Quanto custa reformar e decorar um apartamento?

Tempo de leitura: 8 minutos

Você quer fazer uma reforma no apartamento e não faz ideia do quanto isso pode custar? Fique tranquilo – um dos maiores problemas enfrentados pelos proprietários de apartamentos em busca de reforma é exatamente essa: ter uma estimativa do orçamento.

reforma de apartamento

Isso acontece entre outras coisas pois cada apartamento tem sua própria estrutura e formato. E por isso não é possível obter um valor fixo pelo serviço. Além disso, cada proprietário tem gostos e necessidades diferentes, o que faz com que o valor de uma reforma varie bastante de um apartamento para o outro.

Se você está em busca de uma estimativa de preços ou entender melhor sobre o que influencia o custo de uma reforma ou decoração de um apartamento, nós da Essência Móveis preparamos este artigo para você! 

Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: 7 erros na hora de reformar a sua casa ou apartamento!

Primeiros passos para a reforma de um apartamento

Uma das primeiras tarefas que você deve saber para entender o custo de uma reforma é saber o que você quer (e os motivos que levam você a isso!).

reforma de apartamento

Muitas vezes, as pessoas querem fazer uma reforma, mas não sabem muito bem o porquê. É claro, é muito interessante ter novidades no lugar onde moramos. Entretanto, uma reforma meramente estética e mal planejada pode levar você a se arrepender rapidamente da sua nova casa.

Sendo assim, sente-se com sua família ou quem mora com você e comece um planejamento. Deixe a imaginação fluir sem pensar muito no orçamento – Afinal, sua casa deve ser exatamente o que você deseja e dessa forma 

O que influencia no custo de uma reforma em apartamento

reforma de apartamento

Como dissemos anteriormente, há muitos itens que podem influenciar na hora de fazer o seu orçamento de reforma. Entre eles, destacamos alguns que podem fazer muita diferença na sua decoração (e também no orçamento!).

A Reforma é Parcial ou Completa?

reforma de apartamento

Reforma Parcial

Quando falamos de reforma parcial, estamos falando de modificar apenas alguns cômodos ou não mexer em estruturas complexas e caras como as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel.

Através desse tipo de reforma, é possível dar uma nova cara ao seu apartamento com novas cores adicionadas à pintura, bem como a adição de móveis planejados. 

reforma de apartamento

Esse tipo de reforma é bastante indicada para quem está satisfeito com o apartamento. Porém precisa modernizá-lo e deixá-lo com a cara de quem mora nele. 

Uma reforma parcial que inclua pintura, móveis planejados e não contenha nenhuma alteração na estrutura do imóvel pode variar entre R$600 a R$1200 por m². 

reforma de apartamento

É importante salientar que este valor é uma estimativa e pode variar bastante de acordo com os móveis e materiais que você escolherá para esta reforma.

Reforma Completa

Por outro lado, uma reforma completa traz uma verdadeira revolução a um apartamento, fazendo com que muitas vezes ele se torne irreconhecível!

Nesse tipo de reforma, paredes podem ser destruídas para gerar o famoso “conceito aberto” e estruturas hidráulicas podem ser criadas ou mudar de lugar com relação ao que existia anteriormente no apartamento.

reforma de apartamento

Além disso, a troca de azulejos em áreas molhadas e a colocação de pisos, faz com que a obra encareça bastante, mas deem um ar muito mais moderno e renovado na casa toda. 

Neste caso, os custos comuns deste tipo de reforma são de aproximadamente 30% do valor do m² da área construída do apartamento.

reforma de apartamento

Ou seja, para um caso de um apartamento de 100m², por exemplo, o custo seria de 30 mil reais, em média. Entretanto, mais uma vez, salientamos que isso pode variar bastante com o nível da reforma da sua residência e o valor deve ser encarado apenas como uma estimativa, podendo ser um valor maior ou menor que isso.

Materiais de Construção, tintas e acabamentos

reforma de apartamento

Os materiais de construção devem ser sempre pensados pelo lado da otimização. Querer economizar comprando materiais e acabamentos mais baratos pode fazer com que o gasto seja maior pelo fato dos materiais renderem menos do que outros com mais qualidade. 

Converse com outros profissionais além dos vendedores para conhecer melhor os materiais que você está comprando.  

Mão de obra especializada – Arquitetos, Decoradores e Engenheiros

Ao realizar uma reforma em seu apartamento, o ideal é contar com arquitetos, decoradores e engenheiros. Através dele, você estará garantindo que a reforma da sua casa sairá conforme o planejado – tanto na parte estética, quanto funcional e financeira.

Estes profissionais também serão responsáveis por realizar os projetos de forma a valorizar o seu imóvel e fazer com que você se sinta num ambiente aconchegante.

Ao contrário do que muitos imaginam, o trabalho destes profissionais, inclusive, pode se mostrar bastante econômico! Por estarem o tempo todo em contato com reformas e construções, eles conhecem mais materiais e profissionais, fazendo com que os custos sejam minimizados consideravelmente.

O custo da contratação destes profissionais pode variar entre 5 e 15% do valor total da obra. Há também variações conforme o modelo de contratação – há aqueles que cobram por m², outros por hora e ainda quem cobre por uma porcentagem do valor da obra.

Louças e metais

Outro item que costuma fazer bastante diferença no valor de uma reforma é o de louças e metais. 

Quanto às louças e metais, vale a pena procurar e gastar um pouco de tempo em lojas especializadas como a Tok&Stok e Leroy Merlin. Nestes lugares, você pode encontrar uma diversidade muito grande de peças e achar aquela que realmente combine com você e com a reforma desejada por você.

Essa parte da reforma pode custar até 35% do valor total da obra dependendo do que você escolher para o seu apartamento. Leve em consideração que estas peças irão durar por muito tempo, então invista em qualidade, pois você conviverá com estas peças por um bom tempo!

Móveis

Mais do que escolher móveis bonitos para a sua casa, estes devem passar o conceito que você deseja e serem práticos para que você tenha a melhor experiência e conforto em sua casa. 

Móveis bem pensados (sejam planejados ou não) podem trazer um melhor aproveitamento de espaço e fazer com que você 

Confira o nosso catálogo de móveis e decoração em nosso site! Temos certeza de que podemos ajudar você a fazer uma revolução no projeto de decoração do seu apartamento!

Conclusão – Quanto custa uma reforma de apartamento?

Uma reforma de apartamento tem várias variáveis e dependendo do que você busca, o seu planejamento poderá chegar ao nível de uma nova construção. É importante visualizar todos os custos previamente com a ajuda de um profissional para que você faça a melhor reforma possível na sua casa.

Além disso, a decoração é algo fundamental para que uma reforma fique com a sua cara. Embora você possa fazê-la e se sentir satisfeito com ela, um decorador pode agregar muito valor à estética do seu apartamento e indicar as peças certas para combinar custo e benefício, fazendo com que a sua reforma fique incrível e inesquecível!

Fazer a reforma com um projeto de decoração de um apartamento pode custar até 30% do valor do imóvel. Neste valor, destaca-se a influência da mão de obra e itens como o mobiliário e o acabamento. Entretanto, uma boa reforma pode ser encarada como um investimento pois traz maior conforto e uma melhor experiência para quem vive no local. O que também traz uma melhor avaliação por parte de quem está avaliando o seu imóvel para alugar ou vender.

Sendo assim, planeje bem a sua reforma e conte com a Essência Móveis para encontrar as melhores peças de Móveis de Design!

Conheça a Essência Móveis

Somos uma loja de alta decoração que fornece móveis de design com preço justo, ajudando você a melhorar a estética do seu ambiente, prezando pelo atendimento exclusivo, desde o primeiro contato até o acompanhamento do produto depois de entregue.

Nosso grande diferencial é o cliente conseguir personalizar o produto que possui fabricação artesanal.

Quer saber mais sobre móveis de design? Então acesse nosso site e não deixe de acompanhar nossas publicações aqui no blog, no instagramfacebookpinterest e youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *