Escrivaninha: 4 dicas de modelos modernos e funcionais

Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos iniciando um novo ano e assim também, do mesmo modo, um novo ciclo. Nunca mais o mercado de trabalho e ensino será igual. Empresas e escolas estão “de olhos abertos” para as oportunidades do escritório em casa. E a peça mobiliária que será nossa “melhor amiga” neste processo será, sem dúvidas, a escrivaninha ou mesa de computador –  elemento funcional e versátil, adaptável à decoração de vários tipos de ambientes.

Certamente, as escrivaninhas já são nossas velhas conhecidas. Contudo, os modelos modernos trazem características de design surpreendentes. Inclusive, é exatamente por isso que estes itens voltaram com tudo para as propostas contemporâneas de decoração de interiores.

E vamos lhe convencer disso com as dicas e imagens de exemplos inspiradores apresentados a seguir. Confira.

escritórios em casa
Caravieri Cardoso Arquitetura / In House
escrivaninhas modernas
MeyerCortez Arquitetura & Design

#1 Escrivaninha com gavetas e nichos embutidos

Em tese, a escrivaninha pode ter uma tábua com quatro pés, não é mesmo? A ideia é que possamos sentar em uma cadeira e ter onde apoiar os nossos livros e outros materiais de escritório. Só que isso é suficiente quando vamos passar apenas algumas horas estudando.

Contudo, quando resolvemos trabalhar ou ter aulas em casa, existe uma necessidade maior por conforto. E é aí que os móveis funcionais e modernos fazem a diferença.

Podemos optar por uma escrivaninha que tenha mais partes, além de tampos e pés. Talvez gavetas, onde possamos guardar alguns documentos que tenham que ser acessados rapidamente ou, quem sabe, itens de apoio, como caixas de lápis e folhas em branco.

Também podemos utilizar as escrivaninhas, eventualmente, como penteadeiras – se as colocarmos em quartos -, talvez com nichos embutidos. Os mesmos quase sempre são projetados para ficarem ocultos, sob os próprios tampos – que abrem como baús. E, dentro dessa “caixa” encontramos subdivisões de todos os tamanhos, onde podemos guardar pincéis e maquiagens de todos os tipos.

escrivaninha branca
Viva Decora
escrivaninha e armários
Renata Basques / Danielli Lopez

#2 Escrivaninha com pés metálicos ou cavaletes

Se você buscar nas lojas, encontrará escrivaninhas de vários tipos, sobretudo de madeira – às vezes, com cobertura de laca ou lâmina de madeira, sendo mais resistentes. Contudo, os modelos modernos mais vendidos são de dois tipos:

  • Primeiro tem as escrivaninhas mais profundas, tipo 120 x 60 x 75 cm – perfeitas para apoiar computadores de mão -, vêm com bases mais vazadas, em pés metálicos, facilitando a limpeza local. 
  • Depois, as escrivaninhas menores podem apresentar pés cavaletes, simples de serem dobrados ou até desmontados. Desse modo, podemos levar o móvel mais facilmente para onde quisermos.

Observação: é possível criar uma aba especial atrás da escrivaninha, como uma porta – do mesmo modo, como no exemplo – com o objetivo de ocultar todo o cabeamento do PC.

escrivaninha de madeira
Filipe Ramos
escrivaninhas simples
Ark2 Arquitetura / Cristina Lembi

#3 Escrivaninha com gaveteiro e nichos abertos

Voltando às funções da escrivaninha oferecidas por seu próprio design, não podemos nos esquecer de citar os móveis com nichos abertos. Podemos aproveitar estes espaços para a colocação de vários equipamentos de apoio – como o próprio CPU do computador.

Por isso mesmo é que eles podem apresentar alturas diferentes, como de 43 cm até aproximadamente 75 cm – excluindo altura de tampo e rodapé sob este nicho.

Outra ideia para aproveitar a área de vão sob o tampo da mesa de escrivaninha é, se possível, sem comprometer o conforto, a colocação de um gaveteiro. A ideia é que o mesmo faça conjunto, mas ao mesmo tempo seja independente da própria escrivaninha – algo como 50 x 45 x 60 cm. E se ele tiver rodízios e puxadores metálicos, melhor, para facilitar a limpeza local do mini escritório em casa.

uso de nichos no escritório
Danyela Corrêa
MeyerCortez Arquitetura & Design

#4 Estilo ‘L’ e extensível

Por fim, existem dois modelos de escrivaninhas modernas com o máximo de funcionalidade. A primeira com partes extensíveis. Esta poderia ter, no caso, parte dela adaptada como apoio para TV.

Em segundo, tem as escrivaninhas em forma do ‘L’, que podem apresentar duas alturas – sendo a altura menor transformada, por exemplo, em um banco para descanso ou somente um aparador.

Observação: é legal, neste caso, “brincar” com as tonalidades desta escrivaninha para esconder ou enfatizar as diferenças entre suas partes. Por exemplo, a linda combinação acabamento em branco e madeira.

Lembrando que é possível ter a combinação completa entre escrivaninha que é em ‘L ‘ ou a escrivaninha que encolhe suas partes e vira um simples aparador. Um móvel completo, que determina com protagonismo o layout total e praticamente ocupa toda área livre disponível no ambiente decorado – o que nem sempre é uma coisa positiva, atenção. Reveja as imagens deste texto e inspire-se.

Estúdio Maré

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *