Casa Loft – Você sabe o que é?

Tempo de leitura: 7 minutos

A busca por imóveis em grandes centros urbanos nunca foi uma tarefa fácil. Além de apartamentos e kitnets, outra modalidade de moradia tem aparecido nos anúncios imobiliários: a casa loft.

Diferente do que estamos acostumados, as casas loft tem sido veiculadas como ambiente confortável (embora pequeno) ideal para pessoas modernas amantes do estilo urbano.

Entretanto, pode ser difícil compreender o que é uma casa loft e por que escolhê-la em detrimento dos apartamentos convencionais.

Para te ajudar em sua escolha, nesse artigo vamos te explicar o que é uma casa loft e porque ela pode ser ideal para você.

O que é uma casa loft?

Os lofts começaram a ser construídos nos Estados Unidos no século passado e tinham a finalidade de serem utilizados como armazéns, depósitos de fábricas ou galpões.

Entretanto, com a expansão do urbanismo em Nova York na década de 70, houve a transferência dos postos de armazéns de fábricas e indústrias para locais afastados do centro urbano.

Por isso, esses imóveis perderam valor de mercado e foram vendidos à preços baixos. Afinal, quem iria querer um espaço completamente aberto (verdadeiros galpões) em plena Nova York?

Dessa forma, essa ruptura transformou o bairro “Soho” em Nova York. Pois o bairro continha diversos galpões desativados. Assim, houve a venda em massa desses imóveis à preços muito abaixo do mercado.

Apesar de serem construções simples, esses lofts possuíam um bom espaço. O que chamou a atenção de artistas de todas as esferas: arquitetos, músicos, pintores, escritores….

Enfim, a classe artística como um todo.

Afinal, sentiam que ali poderiam unir de forma harmônica a casa e seu local de trabalho.

A ideia colou, e em poucos anos os galpões desativados que foram esnobados pelo mercado imobiliário passou a ser sinônimo de modernidade.

Seu modelo único e prático fez fama em filmes de hollywood e ganhou o mundo.

Embora o uso de casa loft tenha começado a partir da necessidade, hoje esses imóveis já são construídos com objetivo de moradia.

Em geral, os lofts atendem o público jovem que busca para si um estilo alternativo ao tradicional.

Loft style sitting-room brick and clocks

Principais características de uma casa loft

Os lofts podem ser facilmente definidos a partir de suas características únicas capazes de unir o estilo industrial dos anos 70 com a era moderna.

Em geral, os lofts possuem:

  • Ambientes completamente integrados:

Nos lofts, não existe divisão entre quarto, sala e cozinha. Além do cômodo principal, existe apenas o banheiro.

Stylish two-floor apartment with kitchen and dining area open to living room and wooden stairs to higher floor
  • Área de 50m²

Embora seja considerado um imóvel pequeno, para ser considerado um loft, é importante que a casa possua mais de 50 m².

Fonte: Pinterest
  • Pé direito alto:

Antes usados como galpões, os lofts devem possuir pé direito com altura mínima de 3,20 metros. Por isso, é comum o uso de mezaninos como dormitórios.

Fonte: Revista Habitare

Vale ressaltar que para ser um loft, o pé direito alto é obrigatório. Mas a presença de mezaninos, não.

  • Detalhes industriais:

Como dissemos, os primeiros lofts foram construídos com objetivo industrial. Por isso, detalhes como tubulações hidráulicas e instalações elétricas aparentes, tijolinhos, e detalhes em ferro.

Fonte: Homes to love

Mas, com o crescimento do mercado imobiliário, é comum o aluguel e venda de casa loft com estilos diferentes que fogem do industrial clássico.

Vantagens de morar em uma casa loft

  • Fácil manutenção

Uma vez que os ambientes são integrados, a limpeza da casa loft não é um problema. Afinal, não é preciso a constante mudança de cômodos e fica mais difícil uma sujeira ficar “escondida”.

Em adição, a ausência de paredes também reduz a necessidade de manutenções de pinturas em paredes. E também permite que você mude os móveis de lugar sem muita dificuldade.

Fonte: Pinterest

Além disso, a casa loft não possui muitos segredos no que se trata de instalações elétricas e/ou hidráulicas. Por isso, é muito mais fácil detectar um possível vazamento ou falha elétrica.

Conforto

Como dissemos, os lofts possuem um tamanho razoável (de no mínimo 50 m²). Além disso, seu ambiente completamente aberto dá uma maior sensação de espaço. Com isso, é possível equipar o ambiente de maneira confortável (e gastando pouco).

Fonte: ArchDaily

Afinal, mesmo que não exista delimitação de cômodos, a casa loft possui espaço para tudo: sala, cozinha, quarto, e até mesmo um pequeno escritório.

Luz natural e ventilação

Uma vez que é ampla, sem paredes e o pé direito é alto, na casa loft a circulação de ar é garantida e permite ao morador um ambiente fresco. Além do mais, a casa deve contar com grandes janelas que permitem uma boa iluminação natural.

Fonte: Apartament Therapy

Economia

Ao juntar o combo: estrutura simples, ventilação e luz natural, a casa loft é também uma casa econômica. Afinal, além da redução de custos com manutenção, o gasto de energia elétrica para iluminação e ventilação também é reduzido. Em conjunto, a facilidade e simplicidade na limpeza dispensa o uso excessivo de água.

Opções de decoração

Como você não fica preso à divisões de cômodos e possui um ambiente inteiramente integrado, a casa loft é uma folha em branco que deve ser preenchida.

Fonte: Next Luxury

Dessa forma, a decoração pode variar desde o uso de móveis clássicos até o uso rústico, industrial ou ultra-moderno. Entretanto, é importante que você defina um estilo para decorar único. Afinal, sua casa conversa entre si em um só ambiente.

Móveis de Design que vão deixar a sua casa loft ainda mais incrível!

A criação da casa loft é um reflexo da vida artística e desde seu início caminha de mãos dadas com conceitos inovadores de design. Por isso, alguns móveis podem trazer a perfeição e o bom gosto para a decoração do interior de sua casa loft.

Confira alguns dos principais itens que separamos para agregar valor ao seu loft!

Mesa Saarinen de Jantar Oval

A mesa Saarineen é a essência do movimento modernista de meados do século XX e possui um design atemporal.

Mesa Saarinen Oval – Essência Móveis

Além disso, a mesa Saarinen combina com diferentes decorações.

Poltrona Charles Eames

Nada retrata melhor o estilo de um loft clássico como a poltrona Charles Eames é a poltrona perfeita. Afinal, a peça é um ícone do design e hoje faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Poltrona Charles Eames – Essência móveis

Produzida inicialmente em 1956, o primeiro conjunto dessas poltronas foi um presente ao famoso cineasta Billy Wilder. Nos anos seguintes, tornou-se cobiçada por artistas e amantes do design.

Nada melhor para capturar o verdadeiro sentido de um loft.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre cores para quarto de casal, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *