Sanca de Gesso: Tudo que você precisa saber sobre tipos de sanca

Tempo de leitura: 6 minutos

Estilo e decoração de uma casa é tudo uma questão de pesquisa e decisões. Se você decidiu construir sua casa dos sonhos ou renovar seu antigo charme, você precisa ter certeza de ter todo o conhecimento para fazer as escolhas certas quando se trata de tudo. Desde o estilo e o sofá perfeito para seu espaço até o tipo de sanca de gesso.

Fonte: Blog Decor Lumen.

As sancas de gesso em sua casa acrescentam uma profundidade e detalhes que você não pode replicar de nenhuma outra forma. Ela confere a sua personalidade interior e acrescenta um nível de luxo, muito simples.

Fonte: Arkpad

Existem alguns tipos de sanca, e elas podem criar diferentes ambientes e estilos. E nós lhe damos todas as informações que você precisa para ajudar a adicionar a sanca de gesso certa para sua casa.

O que é sanca de gesso?

Sanca de Gesso
Fonte: Faz Facil

Em resumo, a sanca de gesso consiste no encontro entre o teto e a parede. E nesse sentido, ela pode ser feita de três formas diferentes, sendo elas: sanca aberta, sanca fechada e sanca invertida. 

Os tetos com sanca de gesso são um detalhe arquitetônico que possibilitam um plano de iluminação diferenciado e melhor distribuído. Além disso, acrescentam uma bela dimensão a um teto, criando também uma maravilhosa ilusão de altura.

Sanca de Gesso
Fonte: www.requintegessosc.com.br

Além disso, eles podem agregar a profundidade desejada. Por exemplo, profundo ou raso. Bem como, colocar detalhes simples ou elaborados ao teto.

Quais são os estilos de tetos de casas que se adequam ao uso de sancas de gesso?

Sanca de Gesso
Fonte: Blog Decor Lumen

Historicamente, o projeto é considerado bastante tradicional e formal. Mas com uma grande variedade de projetos arquitetônicos hoje em dia, eles podem ser implementados em uma variedade de casas modernas e contemporâneas.

Dependendo do estilo dos proprietários, um teto com sanca de gesso pode dar um ar mais clássico ao ambiente ou até mesmo mais moderno. Isso dependerá do tipo de sanca utilizada e da iluminação.

Sanca de Gesso
Fonte: www.requintegessosc.com.br

Além disso, as sancas de gesso possuem algumas funções. Entre elas: 

  • Ajudam a esconder imperfeições no teto, servindo assim como um forro para o mesmo. 
  • Com o uso de sancas é possível esconder a fiação e tubulações no teto, bem como facilitam a instalação de um sistema de iluminação. 
  • O gesso é um bom isolante acústico, logo utilizar uma sanca de gesso no teto permite que o ambiente seja mais silencioso. 
  • Permitem o uso de um sistema de iluminação diferente do comum, bem como a utilização de luzes LED. Dessa forma é possível criar um ambiente descontraído e único. 
  • Ao utilizar uma sanca de gesso, o proprietário pode ter uma decoração única e personalizada, bem como criar um ambiente moderno e clássico ao mesmo tempo. 

Porque colocar sancas de gesso no teto? 

Sanca de Gesso
Fonte: Arquidicas

Tetos altos e quartos bem proporcionados clamam por tratamento ornamental. Antes da elaboração da madeira se difundir através de inovações em carpintaria no final do século XIX, os trabalhos em estuque ornamental faziam parte do pacote decorativo de muitas casas de alto estilo.

As casas georgianas, por exemplo sempre usavam cornijas decorativas, sancas, molduras e enriquecimentos esculpidos em gesso. Porém, com o tempo, o uso desses tipos de ornamentos acabaram caindo em desuso.

Fonte: Decor Fácil

Recriar ornamentos em gesso pode ser um desafio, mas você tem opções. Afinal, o gesso é um meio ideal para trabalhos decorativos, pois pode exigir detalhes finos.

Ele também é versátil: o gesso pode ser moldado, esculpido, lixado ou cortado. Facilmente instalado, pode ser colado, pregado, ou simplesmente fixado a uma superfície com mais gesso. O gesso também não encolhe ou empena.

O gesso ornamental requer uma certa quantidade de artesanato para ser feito e instalado porque o tempo de trabalho é limitado e não há uma receita definida para se obter a consistência desejada para o gesso úmido.

Quais são os principais tipos de sanca?

O gesso é uma ótima escolha se você tiver um orçamento maior e for capaz de arcar com o aumento de seu preço. Você pode facilmente cortá-lo em perfis incrivelmente elaborados que lançarão sombras e construirão interesse em sua casa e nunca terá que se preocupar com o empenamento ou encolhimento do gesso.

Fonte: Blog da Laredo Urbanizadora

Isto significa que não importa onde você mora e como está o tempo em sua área, você pode optar pelo gesso sem se preocupar com sua aparência no futuro. Além disso, ela é muito pesada e pode facilmente rachar, o que significa que a maioria dos proprietários não são capazes de instalá-la sozinhos.

Como a instalação requer uma camada adicional de gesso na parte de trás da sanca de gesso, você vai querer contratar um especialista para instalá-la para você, o que aumentará seu custo total.
 

Sanca Aberta

Fonte: Ideias Decor

A sanca aberta é aquela que apresenta uma iluminação indireta. Desse modo, a iluminação também reflete o teto. Sendo assim, a sanca aberta é ideal para embutir lâmpadas. Bem como, colocar spots de luzes na parte rebaixada do gesso. 

Sanca Fechada

Fonte: Ideias Decor

A sanca fechada é o oposto da sanca aberta. Sendo assim, apenas o encontro da parede com o teto é rebaixado com a sanca de gesso. Por isso, a iluminação central se localiza apenas no teto original. Nesse sentido, é comum usar a sanca fechada para distribuir os circuitos de luz com uma iluminação direcionada. Isso possibilita agregar detalhes ao teto. 

Sanca Invertida

Fonte: Ideias Decor

A sanca invertida é aquela que todo o teto central é rebaixado com o forro de gesso, exceto a parte distante 20 cm ou mais da parede. Sendo assim, a sanca invertida permite que toda a área do teto receba circuitos de iluminação. Desse modo, é mais fácil criar projetos criativos e únicos. Logo, a sanca invertida consegue dar um ar mais contemporâneo ao ambiente escolhido. 

Conte com a Essência Móveis!

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Trabalhamos com móveis de design e estamos prontos para fazer com que o seu lar seja uma verdadeira obra de arte e siga todas as tendências obra de arte! Se você quer ter as melhores dicas e ter mais conhecimento sobre decoração, fique de olho em nosso blog!

Por fim, não deixe de conferir as nossas redes sociais nos links abaixo!

Instagram

Facebook

Pinterest

Canal do Youtube.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *