Cores Para Casa: Principais Tendências de Pintura Externa

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando pensamos em cores para casa, a primeira ideia que vem à cabeça é a pintura interna. Mas a pintura externa também é muito importante quando falamos em valorização do imóvel. A fachada de uma casa é como um cartão de visitas profissional, comunica o que tem dentro dela, se tem estilo ou não, se é moderna, antiquada ou atemporal e se existe um cuidado dos moradores com os detalhes.

Veja o vídeo deste conteúdo:

Lembre-se que, quando se trata de pintura externa, a sua tarefa não é somente escolher a tinta e pintar ou contratar esse serviço. É primordial cuidar da manutenção das cores, verificar se estão desbotando, se há alguma rachadura ou sinais de umidade, zelar por um bom serviço de jardinagem, que faz toda a diferença na fachada de uma casa, assim como no jardim ou área de lazer. Não faz sentido ter uma casa linda e bem cuidada por dentro, se por fora a sua imagem é deixada para segundo plano, e vice-versa.

A grande vantagem da pintura é que ela pode ser mudada quando cansamos da cor ou quando queremos mudar a imagem da casa, além do custo acessível, se compararmos com outras aquisições para o nosso lar. Então, use e abuse desse artifício para deixar a sua casa sempre com personalidade e atualizada em relação a cores para casa. Confira as dicas que preparamos para você sobre pintura externa.

Dica 1 – Cinza para que te quero!

Não poderíamos começar essas dicas com outra cor que não fosse o nosso querido cinza. É uma das cores que entraram definitivamente para o hall da fama das casas pelo mundo afora. E parte da sua importância está relacionada às combinações que ela, não só aceita, como estimula. Digamos que é uma cor bastante democrática e nos atrevemos a dizer que é o novo branco do Decor. Quem duvida?

O cinza, que também está no concreto aparente, encaixa perfeitamente com tons de madeira, com a transparência do vidro, com o branco, o preto, com cores fortes e até mesmo com tijolo de demolição ou tijolo à vista. Ou seja, combina com tudo! Por isso, nas casas modernas, tem cinza no piso, cinza no teto, cinza nas paredes, cinza na fachada, cinza nos eletrodomésticos e onde mais quisermos.

E como se não bastasse, existem mais de 50 tons de cinza e tintas com as mais variadas texturas para você escolher. Tinta com textura? Sim, você leu corretamente, hoje em dia, existem tintas que já criam efeitos de textura, o que faz você economizar nesse trabalho e ainda cria um aspecto transformador no ambiente. Vale à pena conferir.

Dica 2 – Madeira é nobre!

Algumas tendências de cores para casa “foram convidadas” para serem a atração de dentro e de fora da mesma. Um exemplo disso são os painéis e detalhes em madeira, que não se contentaram em ficar somente dentro de casa e estão conquistando a parte externa também.

cores para casa

A madeira é um convite às pessoas a entrarem na casa, porque comunica aconchego, requinte e calor. Além disso, contribui para o isolamento térmico e acústico do local. Apaixonante, não é mesmo?

cores para casa

As opções são inúmeras. Você pode revestir uma parede com madeira ou com piso laminado que imita madeira, fazer detalhes da fachada com painéis, a porta de entrada com madeira de demolição, para dar um diferencial ou ainda fazer um pergolado na área de lazer, para criar um espaço do aconchego. O importante é combinar com o seu estilo e que você e sua família se sintam bem com essa escolha.

cores para casa

Dica 3 – Iluminação nas cores!

Antes que você nos avise que iluminação não é cor, vamos explicar o porquê dessa dica. Sem uma boa iluminação, principalmente, na fachada de uma casa, as cores perdem importância e se apagam dentro do contexto. Por isso, é fundamental se ater a esse detalhe que faz toda a diferença nas cores para casa.

cores para casa

Um projeto de iluminação bem elaborado garante que a sua casa pareça sempre sofisticada e moderna. Vale o investimento!

cores para casa

Dica 4 – A preciosidade das pedras!

Pedra também não é cor, mas é um revestimento que transcende às cores e cria um glamour sem igual para as fachadas. Como é um elemento natural, oferece vários tons de cores, contrastando e combinando entre si.

cores para casa

cores para casa

As pedras têm poderes diferentes, dependendo de como são usadas. Por exemplo, se revestir a casa toda com pedras, você cria um ambiente mais rústico. Se você mesclar pedras com cores neutras como o branco ou o cinza ou ainda com vidro, você compõe uma fachada mais sofisticada. Pedra com madeira é a combinação ideal para dar aconchego e uma cara de “vintage” ao ambiente. Se a pedra escolhida for tijolo, a casa ganha em durabilidade e em modernidade também, afinal, o tijolo não vai sair de moda tão cedo!

cores para casa

Dica 5 – A força do aço!

O aço é uma febre na decoração, como você já sabe, mas na fachada de uma casa ele ganha ainda mais potência e poder. O revestimento, chamado de aço Corten, é o queridinho das casas mais chiques do mundo. A cor que ele transmite fica entre o vermelho escuro e o marrom, mas a sensação é de um material cheio de personalidade e força, lembrando até uma peça de arte. É um material que combina perfeitamente com casas minimalistas e contemporâneas. Se for o seu estilo, bem-vindo ao clube! Nós amamos!

cores para casa

cores para casa

Você reparou que nem sempre as cores para casa têm relação direta com a tinta escolhida? Pois é, muitas vezes, os materiais e texturas já trazem todos os tons que você precisa para encher sua casa de significado, personalidade e beleza. Esteja atento porque as cores estão nos detalhes e dão alma ao seu lar.

cores para casa

Gostou das dicas de cores para casa? Pense com calma e escolha as cores que mais se encaixam com o seu ideal. E não tenha medo de ousar, afinal, as combinações sempre surpreendem e enriquecem o ambiente.

Boa sorte e até a próxima!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

2 Comentários


    1. Oi, Rafael!
      Tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo e espero que tenhamos o ajudado com ele 🙂

      Continue nos acompanhando!

      Um abraço,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Televendas: (11) 3280-3309
      Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126
      Logística: (12) 3230-9952

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *