Você tem mesmo que contratar um Arquiteto para seu projeto?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você talvez já tenha pensado em algum momento que a contratação de um arquiteto é só um “capricho” para ter a arquitetura da sua casa aprovada por alguém do ramo, nada de mais, porém não se trata de luxo, é uma necessidade.

A construção de uma casa é um projeto de alto custo e um sonho que não pode se tornar um pesadelo no futuro, então o melhor seria confiar em alguém que seja profissional.

Neste artigo, veja alguns dos motivos que fazem valer a pena a contratação de um arquiteto para sua obra.

arquitetura consultoria
Arquiteto e clientes planejando a casa.

Quais as responsabilidades do arquiteto na obra?

O arquiteto é a pessoa responsável por orientar, planejar e projetar uma construção de acordo com a situação do terreno e com o estilo do cliente. Ele sempre procura otimizar espaços e custos da obra, além de obedecer aos regulamentos legais.

É um profissional capacitado para acompanhar a execução de casas, prédios, edificações públicas e privadas, espaços internos e externos, etc.

homem arquiteto
Arquiteto.

Além disso, os materiais e acabamentos que serão utilizados nas edificações são requisitados por ele, levando em conta fatores como disposição dos móveis, ventilação, iluminação e outros.

Em que momento do seu projeto de arquitetura ele deve ser contratado?

Antes de entrar em contato com o arquiteto, você precisa pensar em um aspecto básico do seu projeto. Primeiramente, o terreno onde será feita a construção: Você já tem um ou ainda pretende adquirir?

Se já deu uma olhada por aí e está com algum lugar em mente, ótimo, pois esse é justamente o momento de se contratar um arquiteto.

Dessa forma, ele ou ela já poderá fazer uma verificação do local e tirar todas as suas dúvidas se a compra valerá a pena.

Avaliando terreno ao lado do arquiteto irá te ajudar a determinar o andamento da sua construção.

Mas, caso você já tenha o lugar, não tem problema. Contrate o arquiteto de qualquer forma e, nesse caso, a avaliação dele será a sua ideia do que fazer com o terreno que comprou.

Reúna-se com o arquiteto e diga o que você pretende construir, qual a altura da casa ou estabelecimento e, principalmente, qual é o seu orçamento disponível para a construção.

Além desses fatores, o arquiteto também será capaz de propor soluções para algumas dificuldades, como no caso de terrenos com desníveis.

arquitetura casa americana
Casa em construção

A partir daí esteja acompanhado pelo arquiteto

A cada reunião, vocês estarão em maior sintonia, e o arquiteto saberá exatamente o que precisa ser feito para que o seu projeto saia de acordo com que desejou.

Mostre algumas de suas ideia e, acima de tudo, esteja aberto a sugestões. Um profissional da área sabe dizer se aquilo que você quer é possível ou não, e talvez algumas das próprias ideias dele que não estavam nos seus planos podem se encaixar melhor de acordo com os recursos que você possui, seja de prazo, orçamento ou tamanho do terreno.

E, junto a isso, peça que ele ou ela crie plantas e algumas perspectivas 3D da arquitetura da construção para que você possa ter uma melhor noção do resultado.

Um profissional dedicado não só irá fazer isso como também irá propor mais de uma alternativa para melhorias do projeto. Dessa forma, você mesmo tem a liberdade de escolher e não ficará preso a uma única alternativa.

arquitetura sketchup
Projeto de arquitetura em 3D. Imagem via: SketchUp.

E, caso não tenha outra alternativa a não ser a mudança que o arquiteto propôs, peça que seja explicado o motivo

Quais as vantagens de se contratar um arquiteto?

No final das contas, qual terá sido a vantagem de ter contratado um arquiteto? Bom, existem várias na verdade, veja.

Economia de material

O primeiro receio na contratação de um arquiteto é jogar dinheiro fora, mas a verdade é que você estará economizando na compra de materiais.

Ao planejar sua construção com um profissional, o cálculo da quantidade necessária de materiais é mais preciso.

Além disso, com a experiência que ele possui, o arquiteto irá recomendar materiais verdadeiramente de qualidade. Dessa forma, você evita investir em algo barato e que pode dar problemas na frente.

Materiais de qualidade fazem a diferença para gerar um conforto térmico, acústico e luminoso.

Otimização de espaços

Com casas e apartamentos cada vez menores, é preciso que o planejamento seja feito para tirar o melhor proveito do espaço disponível.

Uma das soluções que um arquiteto aprende a fazer é aproveitar o tamanho do ambiente da melhor forma possível. Ele deve saber otimizar os espaços disponíveis.

arquitetura aproveitar espaço
Aproveitando os espaços.

No caso de reformas, por exemplo, pode ser que o formato do cômodo construído seja difícil de adaptar por conta própria. Mas, com o arquiteto, você deixa essa dificuldade de lado e torna o espaço útil.

Isso inclui a adaptação do móveis no ambiente, pois existem muitos designers de móveis que são formados em arquitetura e esse conhecimento os ajudou na concepção da mobília.

arquitetura e móveis saarinen
Um exemplo é a cadeira Saarinen, criada pelo famosos arquiteto Eero Saarinen.

Arquitetura é segurança

Todo investimento feito em um imóvel, seja casa própria ou um espaço para o seu negócio, envolve um grande orçamento. Por essa razão, o arquiteto é uma forma de garantir que o seu investimento não está sendo mal feito.

Além disso, a segurança das pessoas envolvidas também é necessária, e isso só acontece de maneira correta quando há um bom projeto, que foi planejada com cuidado.

Projetos de arquitetura.
Projetos de arquitetura.

Ou seja, algo que atenda às exigências dos órgãos de fiscalização e que tenha trabalhadores que possuam o devido conhecimento para executar suas tarefas. Isso é segurança técnica, jurídica e patrimonial.

Menor risco de mudanças de planos

Se o seu projeto teve a consultoria de um arquiteto, você também evita refazer etapas da construção por erro no planejamento.

Além disso, como já foram debatidas todas as ideias antes e verificado o que é aplicável a sua construção, não haverá um “replanejamento” drástico que atrapalhe o andamento da obra.

planejamento arquitetura
Planejamento adequado.

Arquitetura planejada valoriza o imóvel

Essa também é uma grande vantagem de ter sua construção aprovada por um arquiteto.

Seu projeto estará otimizado, com um ambiente funcional e bem aproveitado. Isso faz com que o imóvel ganhe muito valor caso você deseje vendê-lo futuramente.

Casa a venda
Casa a venda.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça o catálogo da Essência e todas as opções de móveis disponíveis. Planeje com seu arquiteto usando os melhores móveis de design!

Até o próximo post.

Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *