Tudo que você precisa saber sobre engenharia civil

Tempo de leitura: 6 minutos

A engenharia civil é um dos ramos mais antigos da engenharia. Datado de quando as pessoas começaram a viver em assentamentos e começaram a moldar seus ambientes de acordo com suas necessidades.

Nesse sentido, os engenheiros civis são responsáveis por medir e mapear a superfície terrestre. Projetando e supervisionando sobretudo a construção de grandes projetos de construção, túneis, dutos, pontes, barragens e estruturas costeiras.

engenharia civil
Fonte: InfoEscola

Sendo assim, os engenheiros civis são planejadores e projetistas, ou eles fazem pesquisas no campo. Seu trabalho pode ser tanto no setor público quanto privado.

Onde ele se concentrará em projetar e manter construções como edifícios ou mesmo abastecimento de água. Bem como, encontrará a melhor maneira de construir e supervisionar projetos.

O que é engenharia civil?

engenharia civil
Fonte: UNORP

A princípio, a engenharia civil é um braço de engenharia que se concentra na manutenção, construção e projeto de diferentes tipos de obras. Tais como sistemas de transporte, edifícios, sistemas de água e instalações públicas como por exemplo, estações de trem e aeroportos.

Além disso, o requisito básico para esta profissão é a formação de 5 anos em engenharia civil. Entretanto, outras formações e certificações relevantes devem ser adquiridas para aumentar as qualificações de cada um em sua carreira.

Mercado de trabalho da engenharia civil

Os empregos para engenheiros civis são sobretudo ligados à indústria da construção civil. Sendo assim, isso significa que quando há muitos projetos de construção no mercado, os engenheiros civis tendem a ser muito requisitados, e vice-versa.

engenharia civil
Fonte: Blog Uninorte

As empresas de engenharia civil desenvolvem planos e desenhos para estruturas. Afinal, elas têm que projetar e construir edifícios que sejam seguros e que atendam aos requisitos do local.

Além disso, a eficiência é fundamental na construção de qualquer estrutura para garantir que ela dure muitos anos de uso.

As responsabilidades do engenheiro civil

Análise e planejamento

engenharia civil
Fonte: Voi Seguros

O treinamento de um engenheiro civil o prepara acima de tudo para analisar e prever os possíveis efeitos a longo prazo da construção. Sendo assim, durante a fase de planejamento devem ser analisados mapas, relatórios, testes de solo, testes de produto e muito mais.

Isto implica características como a força das fundações, que é vital para projetos de construção seguros e bem sucedidos. Além disso, o planejamento está alinhado com as normas legais.

Nesse sentido, todos os seus dados são usados para construir planos de longo prazo e projetar construções práticas para garantir o sucesso.

Estimativa dos custos de construção

engenharia civil
Fonte: Construa App

Sob o mesmo ponto de vista, há um aspecto contábil no trabalho de engenharia civil. A estimativa de custos da construção, mão-de-obra, recursos e mais – ajuda a determinar os orçamentos, mas também a viabilidade dos projetos.

Gerenciamento

engenharia civil
Fonte: Emanoely Zimmermann – Projetos e Interiores

Você também precisa de habilidades organizacionais para este trabalho. Você pode ter que supervisionar um local de trabalho ou gerenciar um processo de reparo em um edifício existente.

Aplicações únicas

engenharia civil
Fonte: Blog Pitágoras – Faculdade Pitágoras

Você está interessado em algo único? E quanto a investir suas habilidades para melhorar o mundo? Energia renovável é uma palavra importante no momento e são os engenheiros civis que lideram os projetos de grande escala com componentes fotovoltaicos ou de energia solar.

Eles garantem que os projetos se alinhem com as expectativas dos governos. Por exemplo, você considera a logística necessária para a instalação de uma turbina eólica?

Você pode ver que a descrição de trabalho de um engenheiro civil é diversa. Sendo assim, você certamente encontrará um nicho que corresponda a seus interesses particulares.

Campos especializados da engenharia civil

Para combinar sua carreira com o que você é apaixonado, você pode se especializar em uma dessas áreas:

  • Estrutural;
  • Gerenciamento de construções;
  • Engenharia de transporte;
  • Engenharia ambiental;
  • Geotécnica;
  • Engenharia hidráulica e de recursos hídricos;
  • Geodésica.

Engenharia estrutural

engenharia civil
Fonte: IMED

A engenharia estrutural é um amplo ramo de prática dentro da engenharia civil. E se preocupa com o projeto de grandes edifícios, torres, tanques, pontes, represas e outras grandes estruturas.

Os engenheiros estruturais projetam e selecionam componentes estruturais apropriados (por exemplo, colunas, vigas e lajes) e sistemas a fim de proporcionar resistência, estabilidade e durabilidade adequadas.

Engenharia e gerenciamento de construções

Fonte: Unifor

A indústria da construção civil é a escolha da maioria dos engenheiros civis e uma grande fração dos engenheiros civis trabalha nesta indústria. Eles constroem as instalações que arquitetos e engenheiros projetam.

O principal trabalho dos engenheiros é gerenciar e utilizar os recursos da construção, a fim de construir a estrutura dentro do prazo previsto pelo projetista.

Engenharia de transporte

Fonte: Vai de Bolsa

A engenharia de transporte é a aplicação de princípios científicos para o projeto, operação, gerenciamento e planejamento adequado de sistemas de transporte.

Os engenheiros de transporte planejam rodovias, portos, aeroportos e sistemas de transporte de massa. Eles planejam e projetam terminais de transporte. Além disso, eles criam e operam sistemas para o controle eficiente do tráfego veicular.

Engenharia ambiental

Fonte: InfoEscola

Os engenheiros ambientais utilizam os princípios da engenharia, ciência do solo, biologia e química para projetar e desenvolver soluções para os problemas ambientais. Bem como para melhorar a qualidade ambiental.

Eles projetam e supervisionam a operação de estações de tratamento de água doce e de tratamento de águas residuais. Os engenheiros ambientais também medem e monitoram os poluentes na terra, nos lagos, nos cursos d’água e no ar.

Engenharia Geotécnica

Fonte: Senge

Os engenheiros geotécnicos se preocupam principalmente com o comportamento do solo e das rochas. Sua tarefa é analisar os sistemas de suporte da terra e projetar fundações que sejam capazes de transmitir as cargas da estrutura ao solo. Eles analisam e projetam paredes de terra, rodovias e pavimentos de aeroportos.

Engenharia hidráulica e de recursos hídricos

Fonte: Engenharia 360

Os Engenheiros Hidráulicos e de Recursos Hídricos se preocupam com o fluxo de água através de condutos, valas, canais e represas.

Estes engenheiros utilizam seus conhecimentos especializados em mecânica dos fluidos para planejar e projetar barragens, sistemas de irrigação, tarefas municipais e urbanas de água. Bem como, sistemas de controle de erosão e drenagem.

Engenharia Geodésica

Fonte: Azimute Engenharia.

A princípio, os engenheiros geodésicos são responsáveis por medir e mapear a superfície terrestre. Desse modo, eles podem localizar com precisão a propriedade e as linhas do edifício e pesquisar a localização, elevação e alinhamento de vários projetos de engenharia.

Conte com a Essência Móveis!

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Sendo assim, trabalhamos com móveis de design e estamos prontos para fazer com que o seu lar seja uma verdadeira obra de arte e siga todas as tendências! Se você quer ter as melhores dicas e ter mais conhecimento sobre decoração, fique de olho em nosso blog!

Por fim, não deixe de conferir as nossas redes sociais nos links abaixo!

Instagram

Facebook

Pinterest

Canal do Youtube.

Até mais!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *