Cadeira Cesca: Atual e elegante após 92 anos de criação.

Tempo de leitura: 5 minutos

A cadeira Cesca possui um design que é uma representação do casamento entre artesanato tradicional e métodos industriais de produção. Em outras palavras, ela foi capaz de trazer características modernas de muito bom gosto para o futuro do design.

Criada por Marcel Breuer em 1928, já são 92 anos de existência no mercado, aliás, 92 anos sendo altamente relevante e adorada por quem aprecia móveis de design.

Cadeira Cesca
Cadeira Cesca.

Veja a versão em vídeo deste conteúdo

Marcel Breuer

Primeiramente, falando um pouco sobre o criador. Marcel Breuer foi um arquiteto e designer norte-americano de origem húngara, nascido em Pecs, Hungria, no ano de 1902.

Marcel Breuer
Marcel Breuer.

Breuer fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus. Essa escola de arquitetura e design alemã foi considerada uma das maiores da europa e de toda a história.

Por conta disso, ambos prédios continuam de pé em Weimar e Dessau, inclusive, a escola é considerada um Patrimônio Mundial desde 2003.

Bauhaus Weimar
Bauhaus em Weimar.

O trabalho de Breuer teve maior destaque principalmente no design mobiliário. Consequentemente, isso fez com que muitas peças e objetos da sua autoria continuassem sendo produzidos e comercializados até hoje.

A cadeira cesca, principalmente, foi considerada uma importante contribuição para revolucionar o mercado de móveis.

Cadeiras Cesca originais
Cadeiras Cesca originais.

Ele se formou em Weimar, que foi a primeira sede da Bauhaus, no ano de 1924. Depois, se tornou professor em Dessau, dando aulas de design até 1928.

Bauhaus
Bauhaus em Dessau.

Nessa época em que ele era professor, Breuer pôde fazer vários tipos de experimentações no design mobiliário, que iam da forma do móvel ao material utilizado na estrutura.

Foi aí que ele projetou e executou os primeiros protótipos de outra cadeira, a Wassily, nome que foi uma homenagem a um professor e colega de Breuer, chamado Wassily Kandinsky.

Seu formato foi inspirado no guidão das bicicletas da época, sendo possível perceber na curvatura formada na parte da frente.

E, para manter a estrutura um tanto parecida também, ele desenvolveu uma forma de usar pela primeira vez tubos de aço curvados sem o auxílio de solda. Mas, para conseguir esse feito, ele precisou contar na época com a ajuda da fabricante de aço alemã Mannesman.

Cadeira Wassily
Cadeira Wassily.

A cadeira Cesca

Depois da conquista com a Wassily, surgiu a cadeira Cesca. O objetivo de Marcel Breuer dessa vez era, acima de tudo, evoluir sua técnica. Ele queria transformar o tubo de aço curvado em algo ainda mais gracioso, além de elegante e confortável.

Para isso, era necessário reduzir o “ruído” visual, então ele colocou uma linha contínua de aço que suporta o assento sem balanço. Essa característica futuramente se tornaria um dos conceitos mais aclamados no design do século 20.

Cadeira Cesca com braço
Cadeira Cesca com braço (madeira natural).

Características

Foram feitos dois modelos, com e sem braço. E, mesmo no modelo com braços, Breuer teve o devido cuidado com a estética e utilizou um único tubo de aço para toda a estrutura da mesma forma. Além disso, foram colocados apoios de braço de madeira em cima.

Ambos os modelos foram um sucesso bem grande! Como resultado, sempre houveram empresas interessadas em fabricá-la distribuí-la.

A cadeira Cesca se tornou a primeira cadeira feita em aço tubular a ser produzida em massa para venda. Ela fazia parte de um grupo de 10 cadeiras mais vendidas para o público na época.

Para entender o quanto ela foi surpreendente no final dos anos 20, basta olhar para os dias de hoje. Mesmo atualmente, a maioria das cadeiras continuam com sua base de quatro pernas, uma em cada canto do assento.

Enquanto isso, a cadeira Cesca usa uma estrutura única de aço para dar suporte não só ao assento como ao encosto.

Cadeira Cesca sem braço
Cadeira Cesca sem braço (madeira ebanizada).

Disputada por várias empresas

De 1927 a 1949 a Cesca foi fabricada pela Thonet, uma empresa de móveis alemã, depois, na década de 50 foi fabricada pela Gavina, empresa de móveis que pertencia ao designer Dino Gavina.

Por último, no final da década de 60, os direitos de fabricação e distribuição foram para a gigante Koll Inc., empresa da famosa Designer Florence Knoll.

Empresa knoll
Knoll Inc.

Considerando somente o período em que a Knoll Inc passou a fabricar a cadeira Cesca, foram vendidas aproximadamente 250 mil unidades.

Atualmente, um dos modelos originais está presente no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), na região de Manhattan.

moma
MoMA – Museum of Modern Art (Nova Iorque).

A curadora do Departamento de Arquitetura e Design, Cara McCarty, se refere a cadeira Cesca como sendo “uma das 10 cadeiras mais importantes do século 20”.

Modelos atuais da cadeira Cesca

Ambos os modelos continuam sendo fabricados em todas as partes do mundo, incluindo o Brasil.

A estrutura é feita em tubo de aço inox polido, o assento tem as bordas feitas de madeira maciça que vem de reflorestamento e no meio o revestimento é de palha natural trançada, sendo o peso máximo suportado de 120 kg.

Cadeira Cesca detalhes
Cadeira Cesca – detalhes.

As cores disponíveis são: Madeira Natural, Madeira Tonalizada Castanho e Madeira Ebanizada.

A cadeira Cesca possui uma rara simplicidade no seu design que a torna especial, com linhas simples e curvas sutis que moldam o visual. Além disso, ela também junta aspectos mais industriais do aço com a visão artesanal da madeira, sendo o melhor de dois mundos.

cadeiras cesca
Certamente uma cadeira belíssima!

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça ambos modelos da cadeira Cesca disponíveis no catálogo da Essência. E então, sinta-se parte do público que possui uma peça histórica dos móveis de design em casa.

Toda a produção nacional da cadeira Cesca segue os padrões de alto controle de qualidade da original. Ainda, aqui na Essência Móveis são oferecidos 5 anos de garantia!

Até o próximo post.

Um Abraço!

4 Comentários


  1. Incrível, parabéns pelo post, muito interessante, realmente a cadeira é linda e a historia de criação chama atenção.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *