Casa e Construção: Como construir e reformar com eficácia e economia

Tempo de leitura: 5 minutos

Rate this post

A construção de uma casa está entre os grandes sonhos de uma pessoa – Trabalhar duro para garantir um lugar para chamar de lar e com sua cara é tudo de bom! Embora a maioria das pessoas no Brasil ainda vivam de aluguel, todo mundo tem o sonho de ter o seu próprio cantinho.

No artigo de hoje, nós da Essência Móveis preparamos uma lista de fatores que podem trazer um melhor aproveitamento dos recursos e economizar na hora de construir ou reformar a sua casa.

Vamos lá? 

Quanto custa fazer a construção de uma casa?

O preço da construção de uma casa está condicionada a diversos fatores:

Fatores que podem deixar a construção da sua casa mais barata sem perder a qualidade

Bom planejamento

Como em qualquer coisa em nossas vidas, um bom planejamento serve para resolver problemas até mesmo antes deles aparecerem. Numa obra, há muitas variáveis envolvidas e não há como adivinhar todos os problemas que irão acontecer durante sua execução.

No entanto, fazer um bom planejamento traz uma previsibilidade em todos os aspectos e facilita muito na parte financeira. Saber o quanto você irá gastar e principalmente quando irá gastar será crucial para trazer uma economia e não te deixar sem capital para as necessidades básicas que você tem com sua família.

Além disso, uma parte importante do planejamento numa obra é o cronograma: Muitos profissionais (pedreiros, ajudantes, pintores, etc.) cobram por dia de empreita, mas não botar metas pode ser um sério problema. Identifique possíveis enrolões ou busque negociar o valor do trabalho por serviço feito.

Por fim, O cronograma também ajuda na hora de determinar quando cada recurso será comprado. Dessa forma, ao dividir a obra em etapas, você saberá muito mais para onde de fato está indo o seu dinheiro!

Saiba escolher os materiais

Muitas vezes na construção ou reforma de uma casa, sofremos influências diretas de vendedores e isso pode acarretar em gastos extras. É claro, há muitos vendedores honestos que irão ajudar você com o que você quer. Porém, outros só estarão de olho em comissões “gordas” e tentarão te empurrar materiais que você não precisa.

Sendo assim, não se importe em gastar um pouco mais de tempo avaliando as cerâmicas ou peças para o banheiro da sua casa, por exemplo. O vendedor nunca mais precisará ver aquelas peças, já você precisará se deparar com elas todos os dias…

Além disso, quando se trata de uma construção nova, avalie a possibilidade de usar sistemas construtivos diferentes da alvenaria convencional como o Drywall. Você pode achar o material mais caro, mas conseguirá economizar com a mão de obra!

Contratar o profissional certo parece caro, mas traz economia!

Muitas vezes acabamos acreditando na nossa intuição e só contratamos os profissionais que farão a casa “ficar de pé” como pedreiros e ajudantes. Por isso, negligenciamos a contratação de profissionais responsáveis pelo planejamento.

Um dos principais custos ao construir uma casa ou edifício é a estrutura: Contratar um engenheiro fará com que a estrutura esteja mais otimizada e você não precise exagerar nessa área na sua construção. 

Por outro lado, ter um arquiteto ou decorador trará ainda mais vantagens para a estética e praticidade da sua casa. Um arquiteto sabe organizar melhor os fluxos e espaços da casa e trará muito mais conforto para você.

Não tenha preguiça de fazer vários orçamentos nem vergonha de pechinchar!

Muitas pessoas tem vergonha de pechinchar…Se você é uma dessas, o único conselho que podemos te dar é: pare!

Ao fazer orçamentos em vários lugares, você terá uma noção melhor sobre quais são os custos de cada material – Dessa forma, você conseguirá ter um conhecimento a mais na hora de pechinchar.

Além disso, ao visitar várias lojas, você encontrará peças e materiais diversos. Isso pode trazer não só economia, mas também novas ideias para a reforma ou construção da sua casa!

Evite o desperdício

Uma das dificuldades numa construção é conter o desperdício de recursos – E isso não inclui somente materiais, mas também de mão de obra.

Caso você consiga contratar um engenheiro para a execução da sua obra, essa otimização poderá ser feita de uma maneira ainda mais eficiente. Por conhecer melhor a rotina de uma obra, ele saberá fazer com que a mão de obra esteja sempre ocupada, evitando ociosidade indesejada.

Além disso, é muito importante que se faça a construção na época certa, pois a depender da sua região, o trabalho poderá ficar comprometido devido a fatores do clima. Chuva e calor intenso são vilões para qualquer obra externa e você deve evitar construir nestas épocas.

Pré-fabricados ou Pré-planejadas podem ser a salvação do seu orçamento

Uma das coisas que pode evitar gastos na hora de construir sua casa é investir em peças pré-fabricadas ou projetos pré-planejados. Através deles, é possível cortar boa parte dos gastos envolvidos no planejamento, além de utilizar coisas que já foram testadas e validadas por outros construtores.

A desvantagem desse tipo de construção é não dar tanta brecha para modificações – Entretanto é a que possui menos custos e a que mais evita surpresas indesejadas no momento da construção.

Conheça a Essência Móveis

Somos uma loja de alta decoração que fornece móveis de design com preço justo, ajudando você a melhorar a estética do seu ambiente, prezando pelo atendimento exclusivo, desde o primeiro contato até o acompanhamento do produto depois de entregue.

Nosso grande diferencial é o cliente conseguir personalizar o produto que possui fabricação artesanal.

Quer saber mais sobre móveis de design? Então acesse nosso site e não deixe de acompanhar nossas publicações no instagramfacebookpinterest e youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *