Ball Clock: Saiba tudo sobre o inusitado relógio de madeira

Tempo de leitura: 3 minutos

Em 1947, o designer americano George Nelson, dono da George Nelson Associates, recebeu a missão de criar uma grande coleção de relógios. A encomenda foi feita pela Howard Miller Clock Company.


A Howard Miller, por sua vez, era a original Herman Miller Clock Company, onde Nelson recentemente havia sido promovido de designer de móveis a diretor de design. A Herman Miller foi fundada em 1926 por D.J. De Pree, que havia fundado a Herman Miller, Inc., três anos antes. Em 1937, o cunhado de De Pree, Howard Miller, assumiu a empresa de relógios, trocando o nome de seu pai (Herman Miller) pelo seu.

Imagem: Vitra

Para início de pesquisa, George Nelson analisou a maneira como as pessoas usavam os relógios e chegou à conclusão de que elas liam as horas pela posição relativa dos ponteiros, fazendo com que o uso de números se tornasse desnecessário. Outra observação importante foi que a maioria das pessoas usava relógios de pulso, ou seja, os relógios de parede e similares se tornaram mais um elemento decorativo para interiores do que um item funcional.

Imagem: Vitra

Essas ideias foram a base da primeira coleção de 14 relógios, composta por um estilo completamente novo de relógios de parede e relógios de mesa compactos, lançados no mercado em 1949. Todos os modelos compartilhavam uma fantástica característica comum (a ausência de números), mas havia grande diversidade entre suas formas, cores e materiais.

Imagem: Vitra

O icônico Ball Clock foi o primeiro da coleção, originalmente conhecido como Modelo 4755. Irving Harper, que trabalhou na Nelson Associates por quase duas décadas, é creditado com o design dessa peça. O relógio é composto por 12 hastes metálicas ligadas a uma caixa central redonda e também metálica. Cada haste tem uma extremidade rosqueada, na qual é parafusada uma bola de madeira que marca uma hora. Um dos dois ponteiros tem em sua ponta uma seta e, o outro, uma “bolinha ovalada”. As bolas que representam as horas são pintadas (coloridas ou brancas, conforme cada versão).

Imagem: Essência Móveis
Imagem: Essência Móveis

Alguns joalheiros suíços como Carl F. Bucherer e Omega referiam-se aos relógios pendentes esfericamente protuberantes como relógios de bola. Mas para os amantes do design, há apenas uma bola para governar todas as outras: o Ball Clock.

Imagem: Essência Móveis

Nos 35 anos seguintes de colaboração com Howard Miller, os designers da George Nelson Associates criaram mais de 100 relógios: relógios de parede, relógios de chão, relógios de mesa portáteis e relógios embutidos. Seu escritório também foi responsável por vários dos designs americanos mais famosos, incluindo a Sherman Fairchild House, uma das primeiras casas modernas de Nova York (1941), a Bubble Lamp (1952), a Coconut Chair (1955) e a Marshmallow Sofá (1956). 

Após a morte de George Nelson, em 1968, seu patrimônio foi para a Vitra, que restabeleceu o Ball Clock e o colocou novamente em produção no final da década de 1990.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *