3 tipos de árvore de Natal decorada para diferentes ambientes da casa

Tempo de leitura: 5 minutos

Já parou para pensar sobre a importância de uma árvore de Natal decorada nas festas de final de ano? De fato, parece que sem este elemento perdemos toda a graça de comemorar. A casa parece vazia, e o resto dos enfeites parecem perder o sentido, porque ficam desconexos dentro dos ambientes. 

Por isso é tão importante considerar investir primeiro em um pinheirinho para o seu imóvel. Aliás, se possível, seria incrível poder espalhar esta alegria por toda a residência.

Mas não se preocupe em pensar que isso poderia afetar a harmonia da decoração da sua casa. Existem modelos de árvore de Natal de todo tipo, capazes de combinar com qualquer cenário.

Sendo assim, poderíamos considerar montar um pinheirinho na cozinha, na varanda, no quarto das crianças e em muitos outros lugares. Confira, no texto a seguir, opções incríveis; uma delas certamente irá lhe encantar.

Árvores nas cores branca e dourada
Árvores de natal nas cores branca e dourada.

1. Árvore de natal em cores além da combinação tradicional ‘verde e vermelho’

É mais fácil encontrarmos à venda nas lojas estruturas de pinheiro de Natal na cor verde. Por quê? Porque essa é a cor dos pinheiros de verdade – que ainda são utilizados como decoração de Natal principalmente nos Estados Unidos. 

Já para os enfeites, a cor vermelha é predominante, representando o sangue de Cristo. Entretanto, hoje em dia, pensando também no gosto das pessoas e no visual das suas residências, as empresas passaram a oferecer mais opções.

Podemos considerar adquirir estruturas de pinheiro de Natal em outras cores – ou customizá-las segundo o nosso gosto. Para uma decoração mais sóbria, árvores em cores frias, como azul e lilás. Para ambientes mais femininos, talvez uma árvore cor-de-rosa. 

Ou que tal uma árvore branca, representando a pureza e a vida de Cristo? E tem ainda o dourado, representando o Divino, a luz e o sol. Então, essas opções são ou não incríveis? Gostou de alguma delas?

É importante pensar em como decorar estas árvores, já que elas fogem completamente da estética tradicional. Em muitos casos, a melhor solução é adquirir enfeites em uma cartela de cores mais neutras – como branco, bege e prata, por exemplo.

Também é possível montar uma árvore monocromática, onde os enfeites são mais claros ou escuros com relação à estrutura do pinheiro. Evite os tons opostos, a não ser que o desejo seja criar uma decoração multicolorida. Porém, para não errar, é melhor testar antes com os cordões de luz.

Árvores de natal azuis
Árvores azuis.
Árvores de natal douradas
Dourado também é uma ótima opção.
Árvores de natal brancas
Árvores de natal brancas.

2. Árvores magrinhas, mas cheias de estilo e grande impacto visual

E se a sua casa é composta de ambientes compactos? Sem problemas. Já existem à venda estruturas de pinheiro de Natal mais finas ou com menor altura, ocupando menos espaço na decoração. 

E você ainda poderá comprar ou fazer modelo de árvore ainda mais minimalista, como nas imagens a seguir. Por exemplo, estruturas feitas somente com arame fino, com acabamento de fios brilhantes e cordões de luz. São opções mais simples; contudo, bem mais ousadas, combinando com cenários dos clássicos aos futuristas.

Assim como citamos no tópico anterior, é preciso entender quais os enfeites adequados para utilizar neste tipo de árvore. Neste caso, mais do que nunca, é preciso estar atento às proporções. 

É o mesmo como escolher modelos de roupa para perfis de pessoas diferentes. Árvores mais gordinhas e baixas, enfeites pequenos. Árvores mais magras e altas, uma boa opção é ir de baixo para cima, no crescente, de enfeites maiores a menores. Por fim, árvores minimalistas devem receber pouco ou nenhum enfeite.

Árvores minimalistas
Árvores de natal minimalistas.
Árvores de natal com vários itens decorativos
Árvores de natal com vários itens decorativos.

3. Árvores menores e que podem ser adaptadas a ambientes de menor metragem

Os pinheiros verdadeiros são grandiosos. Talvez por isso sempre pensamos que os pinheiros de Natal precisam ter a maior estrutura possível. É verdade, grandes árvores de Natal impactam mais nas decorações de final de ano. 

Mas também é interessante considerar árvores menores vendidas nas lojas para compor a decoração de ambientes além da sala de estar. Afinal, podemos espalhar alegria dessa festa por toda residência.

As versões pequenas e melhor preenchidas são perfeitas para ser o destaque em cantinhos vazios da casa. Já aquelas de galhos mais finos, revelando o seu tronco, ficou melhor sobre aparadores, acompanhadas de outros elementos de decoração, como vasos de arranjos e presépio. 

Existem também os mini ciprestes, perfeitos para compor centros de mesas. E ainda as pequenas árvores mecanizadas, que realizam movimento giratório, e que ficam lindas em mesas redondas de recepção ou mesas buffet. Que tal estas ideias?

Recomendamos que você reveja todas as imagens apresentadas neste texto. Perceba como cada modelo de pinheiro foi trabalhado para ficar em harmonia com a decoração ao redor. 

Considere, como dissemos, as proporções de todos os elementos e, principalmente, quanto impacta na circulação local. Divirta-se escolhendo aquela árvore de Natal decorada que poderia ficar mais bonita na sua casa.

Árvore de natal pequena e grande
Árvore de natal pequena (esquerda) e grande (direita).
Mini ciprestes
Mini ciprestes.
Árvores de natal com galhos finos
Árvores de natal com galhos finos.

A árvore não pode faltar em sua decoração de Natal, escolha a que mais conta com sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *