Tempo de leitura: 8 minutos
Designer de móveis e de interiores que primeiramente sonhava em ser escultor, Pierre Paulin ficou muito famoso ao redor do mundo com seu trabalho inovador inspirado em regiões como Japão e Escandinávia.
Neste artigo da série grandes designers, apresentaremos um pouco sobre a história e algumas das famosas criações de um dos maiores designers da França.
Juventude e obstáculos de Pierre Paulin
Paulin nasceu em Paris, no ano de 1927, e sua veia criativa já existia na família a partir de seu tio, que era o famoso Georges Paulin, designer de automóveis que em 1935 inventou o Peugeot 601 C Eclipse, o primeiro conversível de capota rígida retrátil.
Porém, isso não queria dizer que ele seria um aluno exemplar na escola, já que Pierre falhou ao tentar conseguir seu Baccalauréat, que é o equivalente a um diploma do segundo grau na escola.
Portanto, ele não poderia estar ingressando em uma universidade.
Então, ele se mudou para Vallauris em busca de treinar para ser um ceramista. Em seguida, foi viver em Borgonha para conhecer mais sobre entalhamento em pedras. A partir dali estava decidido de seu futuro, queria ser um escultor.
Entretanto, um dia, ao se envolver em uma briga, Paulin sofreu uma grave lesão em sua mão direita. Ou seja, seu sonho estava acabado, já que não poderia entalhar esculturas com precisão ou até mesmo fazer peças de cerâmica.
Entrando no mercado de design
Sendo assim, para poder traçar um novo curso para sua vida, Pierre Paulin resolveu que voltaria a estudar.
No início dos anos 50 ele conseguiu entrar na Ecole Camondo, em Paris, uma escola particular de design de produtos e arquitetura de interiores.
Curiosamente, a École Camondo só obteve reconhecimento pelo Ministério da Educação da França em 1989.
Estudando lá, Paulin começou a ter interesse em design Japonês e Escandinavo, ambos que seriam grande influência em seu trabalho futuramente.
Primeiros projetos de Pierre Paulin
Em 1953 surgiu a primeira chance de Pierre Paulin para mostrar seu trabalho.
Era uma exibição no Salon des arts ménagers, uma exposição de eletrodomésticos e móveis, sendo que cada exibição trazia cerca de 1.4 milhões de visitantes. Em outras palavras, ele de cara já enfrentaria um público e tanto!
O resultado não poderia ter sido melhor, já que logo Paulin foi chamado para ser capa da revista La Maison Française.
Em seguida, Paulin começou a trabalhar para a empresa Thonet, onde ele pôde exercitar sua criatividade cada vez mais com novos projetos.
O nome Pierre Paulin torna-se conhecido no mundo
Quatro anos depois de ter sido contratado pela Thonet, Pierre Paulin se juntou a empresa holandesa Artifort, que fica na cidade de Maastricht.
Trabalhando nessa empresa, Paulin lançou uma de suas mais famosas poltronas, a Poltrona Cogumelo, em 1960.
Na época, o design de sua poltrona foi considerado algo muito moderno e único para a época, o que ajudou a alavancar sua carreira como designer, principalmente entre o público mais jovem.
Paulin dizia que seus projetos eram focados no design aplicado. Isso quer dizer que os designs das cadeiras utilizam formas mais redondas e bastante confortáveis.
Os móveis mais famosos de Pierre Paulin
Poltrona Cogumelo
Começando pelo seu projeto mais conhecido. A Poltrona Cogumelo, que já foi lançada com o título F562, é macia, ampla, acolhedora e extremamente confortável.
O formato da Poltrona Cogumelo é atraente para uma sala de estar, não só para adultos como para crianças, porque faz com que você queira aconchegar-se e se divertir ao máximo.
A filosofia de Paulin era de que uma cadeira deveria ser mais do que simplesmente funcional. Ou seja, deveria ser amigável, divertida e colorida.
Por essa razão, a Poltrona Cogumelo possui uma variação bem grande de cores para o tecido de revestimento. Além disso, ela também pode ser revestida de couro, também com várias opções de cores.
É uma obra que permanece com aparência moderna mesmo depois de 60 anos.
Poltrona Oyster
Ainda em 1960, Paulin chegou com outra novidade para o mercado de móveis, a Poltrona Oyster.
Essa poltrona é um excelente exemplo de design atemporal, sobrevivendo a todas as tendências, sem envelhecimento.
Moderna, inteligente e confortável, a Oyster é um dos motivos para a coleção dos anos 60 de Paulin ter se tornado um clássico, pois não se tratava mais de apenas uma única peça de sucesso.
Sua base de metal leva um design tão minimalista que faz com que o assento pareça estar flutuando.
Junto a ela foi adicionado um puff para dar mais estilo, criando um conjunto. Ambos estão disponíveis em diversas cores, com revestimentos em tecido e couro.
Cadeira Tulipa
A Cadeira Tulipa segue a linha de design muito moderno aliada ao conforto. Ela foi projetada no ano de 1965.
Seus primeiros modelos nos anos 60 foram feitos com pés no formato chamado de “estrela” ou “cruz”, mas, alguns anos depois, essa base foi substituída por uma base em disco.
A inspiração de Pierre Paulin para desenhar essa cadeira foi a própria flor Tulipa. Por essa razão é que seus braços se espalham como pétalas semi-abertas em torno do assento.
A cadeira é perfeita para interiores modernos, lobbies de hotel e salões, podendo ser utilizada como uma cadeira lateral, cadeira de jantar ou para mesa de escritório.
Poltrona Trevo
Voltando a 1960, houve também a criação da Poltrona Trevo, também chamada de Orange Slice. Sua estrutura consiste em duas conchas idênticas sobre uma estrutura de aço.
Essa poltrona apresenta um aspecto jovial que a torna perfeita para ambientes com aspecto mais informal. Seja em escritórios e salas de conferências de empresas, ou a colocando na sala de estar da sua casa.
Poltrona Gôndola
Mais conhecida no exterior como Globo Chair, a Poltrona Gôndola já havia sido criada por Paulin antes de seu sucesso mundial com a Poltrona Cogumelo, já que o lançamento da gôndola foi em 1959.
Além de possuir um design luxuoso e elegante, a forma aberta da gôndola é ideal para ambientes menores, dando o pensamento de que há mais espaço.
A Poltrona Gôndola possui dois tamanhos, grande e pequena.
As dimensões da grande são: L 98cm A 90cm P 86cm, e da pequena são: L 86cm A 74cm P 66cm.
Ela é perfeita para aquele cantinho de estudo ou na sala de estar. Além disso, se encaixa muito bem nos novos padrões de apartamento do nosso país que tem espaço reduzido.
Pierre Paulin e a inovação
Paulin ao ser questionado sobre seu tempo de trabalho na Artifort, disse:
“Representou a total expressão de minhas habilidades. Eu considerava que a manufatura de cadeiras era um tanto primitiva e estava tentando criar novos processos.”
Definitivamente, sua busca por algo novo foi além, e trouxe um conceito de modernidade que perdura mais de 50 anos.
Gostou do artigo?
Fique à vontade para comentar aqui embaixo que logo responderemos você! Caso já tenha alguma das peças mostradas nesse artigo e queira dar sua opinião, ficaremos felizes em ler.
Até o próximo post.
Um Abraço!
Conheça a Essência Móveis
A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.
Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.