6 dicas na hora de procurar um imóvel para alugar

Tempo de leitura: 8 minutos

Escolher um imóvel para alugar é uma ação que precisa de muita análise e pesquisa. Nesse sentido, não é tão simples assim como achar o imóvel bonito e alugar. Há toda uma burocracia e também muitos detalhes que precisam ser analisados antes da decisão.

Muitas pessoas acabam alugando imóveis no calor do momento e sem tomar as medidas necessárias e acabam se arrependendo depois. Por isso, nós da Essência Móveis viemos te ajudar com 6 dicas na hora de escolher um imóvel para alugar.

Assim, você saberá tudo que precisa para poder escolher um bom imóvel que atenda as suas necessidades sem que você passe por problemas ou tenha arrependimentos no futuro.

Fonte: Exame

6 dicas na hora de procurar um imóvel para alugar

Seja um imóvel para residir ou para montar algum estabelecimento, é importante tomar atenção com diversos fatores na hora de escolher um imóvel e fechar negócio.

Para encontrar um bom imóvel para alugar sem arrependimentos, nós trouxemos algumas dicas para te ajudar. Dessa forma, você poderá se organizar da melhor forma e encontrar o imóvel ideal para você.

Considere todas as despesas

É fundamental fazer um planejamento financeiro antes de procurar um imóvel para alugar. Dessa forma, você fica preparado para arcar com os custos de um imóvel que esteja acessível à você e suas condições financeiras.

Nesse sentido, é importante que você se organize, anote seus gastos para ter uma ideia do quanto já tem de despesas e tenha uma pretensão de quanto vai gastar com o aluguel de um imóvel. Além disso, ter uma reserva financeira pode ser muito bom para garantir uma segurança com o aluguel de imóveis.

Agora que você já se organizou e sabe a sua pretensão de gasto com o aluguel, pode filtrar melhor as opções de imóveis para alugar. Para alugar um imóvel, você deve considerar todas as despesas que terá com isso, por exemplo, além do valor de aluguel e condomínio, você também deve considerar valores como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), água, luz e gás.

Ao alugar um imóvel também é importante incluir no orçamento as taxas de FCI (Fundo de Conservação do Imóvel) e eventuais reparos com os quais você possa vir a arcar no futuro ou com quando for devolver o imóvel.

Essa primeira dica é muito importante, pois a parte financeira é uma questão que pode gerar muitos problemas, então é sempre bom evitá-los e estar preparado para qualquer imprevisto.

Pesquise imóveis pela internet

Uma forma de filtrar melhor os imóveis na hora de escolher um é pesquisando na internet. Diversas imobiliárias costumam colocar seus imóveis disponíveis para aluguel em sites com fotos e valores bem especificados. Assim, você pode ter uma noção antecipada sobre o imóvel e já escolher ele para visitá-lo ou descartá-lo.

Fonte: Folha da Região

Avalie as suas necessidades

Não escolha um imóvel só pela estética ou pelo tamanho, escolha um imóvel que esteja de acordo com esses dois fatores e que também esteja de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, você vai morar neste imóvel sozinho, com a família ou amigos?

Nesse sentido, seja qual for a resposta, é importante analisar diversos detalhes de um imóvel de acordo com as suas necessidades. É necessário que você analise a metragem ideal do imóvel, a quantidade de cômodos e a amplitude dos espaços para que caibam os móveis que você já possui e os que você pretende ter.

Analise também vagas de garagem e condomínios com área de lazer se você tiver crianças, por exemplo. Esses detalhes ajudam muito a escolher um imóvel de qualidade e que não te cause arrependimento.

Liste os melhores bairros para você

Avaliar e listar os melhores bairros para você ajuda na filtragem de imóveis na hora de procurar um imóvel para alugar. Dessa forma, você pode procurar por um imóvel em bairros específicos que sejam os melhores para você.

A listagem dos bairros devem ser feitas a partir da localização, o quanto facilita a sua locomoção para o trabalho ou a ida das crianças para escola, por exemplo. Além disso, optar por bairros que possuam pontos comerciais, mercados, farmácias e outros estabelecimentos necessários é muito bom para a sua comodidade.

Fonte: Escola Kids – UOL

Analise também a segurança e infraestrutura do bairro e escolha um bairro de acordo com as suas preferências, por exemplo, veja se você prefere um bairro mais agitado, mais calmo, arborizado ou predominantemente residencial.

Assim, você acaba não só fazendo uma boa decisão do imóvel em que você vai morar, mas também do bairro e ambiente que vai conviver com seus vizinhos.

Tenha um fiador

Se você quer alugar um imóvel deve ter em mente que precisará de um fiador. Apresentar um fiador é uma exigência tradicional feita pelas imobiliárias com o objetivo de garantirem seus interesses financeiros na transação contratual.

Um fiador é uma pessoa que garante o pagamento da dívida, caso você não pague à imobiliária. Contudo, em caso de inadimplência, o fiador assume a dívida do devedor principal e por isso é necessário que o fiador tenha patrimônio para garantir o cumprimento do contrato.

Converse com pessoas próximas e verifique a disponibilidade delas para atuar como seu fiador, o que garantirá de forma mais fácil o aluguel do imóvel. No entanto, caso você não tenha ninguém para ser seu fiador, existem outras opções: o seguro fiança e o depósito caução.

Fonte: Lar Imóveis

O seguro fiança é oferecido por seguradoras e o seu preço médio de mercado corresponde ao valor de um aluguel e meio do imóvel que você pretende alugar. Nesse sentido, a vantagem de adquirir o seguro fiança é que a seguradora prestará socorro imediato à você caso enfrente dificuldades financeiras. Contudo, a desvantagem é que mesmo que você não tenha utilizado o seguro, o valor não é devolvido ao final do contrato.

Já na outra opção, que é o depósito caução, você fará um depósito de um valor correspondente a três alugueis do imóvel. Em caso de inadimplência, esse dinheiro será sacado pelo proprietário ou imobiliária. A vantagem desse depósito é que o valor é devolvido no término do contrato. caso você honre o pagamento dos seus alugueis.

Faça uma vistoria no imóvel antes de assinar o contrato

Antes de assinar o contrato e fechar o negócio, faça uma vistoria no imóvel para garantir que você deverá devolver o imóvel ao proprietário no mesmo estado em que o recebeu.

Anote o estado do imóvel e todos os defeitos que ele apresenta. Isso é importante para que você não pague, por exemplo, por uma maçaneta que já estava quebrada antes de você alugar o imóvel e também pode ser útil na hora de pedir um desconto no aluguel.

Normalmente, as imobiliárias costumam deixar registros no contrato de aluguel de como o imóvel estava antes de você alugá-lo, já garantindo uma maior comodidade e segurança com problemas futuros na devolução do imóvel.

No entanto, caso a imobiliária não ofereça esses registros, você mesmo pode tirar fotos e anotar todos os problemas e entregar antes de fechar negócio. Além disso, você também pode contratar uma empresa especializada em vistorias.

Agora que você sabe todas as dicas necessárias na hora de procurar e escolher um imóvel para alugar, você já pode começar a busca pelo seu imóvel ideal sem preocupações e problemas. 

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre as dicas na hora de procurar um imóvel para alugar, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *