Candeeiro: o que é e como usar

Tempo de leitura: 8 minutos

Você quer decorar sua casa, mas quer uma decoração fora do comum? Então, esse artigo é para você! Afinal, o uso de um candeeiro como objeto de decoração com certeza pode te ajudar nisso.

Para isso, vamos te explicar o que é um candeeiro, alguns modelos que estão disponíveis e como você pode usar o objeto para trazer mais personalidade para sua casa.

O que é um candeeiro?

Afinal, o que é um candeeiro? Um candeeiro é um dispositivo utilizado para distribuição ou transformação de luz. Apesar do objeto em si ser muito conhecido, o termo candeeiro é mais utilizado pelo português europeu. Enquanto no português brasileiro usamos o termo luminária.

Candeeiro com roda de bicicleta
Imagem: Pinterest

Apesar de serem palavras sinônimas, o termo “candeeiro” é empregado aqui no Brasil quando falamos sobre objetos para iluminação únicos e com personalidade. Além disso, a fonte de luz (seja lâmpada ou velas) fica exposta ou pelo menos à mostra. Enquanto luminária é utilizado como um termo geral para objetos de decoração simples e comuns.

Assim como as luzes de teto da casa são indispensáveis para a funcionalidade da casa, o uso de candeeiros como objeto decorativo irá auxiliar a deixar o ambiente no tom que você deseja. Contudo, antes de decidir qual candeeiro usar e onde você pode colocar, é importante saber que existem quatro possibilidades de uso dos candeeiros:

Candeeiro de chão

De acordo com o próprio nome, os candeeiros de chão possuem um suporte no chão e possui alturas que podem variar de acordo com o design.

A vantagem do candeeiro de chão é ser portátil, portanto você pode movê-lo quiser. Além disso, por fornecer iluminação a parte, você pode liga-lo apenas quando quiser. E sem contar que esse é um belo objeto decorativo para se ter em casa.

Atualmente, existem diferentes modelos de candeeiro no mercado. E, com a moda do minimalismo e conceito industrial a todo o vapor no mundo do design, os modelos mais fáceis de encontrar são os candeerios de chão estilo industrial.

candeeiro chão
Imagem: Pinterest

Candeeiro de mesa

Assim como o de chão, o candeeiro de mesa é ideal para escritórios e mesas de cabeceira. Assim, os candeeiros de mesa são muito requisitados pela sua utilidade, praticidade e preço. Afinal, dentre os três tipos de candeeiros, é possível encontrar o de mesa com menores valores para compra. Além disso, existem diversos modelos diferenciados para a compra.

Candeeiro de mesa
Imagem: Pinterest

Candeeiro de teto

Imponência e elegância são dois dos requisitos fundamentais para um candeeiro de teto. Independente do estilo ou material da peça, os candeeiros de teto fornecem ao ambiente que iluminam um ar fino independente da característica da peça (rústica, moderna, clássica, etc).

Além da imponência dos candeeiros de teto, seu uso também é capaz de tornar seu ambiente mais aconchegante e especial.

Candeeiro de parede

Além das formas mais comuns, você também pode utilizar candeeiros colocados em paredes. Esse tipo de iluminação fixa é muito usada para dar um tom romântico ao ambiente.

Candeeiro parede romantico
Imagem: Pinterest

Modelos de candeeiros

Como já citamos, existem diversos modelos de candeeiro disponíveis para compra. Por isso, listamos alguns dos principais estilos. Dessa forma você pode decidir qual modelo mais gostou e qual combina mais com você.

  • Clássico/Colonial

Os candeeiros são utilizados há séculos e seus modelos coloniais chamam a atenção para sua imponência. Entretanto, não é preciso ir a uma loja de antiguidades para adquirir um. Isso porque os candeeiros do estilo vitoriano e colonial estão em alta e são comercializados em lojas de decoração especializadas.

candeeiro vitoriano
Lustre Candelabro – Essência Móveis

Os candeeiros clássicos são atemporais e são sempre sinônimo de sofisticação. Suas estrutura coberta de cristais ou similares, somada a suas diversas camadas de luz entregam para o ambiente mais do que uma simples iluminação.

candeeiro classico
Imagem: Pinterest
  • Moderno

Os candeeiros modernos são repletos de designs que variam muito entre si. Contudo, todos sempre trazem algum toque moderno: seja na geometria no uso de lâmpadas led ou de característica artesanal. Por isso, são versáteis e combinam com vários ambientes diferentes.

candeeiro moderno
Pinterest

Nesse sentido de modernidade, também há o estilo industrial que é um retrato do minimalismo do século XXI: pouca decoração, estruturas simples e de metal que remetem à era industrial.

Em contraposto ao modelo industrial, também existem modelos modernos do tipo rústico. Esses modelos basicamente combinam elementos modernos como lâmpadas de led e antigos como madeira. Apesar dessa combinação ser perfeita para casas de campo, nada te impede de ter um em seu próprio apartamento.

candeeiro rustico madeira
Imagem: Pinterest

Como usar candeeiro em decoração

Quando se trata de decoração, iluminação é a alma do negócio. Afinal, de nada adianta caprichar na composição do seu ambiente e no final a luz não ser adequada.

Além disso, é importante saber qual ambiente você quer decorar. Também é importante saber quais as sensações você gostaria de transmitir em sua casa.

Por isso, agora que você já sabe o que é um candeeiro e quais são os tipos de candeeiro, aqui estão algumas dicas de como usar o candeeiro em decoração de diferentes ambientes:

Sala de estar

Se você gosta de impressionar, que tal usar um belo candeeiro clássico em sua sala de estar? Assim, além de deixar sua casa com ar imponente e fino, esse objeto também serve como um ótimo tema para uma conversa inicial.

Contudo, se você gosta de um ar mais moderno em sua casa, você ainda assim pode usar um belo candeeiro. Por exemplo, que tal um candeeiro totalmente diferente? Graças à moda industrial, essa busca ficou muito fácil.

Sala de jantar

Você gosta de organizar sua casa, por a mesa e receber visitar? Adora quando seus hóspedes elogiam seu bom gosto ou escolha na decoração? Então, você deve considerar instalar um candeeiro em sua sala de jantar.

Assim como para a sala de estar, um belo candeeiro clássico em sua sala de jantar irá impressionar seus convidados.

Imagem: Pinterest

Contudo, um modelo despojado diferente do usual também dará uma bela estética para seu ambiente. Além disso, mostra que você é uma pessoa moderna e despojada. Sem comentar o bom gosto.

E se você acha que é preciso de uma sala de jantar enorme para tal, você provavelmente está enganado.

Imagem: Pinterest – Na Imagem: Cadeira Wishbone

Cozinha

Outro ambiente comum da casa que usamos muito é a cozinha. E apesar da preocupação em relação à beleza dos armários e utilidade dos eletrodomésticos, a iluminação no coração da casa não é tão considerada assim.

Contudo, o uso de candeeiros em cozinhas ajuda a deixá-la ainda mais bonita e demonstra que você se importa com todos os espaços da sua casa. Além do mais, uma luz extra pode te ajudar a não cortar o dedo quando faz aquela boquinha de madrugada.

Quarto

Enquanto nos ambientes comuns a gente falou sobre a imponência de um belo candeeiro, no quarto a imponência pode ser substituída pelo aconchego e tranquilidade.

E considerando a quantidade massiva de candeeiros disponíveis, é possível optar exatamente sobre como você planeja criar um ambiente agradável e calmo. Nesse caso, o uso dos rústicos pode ser o que você precisa.

Pinterest

Escritório

Sem dúvidas o escritório é o local da casa que mais precisa de luz extra. Por isso, é muito comum o uso de luminárias convencionais (que muitas vezes são, na verdade, candeeiros). Nesse caso, você pode optar por modelos simples de candeeiros de mesa

Candeeiro de mesa- escritório
Pinterest

Ou você pode ousar e transformar seu escritório em sua fortaleza.

E acredite em mim quando digo, você pode ousar mesmo!

Candeeiro moderno escritório
Pinterest

Banheiro

E se você pretende deixar toda a sua casa um charme, o banheiro não pode ficar para trás. Que tal um banho de banheira sob uma luz baixa?

Área externa

Apesar do uso candeeiros em ambientes internos não serem tão comuns assim, seu uso para iluminação de área externa são muito comuns e quase indispensáveis se você quer ter uma bela fachada.

Pinterest

Também é possível ousar e fugir do convencional sem perder o charme e aconchego de sua área externa

Pinterest

Sua vez de escolher

Agora que você já sabe tudo sobre candeeiros, basta você escolher aqueles que combinam mais com a sua casa e, principalmente, com você. Afinal, visitas vem e vão, mas quem fica em sua casa é você.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *