça de um grande designer do período pós modernista: Harry Bertoia. A poltrona foi projetada na década de 50, com um trabalho escultórico que ele produziu de forma que pudesse explorar os metais.

Poltrona Diamante - Cromada - Essência Móveis de Design

Agora que você conhece as principais características do pós modernismo, consegue imaginar como foi este período tão influente para a sociedade.

Com certeza esse período marcou muito a cultura, as artes e os valores da época, impactando a sociedade até os dias atuais. Esperamos que tenha gostado deste post. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre as principais características do pós modernismo, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

5 Comentários


    1. Olá, Severino! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! 😍

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

      1. O conteúdo apresentado mostra a mudança na sociedade, fatores que desencadearam questões ligadas a subjetividade do indivíduo tornando-o egocêntrico e refém da sua própria identidade.

        Responder

  1. Um comentário bem sucinto mas com muita clareza sobre o pós modernismo e suas 7 características principais, gostei e por isso comentei positivamente pós modernamente. E.C

    Responder

    1. Olá, Edmilson! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do artigo! 🥰

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *