Essência Móveis na CASACOR – São Paulo

Tempo de leitura: 6 minutos

Referência nacional, a CASACOR é a maior e mais completa mostra das Américas para quem deseja ver arquitetura, design de interiores e paisagismo juntos. 

Com o tema “Infinito Particular”, a 35° edição está em exposição em São Paulo, com 59 ambientes projetados por 57 profissionais até dia 11 de setembro de 2022 no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista.

O local escolhido é um dos pontos arquitetônicos mais importantes da capital, com mais de 10.000 m² de área construída, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.  

Imagem: Ulisses Agnelli/CASACOR

“Poucas marcas brasileiras podem se orgulhar de ser tão longevas quanto a CASACOR. Fruto da iniciativa de duas mulheres visionárias, Angélica Rueda e Yolanda Figueiredo, a CASACOR promoveu o encontro de arquitetos, designers de interiores e paisagistas com a rede de indústrias, varejo e pequenos fornecedores de uma imensa cadeia produtiva. Tudo isso orquestrado para surpreender e inspirar seus visitantes, criando a magia CASACOR.

Para comemorar seus 35 anos, essa poderosa plataforma de encontro e experiências do universo do morar, quer compartilhar sua história e sua  visão  de  futuro  com todos  que fazem,  e fizeram,  parte  dela.”  Livia  Pedreira,  Presidente  do Conselho Curador da CASACOR

Essência Móveis na CASACOR

Nós da Essência Móveis, não estivemos lá só como visitantes, mas também participantes.
Em parceria com o Debaixo do Bloco Arquitetura, nossas Cadeiras Bertoias marcaram presença neste projeto incrível!

Imagem: Gabriela Daltro

“Em comemoração aos 100 anos da semana de Arte Moderna no Brasil, o Debaixo do Bloco produziu uma galeria que exalta esse movimento no país.

O espaço, com pé direito de quase 6 metros, é uma bilheteria que tem a intenção de despertar curiosidade nos visitantes e os convida a desvendar 100 metros quadrados de arquitetura bruta e linhas retas, recheada de arte e peças de design.

A arquitetura é uma exaltação às inspirações trazidas da cidade de São Paulo e Brasília:
As cores Branco/Vermelho, são referências às obras do arquiteto Oscar Niemeyer, observadas no Auditório do Ibirapuera ou nas obras espalhadas pela capital, elas aparecem em elementos de arquitetura como pórticos, tubulações e janelas ventiladas com intenção de expor as intervenções feitas no espaço (…) – Debaixo do Bloco

Imagem: @debaixodobloco

Para completar o ar de galeria, além do pé direito alto e iluminação suspensa com foco nas obras, Clay Rodrigues – diretor criativo do escritório – Junto a curadora Karla Osorio apresenta uma seleção brasileira de artistas, indo da raiz afro-nacional representada por Moises Patrício á artigos mais contemporâneos, como o neon de Verena Smit, eles foram posicionados de uma forma que se equilibram com os mobiliários.” – Debaixo do Bloco Arquitetura

Galeria Nova Modernista. “Recepção ou galeria de arte? A dúvida fica no ar diante do garimpo que Clay Rodrigues traz para o espaço de 100 m² em sua primeira participação na mostra paulistana, terceira no total – CASACOR / Imagem: Gabriela Daltro
Imagem: Gabriela Daltro
Imagem: Gabriela Daltro

Infinito Particular

Esse é o convite feito aos profissionais participantes da mostra. Eles foram convidados a refletir sobre o novo morar, que tem como prioridade o equilíbrio e o bem estar físico e mental dos moradores.

“Múltipla, plural, diversa, a casa está no centro das profundas transformações destes tempos extraordinários. Torna-se híbrida, flexível, permeável aos infinitos e novos jeitos de morar. Rompe a impessoalidade tecnológica. Se traduz em um santuário do autocuidado, do bem-estar físico. Promove o equilíbrio emocional e espiritual. Ela é agora um espaço biográfico, indiferente à imposição dos estilos. A casa segue o movimento e expande-se em um universo singular, intransferível”.  – Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR 

Imagem: CASACOR

Segundo Rodrigo Leão, fundador da Casa Darwin e diretor de criação da campanha, durante as pesquisas para elaboração e escolha do tema, foram encontrados alguns elementos chave que deveriam ser traduzidos. Como por exemplo, a questão do fim das fronteiras da casa.
Devido às tecnologias e demais circunstâncias, outras atividades como o trabalho, escola, lazer entraram nos ambientes, fazendo com que esses interesses em comum e/ou individuais transformassem os lares em um lugar mais biográfico, com a tradução da história de quem mora.
Com isso, se tornando um espaço infinito. Um espaço, uma casa conectado a esse novo estilo biográfico.

Tufi Mousse Arquitetura – Studio Alfi (Denilson Machado/CASACOR)
Weiss Arquitetura – Apê Paulista (Gabriela Daltro/CASACOR)

Essa quebra de fronteiras das casas podemos ver de forma clara nas estruturas. A exposição trouxe vários ambientes integrados, desde os pequenos aos grandes, nos mais diversos estilos.

Todos Arquitetura – Casa Eté Duratex (Salvador Cordaro/CASACOR)
Brunete Fraccaroli – Através do Olhar (Renato Navarro/CASACOR)
Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz – Raízes (Denilson Machado/CASACOR)

Além disso, entre as tendências estão as formas orgânicas e o artesanato!
Móveis, objetos e espaços arredondados ganharam vez e estiveram presentes em muitos ambientes.

Imagem: Essência Móveis
Imagem: Essência Móveis

Esse formato é tão versátil como o artesanato, que esteve presente de diversas formas nas decorações.

Barbara Dundes Arquitetura – Estúdio Bereshí (Denilson Machado/CASACOR) 
Helô Marques – Carandá (Gabriela Daltro/CASACOR)

Destacamos aqui mais duas tendências: O uso de madeiras e tecido bouclê.

Imagem: Essência Móveis
Imagem: Essência Móveis

Para saber mais sobre a CASACOR e suas mostras, clique aqui!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *