Carpinteiro: O que faz e para quais serviços contratá-lo

Tempo de leitura: 5 minutos

Você provavelmente já ouviu alguém falar sobre algum carpinteiro e é normal que não saiba ou tenha dúvidas sobre o que esse profissional faz. Por isso, estamos aqui para esclarecer melhor essa profissão e mostrar os diferentes serviços que eles fazem.

Se você está planejando uma construção de uma casa ou até mesmo de um imóvel comercial, você pode se interessar muito pelos benefícios de contratar um carpinteiro.

Os carpinteiros trabalham com a madeira em estado bruto ou maciço com a intenção de transformar essa madeira em peças.

Essas peças feitas a partir da madeira podem ser utilizadas em construções, móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre muitos outros. Geralmente, os carpinteiros aprendem tudo o que sabem com profissionais mais velhos, mantendo uma linhagem na área.

Para quais serviços você pode contratar um carpinteiro

É possível contratar o carpinteiro para três serviços principais e são eles: a construção de móveis, criação de artigos para construção civil e reparação de peças. Contudo, alguns carpinteiros podem oferecer diferentes serviços.

Móveis

Um dos principais serviços para quais você pode contratar um carpinteiro é a criação de móveis e itens decorativos. Sendo assim, um carpinteiro pode fabricar diferentes tipos de móveis personalizados ao gosto do cliente.

Dessa forma, é possível ter um móvel único em sua casa, que não é disponibilizado em lojas, garantindo uma característica original ao seu imóvel.

Artigos para construção civil

Você pode contratar o carpinteiro para a criação de artigos para constrição civil. Nesse sentido, ele trabalha com a construção de formas, de estruturas de escoramento e instalação de portas e janelas. Além disso, o carpinteiro também pode instalar e ajustar esquadrias de madeira e outras peças como rodapés, escadas, forros, divisórias e guardições.

Ainda mais, o carpinteiro pode construir, encaixar e manter no local das obras armações de madeira. Para isso, o carpinteiro utiliza processos e ferramentas adequadas para compor alvenarias, armações de telhado, andaimes e outros elementos. Sendo assim, o carpinteiro pode trabalhar diretamente em uma obra civil.

Reparações

Você pode contratar um carpinteiro para reparar peças e móveis de madeira. Nesse sentido, ele pode substituir, total ou parcialmente, peças desajustadas ou deterioradas e também fixar partes soltas.

Sabe aquele móvel antigo que era de algum parente e você acha ele maravilhoso, mas está com alguns defeitos? Contrate um carpinteiro para repará-lo e tenha o móvel como novo, garantindo uma peça clássica em sua decoração.

Dicas e cuidados ao contratar um carpinteiro

Assim como qualquer profissional, ao contratar um carpinteiro é necessário tomar alguns cuidados. Se você precisa contratar um carpinteiro e não tem noção do que avaliar ou fazer para contratar seus serviços, fique tranquilo, pois nós trouxemos algumas dicas para te ajudar com isso.

Planejamento

É muito importante que você crie um planejamento e entregue para o carpinteiro. Seja de um móvel ou uma estrutura para construção, é necessário que o carpinteiro tenha uma ideia pré-definida daquilo que você deseja.

Se possível, leve a planta da casa, caso você deseje contratá-lo para a criação de artigos de construção civil. Dessa forma, o carpinteiro pode trabalhar melhor e garantir bons resultados para aquilo que você deseja.

Fonte: Pinterest

Consulte mais de um carpinteiro

Não cometa o erro de contratar o primeiro profissional que você encontrar. É sempre importante ouvir outras opiniões e avaliar diferentes serviços. Além disso, muitos carpinteiros divulgam seus trabalhos na internet e isso pode ser uma boa opção para você conhecer e avaliar diferentes serviços.

Não contrate um carpinteiro pelo menor preço

Muitas pessoas cometem o erro de contratar profissionais por oferecem serviços pelo menor preço. Acontece que, nem sempre o menor preço significa que há qualidade no serviço. Isso não significa que você deve optar pelo profissional que cobra o valor mais alto, pois também não significa que há qualidade.

Por isso, ao buscar por um carpinteiro, o ideal é avaliar seus serviços, produtos já criados, preços e buscar por avaliações de outros clientes. Dessa forma, você analisa diversos fatores que contribuem para obter um serviço de qualidade por um preço justo.

Escolha materiais e produtos de qualidade

É muito importante que os materiais e produtos que serão trabalhados sejam de qualidade. Por isso, sempre verifique antes de comprá-los. Geralmente, os carpinteiros trabalham com os próprios materiais, mas se não for o caso, pesquise por bons produtos ou peça indicações. Aliás, não adianta nada contratar um serviço de qualidade e não ter os materiais no mesmo nível.

Agora que você conhece melhor o trabalho de um carpinteiro, não deixe de contratar um para criar suas peças. Com certeza você terá criações de muita qualidade e resistência e que poderão durar por muitos e muitos anos. Esperamos que esse post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais informações como esta!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre o que o carpinteiro faz e para quais serviços contratá-lo, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

2 Comentários


  1. Prezados amigos:
    Foi muito bom eu ter consultado a Essência na pesquisa que comecei a fazer para encontrar um profissional para acertos e regulagem de três janelas de minha casa, que estão envelhecidas e precisam de desbastamento para abertura e fechamento adequado e melhorar a aparência, com a aplicação de verniz para realçar a aparência

    Responder

    1. Olá, Luiz Carlos! Tudo bem?

      Ficamos felizes que nossos artigos tenham te ajudado! 😍

      Obrigada pelo contato!

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *