Cor do ano 2022: Veja as principais escolhas

Tempo de leitura: 6 minutos

Que tal conhecer a cor do ano 2022?

Você pode não perceber, mas em todos os anos há uma mudança de comportamento com relação às peças de design que estão “na moda”. Um exemplo é ver uma postagem do Instagram de uma grande empresa em 2016 e em 2021: Você verá o quanto as coisas mudaram (e em vários aspectos!).

Normalmente isso acontece pois o formato da diagramação, das fontes e das cores seguem tendências da mesma forma que ocorre com as peças de roupa. Você se lembra de alguma roupa que usava há alguns anos e hoje faria você se sentir cafona? Pois é, o sentimento é o mesmo.

Sendo assim, conhecer as tendências é fundamental para quem quer se manter atualizado. Isso vale tanto para quem é profissional de alguma área, quanto para pessoas que queiram saber o que está em voga e assim melhorar algum aspecto.

Por isso, nós da Essência Móveis, uma loja especializada em móveis de design, trouxemos para você as principais tendências para a Cor do Ano 2022. Conhecendo elas, você poderá fazer melhores escolhas para a paleta de cores das paredes da sua casa, das suas roupas e até mesmo dos seus móveis.

Vamos conhecer as cores que mais veremos no ano que vem?

Veja aqui este conteúdo em vídeo:

Como são escolhidas as tendências de cores?

Desde 1999, a Pantone é a principal referência no que diz respeito à cor do ano e tendências de paletas de cores. Ela faz isso realizando estudos que envolvem várias variáveis como análise de tendências e comportamentos.

Entre os itens que ela leva em consideração, estão os sentimentos sobre o que se passou no ano anterior e qual é o sentimento que se espera para o ano que está chegando. 

Além disso, são analisadas também peças de moda, bem como paletas de cores de filmes e peças publicitárias.

Além dela, outras empresas também apresentam suas cores do ano. Estas tendências tem a ver também com o ambiente nas quais estas empresas trabalham – Um exemplo é a Suvinil, que se foca para as cores de tintas e revestimentos que serão tendência nas casas para o próximo ano. 

Outro exemplo que abordaremos neste artigo é a WGSN, uma das principais empresas no ramo de tendências para o design. 

Cor do Ano 2022 – Pantone

A Pantone é uma das empresas mais conhecidas do mundo quando o assunto são cores. Através de seu sistema, que leva o mesmo nome da empresa, há a especificação e o controle de cores utilizado em diversas indústrias como a têxtil, do design e gráfica.

Por isso mesmo, a Pantone pode ser considerada a principal referência quando buscamos entender as tendências para o ano seguinte. Há alguns anos, a tendência foi utilizar tons em neon para simbolizar a vivacidade e dar um aspecto solar a qualquer peça.

Fonte: Pantone.

Para 2022, a tendência é completamente oposta: A paleta Clarify é a escolhida para o ano 2022 e traz 8 cores em tons neutros (ou pasteis) visando um aspecto de calmaria e esperança para o ano que chega.

Estes tons podem ser utilizados principalmente para a casa e os seus interiores – Trazem charme e elegância, além da harmonia tão necessária nos tempos atuais. Se você está pensando em redecorar a sua casa, aproveite para investir nessa paleta de cores para paredes e móveis. O seu lar vai ficar incrível!

Entretanto, mais que uma Cor do Ano, a Pantone produz anualmente um guia de cores e paletas, onde há toda a explicação a respeito dos conceitos de cores e por que você deve adotá-los em 2022.

Este guia chama-se PantoneView Color Planner Spring/Summer 2022. Este guia é bastante indicado para pessoas que trabalham com design e moda – Através dele é possível conhecer as tendências e aplicá-las da maneira correta, visando trazer os sentimentos que de fato cada uma das cores traz.

Confira mais sobre a paleta de cores da Pantone clicando aqui!

Trend Color WGSN 2022

Outra gigante que também investe em falar das tendências de cor no mundo para o ano que vem é a WSGN. Em parceria com a Coloro (concorrente da Pantone), a empresa divulgou não só uma, mas 3 cores como a principal tendência para o ano de 2022.

E para ser sincero, Pantone e WGSN não poderiam discordar mais! Enquanto a primeira investiu em tendências de cores neutras, a WGSN trouxe a cor Orchid Flower, para quebrar completamente qualquer padrão.

Fonte: Lopes.

De acordo com a empresa, este rosa de característica forte traz consigo sentimentos cromáticos como a positividade, muito necessário para o momento atual. Além dela, a WGSN escolheu também duas cores:

A Atlantic Blue é um azul que está ao mesmo tempo bem no limiar do claro e escuro. Desse modo, isso traz uma sensação de equilíbrio.

Fonte: Rolonflex.

Da mesma forma, a outra cor é bastante tropical – Mango Sorbet. Esta última é um laranja e o nome é quase que auto explicativo: Uma cor de sorvete de manga!

Fonte: Trisul

Confira sobre as cores como da WGSN foram escolhidas clicando aqui!

Cor do Ano 2022 – Suvinil

Nesse sentido, uma das gigantes brasileiras no ramo de tintas para casa e construção também tem as suas escolhas preferidas para o ano de 2022. Desse modo, para a Suvinil, a cor do ano 2022 é o Verde Eclipse.

A princípio, esta cor foi escolhida como uma forma de enxergar um futuro mais colorido e com uma infinidade de possibilidades após enfrentar a tormenta que foi a pandemia de Covid-19 nos últimos dois.

Além da cor Verde Eclipse, a Suvinil também selecionou 3 paletas de cores principais divididas por tema: Mundo Ideal, Mundo Surreal e Mundo Digital.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *