Aluminum Group – A Linha office de Charles Eames

Tempo de leitura: 5 minutos

A linha de produtos Aluminum Group é composta de móveis criados por Charles Eames e sua esposa, Ray, tendo como destaque desse grupo, as cadeiras modelo esteira diretor e presidente, que são referência em mobília para escritório. Conheça um pouco mais sobre todo esse conjunto, como foi sua concepção e o lançamento para o mercado de móveis com a assinatura desse grande designer.

Cadeiras alumínio
Modelos atuais da Aluminum Group.

Ao desenvolver as peças do Aliminum Group, Charles Eames as concebeu como móveis para áreas externas, porém, algum tempo depois, o projeto foi alterado.

Veja aqui o vídeo deste conteúdo:

O cliente foi o Senhor J. Irwin Miller, fundador da Cummins Engines, empresa de motores a Diesel. Esse pedido que veio diretamente de dois outros grandes designers amigos de Charles: Eero Saarinen e Alexander Girard.

Primeiros modelos da Aluminum Group, ainda feitas para ambiente externo.

O design original consistia em um assento e encosto feitos de tecido em torno de peças de alumínio. Mas, logo o material de revestimento também foi alterado e vem mudando com o tempo, para dar mais opções aos clientes.

Cadeira Diretor
Cadeira Eames Esteira Diretor – Essência Móveis

Usaram alumínio para que qualquer estrutura de cadeira fosse capaz de aguentar até mesmo malha sintética de forma bem esticada.

Para o assento, a adição de uma suspensão foi a maior conquista técnica da época (1958). Dessa forma, o casal Eames fugiu do conceito básico de uma cadeira que consistia em uma única peça moldada.

Charles e Ray Eames - Aluminum Group produção
Charles Eames e sua esposa Ray Eames – Imagem: Vitra

Algumas cadeiras da linha Aluminum Group

Cadeira Eames Esteira Presidente

A Cadeira Eames Esteira Presidente foi desenhada por Charles Eames.

Primeiramente, a mudança mais nítida com relação à cadeira diretor mostrada antes, é que o encosto é mais alto.

Ela possui mecânica giratória e pés de rodízios, além de um pistão de regulagem de altura.

Aluminum Group Eames ES 104

Na cadeira ES104, tanto Charles quanto Ray Eames trabalharam no design.

Ela consiste em três almofadas individuais que são unidas por molduras laterais de alumínio.

Primeiramente, as Cadeiras Eames ES 104 foram desenvolvidas para o lobby do luxuoso Edifício Time Life no Centro Rockefeller, em Nova Iorque.

Imagem: Vitra

No entanto, o projeto acabou se tornando tão popular que nos anos seguintes várias outras peças foram produzidas e vendidas, sempre com elogios ao conforto excepcional proporcionado pelo design.

Por conta disso, algumas pessoas até mesmo comparavam ela à Eames Lounge Chair, poltrona mais famosa de Charles Eames.

Soft Pad Aluminum Group – Cadeira Soft Diretor EA217

As cadeiras Soft são uma extensão do Aluminum Group, chamada de Soft Pad Group.

No caso da cadeira Soft Diretor EA217, ela repete a estrutura das cadeiras anteriores, ou seja, mantém o conceito da base de suspensão e materiais de fabricação.

Porém, nesse modelo foram acrescentadas almofadas para o assento e encosto, em vez de revestimento simples. Podendo ser revestida de couro ou tecido sintético, ela virou uma versão de luxo para casas e escritórios.

Cadeira Eames Soft Presidente

Essa versão Soft segue o padrão de uma cadeira Presidente, com encosto alto, que não só chama atenção como garante conforto e qualidade para a saúde postural do cliente.

Ela possui rodízios em PU que foram feitos para não danificar o piso. Além disso, outro aspecto que segue na linha do Aluminum Group é a suspensão com regulagem de altura e a adição da mecânica giratória.

Sucesso desde 1958

Essa nova linha de produtos com assinatura Eames não demorou muito a ser totalmente produzida em maior escala.

Isso aconteceu porque, devido ao fato de que qualquer novidade vinda do casal era sempre comentada, não demorou para novos clientes surgirem para todos os modelos do catálogo.

Consequentemente, a visão de Charles conforme o projeto progredia foi alterando a concepção das novas cadeiras.

Imagem: Smow
Imagem: Fonte Smow

Em 1969 foi criado o grupo Soft Pad, que trazia almofadas no lugar do encosto básico de tecido.

Várias outras mudanças como: material de produção, inclusão de rodízios no lugar da base “estrela” de 4 pés e até mesmo a recriação do conceito de cadeiras em ambientes externos para que se tornassem cadeiras de escritório foram surgindo.

Imagem: Hermanmiller
Imagem: Hermanmiller

Entretanto, tudo vai e volta. Hoje em dia, por exemplo, a base “estrela” está presente em alguns modelos que estão em produção ao mesmo tempo da base de rodízios, de forma a atender uma maior gama de clientes.

Resumindo, com o design sofisticado de Eames, as cadeiras Aluminum Group se mostraram modernas e práticas, com a altura exuberante de seu encosto, deixa a cadeira com um aspecto contemporâneo, até mesmo atemporal.

Imagem via: Eames Office LLC.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *