Veja como a iluminação influencia na aparência de um cômodo

Tempo de leitura: 5 minutos

Rate this post

Podemos dizer que a iluminação é um dos pontos principais de uma casa, afinal, acaba por influenciar o aspecto decorativo e o bem-estar dos moradores. Isso acontece principalmente por se tratar de algo que não pode ser fraco demais e nem forte demais.

Pensando nisso, é preciso sempre escolher com calma e com cautela qual iluminação fará parte do seu ambiente. E essa missão pode ser um pouco complicada, ainda mais quando pensamos sobre os diversos tipos que estão disponíveis no mercado como um todo.

Ademais, é possível dizer também que, hoje em dia, o universo de iluminação vem surpreendendo, inclusive com lâmpadas inteligentes, ou seja, aquelas que utilizadas juntamente a um sistema de automação residencial.

Desse modo, continue a leitura e conheça os tipos de iluminação disponíveis e de que maneira podem funcionar em uma casa. Assim, você terá mais certeza no momento de fazer a sua escolha!

Conheça os principais tipos de iluminação

Como dito anteriormente, são diversos os modelos de iluminação que estão disponíveis no mercado. Por isso, é melhor escolher com calma qual vai ser o responsável por fazer a transformação do ambiente, bem como por proporcionar mais bem-estar aos moradores.

O retrofit de iluminação, por exemplo, é um modelo bastante utilizado, principalmente quando se busca mais economia. Em outras palavras, ele trabalha com uma troca de sistemas – sendo bem usado em instalações prediais. 

Mas é claro que esse está longe de ser o único tipo de iluminação, sendo que a lista é bem ampla e oferece modelos variados, que contam com características únicas e exclusivas. Sendo assim, continue a leitura e conheça mais:

1 – Luz difusa

Para começar, é importante dizer que esse tipo de luz não agride a vista. Então, o que você terá é a sensação de leveza, tranquilidade e conforto nos cômodos em que está presente.

Ademais, a luz difusa acaba apresentando menos sombras e sendo ideal para todos os cômodos, devido a sua amplitude e funcionamento. Ou seja, você pode utilizá-la desde um quarto até a cozinha.

2 – Luz indireta

Podemos dizer que uma das suas principais características da luz indireta é a iluminação uniforme, conseguindo trazer uma amplitude e conforto para os ambientes, independentemente de quais sejam. 

Além disso, ela acaba sendo ideal em locais estratégicos, para que realmente traga essas sensações e seja usada da forma certa.Entretanto, assim como qualquer outra, sua instalação deve ser feita através de um laudo elétrico das instalações, trazendo segurança e fazendo com que a instalação seja feita da forma certa, evitando futuros problemas.

3 – Luz direta

Quanto à luz direta, ela é utilizada para focar diretamente em algum lugar ou ambiente, como o próprio nome já sugere. Assim, trazendo este destaque para o cômodo ou ambiente escolhido.

Podemos dizer, também, que ela acaba sendo ideal para dar destaques a objetos decorativos, tornando-os únicos e conquistando o olhar das pessoas que visitam a sua residência.

4 – Iluminação Wall Washing

Esta técnica é como um banho de luz, trazendo essa sensação para o ambiente em que a iluminação está inserida – seja através de um software de inteligência artificial ou no método de uso tradicional.

Assim, dando essa valorização e sensação única para o cômodo, através de luminárias específicas, sendo usado principalmente em salas e quartos em geral.

A iluminação nos cômodos da casa: veja como fazer

A iluminação tem um poder decisivo em destacar ou ofuscar os espaços que integram a casa, portanto ao escolher a iluminação necessária para cada cômodo, é importante que se tenha atenção e planejamento, justamente para que se faça a melhor escolha.  

Desse modo, pensando em todos os cômodos que compõem a casa e nas principais iluminações para que haja uma valorização em cada ambiente, por exemplo, da forma que destacamos a seguir:

  • Cozinha: lâmpadas de tonalidade mais claras são ideais;
  • Sala: luzes para deixar o ambiente mais aconchegante;
  • Quarto: luzes de led trazem um ambiente mais calmo;
  • Banheiro: luzes brancas são importantes para que se tenha clareza.

Claro que você, como dono da casa, vai escolher qual iluminação acredita que caiba melhor em cada espaço, assim deixando a sua residência com a sua cara.

Considerações finais

Um bom projeto de iluminação é o fator decisivo para o sucesso da decoração. Quando planejada corretamente, a iluminação pode melhorar um espaço e criar o efeito que desejamos, seja relaxamento, conforto ou estimulação e vitalidade.

Ademais, para finalizar, podemos dizer que alguns truques fazem a diferença para que o ambiente realmente seja valorizado e único, por exemplo:

  • Uma decoração neutra;
  • Janelas grandes;
  • Uma iluminação à beira da cama;
  • Entre outras coisas.

Desse modo, siga o que foi dito neste artigo e faça com que a iluminação da sua casa ajude em muitos aspectos, principalmente conferindo um ar mais moderno e renovado para os seus ambientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.