Como um bom projeto pode te fazer economizar na reforma da casa

Tempo de leitura: 6 minutos

É normal chegar um momento em que queremos realizar novas mudanças em nossas casas. No entanto, para realizar uma reforma de qualidade e econômica é necessário ter um projeto.

Fonte: Viva Decora.

O projeto da reforma é muito importante quando se trata de economia. Com ele, é possível saber não só os materiais que serão utilizados, como também o tempo e custo de mão-de-obra.

A reforma de uma casa não é para mudar apenas os detalhes estéticos. Ela serve para replanejar a estrutura da casa, encontrar e solucionar problemas e aproveitar o espaço da melhor forma possível.

Fonte: Casa Abril

Nesse sentido, nós vamos falar mais sobre os projetos de reforma, como são feitos e como eles influenciam na economia durante a obra. Assim, você pode economizar mais na sua próxima reforma, e garantir uma obra de qualidade para sua casa.

Como um projeto faz economizar na reforma

Fonte: www.archdaily.com.br

Se você pensa que contratar um arquiteto para realizar o projeto de reforma é um desperdício, você está errado. Tomar essa decisão, na verdade, faz com que você economize mais na sua obra.

Uma obra sem um projeto, faz com que você gaste mais dinheiro com materiais, criando desperdícios, e com mão-de-obra. Com um projeto de reforma, você já terá, inicialmente, todo o orçamento planejado. Assim, você saberá os materiais que serão necessários para cada etapa da reforma, não comprando materiais a mais e desperdiçando.

Fonte: Casa Abril

Além disso, a mão-de-obra dos construtores costuma ser cobrada pelo dia de trabalho. Se não há um planejamento, a obra pode se estender, aumentando os dias de trabalhos dos construtores e consequentemente aumentando os gastos.

O arquiteto passará o orçamento e o cronograma de cada etapa da reforma, o que evita diversos gastos. Com o cronograma é possível saber quanto tempo levará para realizar cada etapa. Desse modo, será mais fácil evitar o desperdício de materiais e dias a mais de mão-de-obra.

Fonte: Revista Habitare

Nesse sentido, com um bom projeto você acabará tendo um resultado de qualidade e não um desperdício de dinheiro. Assim, é possível reformar a sua casa e deixá-la como você sempre sonhou sem abrir mão da economia e garantindo eficiência e qualidade na obra.

Como é criado um projeto de reforma

A princípio, o ideal é procurar por um arquiteto para que o projeto seja feito. O arquiteto se baseará nas necessidades dos moradores, focando, principalmente, na questão do aproveitamento do espaço e na inclusão dos elementos desejados pelos moradores.

Fonte: www.archdaily.com.br

A partir disso, o projeto de reforma visa a busca dos projetos já existentes da edificação. Bem como encontrar problemas que podem ser solucionados na reforma. Dessa forma, o projeto buscará uma forma de solucionar de forma segura problemas na estrutura da casa e nos sistemas elétricos, de água, esgoto, e outros.

Em seguida, o arquiteto faz uma proposta de layout, onde ele cria uma planta baixa com a configuração do ambiente, mostrando o posicionamento dos móveis e o dimensionamento.

Depois vem o projeto técnico, que auxilia a execução da construção. Nesse projeto são identificadas todas as estruturas a serem demolidas e construídas, além de mostrar o posicionamento de pontos elétricos, hidráulicos e luminotécnicos e as alterações que devem ser feitas.

Por fim, é feito um acompanhamento técnico de todo o processo da construção para que haja a certificação de que o projeto está sendo executado corretamente. Assim, todos os envolvidos garantem uma reforma com eficiência e bons resultados, evitando problemas, desgastes e renovando o ambiente.

Outras atitudes que ajudam a economizar em uma reforma

Além do projeto de reforma, você também pode tomar outras atitudes que ajudam a economizar em uma reforma. Se você já possui ideias a respeito da obra e também tem um prazo e um orçamento planejado, passe isso ao arquiteto e ao engenheiro da obra.

Caso contrário, crie um planejamento e um orçamento e os discuta com o arquiteto para que ele possa criar o projeto baseado nas suas necessidades. Dessa forma, é possível economizar em todas as etapas da reforma, principalmente no tempo de obra e nos materiais.

Não deixe de contratar profissionais. Como dissemos anteriormente, o arquiteto e o projeto de reforma é muito importante para a eficácia e economia da reforma. Nesse sentido, um engenheiro civil também é uma boa opção para que a execução da obra saia conforme o planejado, no tempo certo e sem desperdícios.

Além disso, é importante monitorar a obra e acompanhar o processo diariamente para ter mais informações a respeito da mão-de-obra. Como os pedreiros costumam ganhar por dia de serviço, alguns podem agir de má fé, enrolando o trabalho para prolongar os dias de serviço. Dessa forma, é importante acompanhar a obra para saber se está tudo saindo como o planejado.

Outras atitudes interessantes para economizar na reforma é contratar um designer de interiores, caso você esteja pensando em redecorar toda a casa e também optar por móveis planejados.

O designer decora o ambiente da forma que você deseja, aproveitando o espaço e economizando nos materiais, pois ele sabe onde encontrar tudo pelo melhor preço. Já os móveis planejados, são móveis feitos sob medidas. Eles são boas opções para deixar a sua casa com uma personalização única, além de otimizarem o espaço.

Fonte: Decor Fácil

Com essas atitudes você com certeza conseguirá executar uma reforma com eficácia e economia, garantindo bons resultados e um imóvel como você sempre sonhou.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Acesse o nosso blog para encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *