Dicas de como decorar um quarto pequeno

Tempo de leitura: 4 minutos

Decorar ambientes compactos é sempre um grande desafio, não acha? E quando falamos da decoração de quarto pequeno, fazer uma decoração bonita mas que não interfira na organização é ainda mais importante, pois o espaço precisa ser aconchegante e conter traços da sua personalidade em todos os cantos.

Mas saiba que é possível decorar um quarto pequeno de modo que você tenha espaço para guardar seus pertences com organização e beleza. Com planejamento e seguindo as dicas certas, o quarto fica bem decorado e arrumado.

Para te ajudar, hoje separamos algumas dicas de como decorar um quarto pequeno para aproveitar todos os cantinhos do ambiente. Confira!  

Imagem: SAH Arquitetura

Paleta de cores claras 

Você sabia que as cores influenciam na decoração do espaço? Elas têm o poder de transmitir sensações e até de ampliar o ambiente. É por isso que, ao escolher a paleta de cores de um quarto pequeno, sugerimos o uso de tonalidades claras. 

Branco, bege, tons pastéis, cinza claro… prefira usar tonalidades que ajudam a iluminar o ambiente e, consequentemente, destacam a sensação de amplitude e organização no espaço. 

Deixe para usar cores mais escuras nos enfeites e detalhes como roupa de cama, cortina e quadros. Os móveis ficam mais bonitos em tonalidades claras e suaves.  

Imagem: Iara Kilaris

Aproveite espaço nas paredes 

Instale prateleiras, nichos e estantes nas paredes do quarto para ganhar mais espaço para guardar seus pertences ou para incluir enfeites como livros e quadros temáticos – é um espaço que você pode incluir peças que refletem a sua personalidade. 

No quarto infantil, aproveite os nichos para guardar brinquedos e material escolar. É um espaço que ajuda muito na organização.

Imagem: Iara Kilaris

Invista em móveis inteligentes 

Os móveis inteligentes são multifuncionais. Eles são essenciais para que você possa otimizar o espaço. 

Para ter um quarto personalizado de acordo com suas necessidades, indicamos os móveis feitos sob medida. Assim você consegue aproveitar todos os cantinhos com armários e gavetas práticas para guardar roupas, livros, sapatos ou brinquedos infantis. 

Confira algumas sugestões que ajudam muito na hora de organizar um quarto pequeno: 

  • Bicama para quartos compartilhado infantil;
  • Cama box com espaço para guardar roupa de cama embaixo;
  • Mesa retrátil: serve como mesa de estudo (home office) ou penteadeira;
  • Armários com porta de correr para não interferir na circulação do espaço. 
Imagem: BZP Arquitetura

Capriche na escolha dos espelhos  

Como o espelho reflete tudo que está em sua frente, é uma ótima forma de criar a impressão de que o ambiente é maior. Você pode instalar espelhos na parede da cama ou mandar fazer um guarda roupa espelhado. 

Além disso, os espelhos deixam a decoração mais luxuosa e sofisticada – especialmente em conjunto com cores claras, como branco e bege.  

Imagem: Fernando Pagani

Não acumule enfeites, aposte no minimalismo 

Evite decorar o quarto com muitos enfeites. Quanto menos, melhor. Selecione poucos elementos decorativos para colocar nas prateleiras e na mesa de cabeceira. 

Considere que os móveis do quarto já fazem parte da decoração, portanto, quanto menos itens você colocar no espaço, mais organizado ele será. Selecione peças que realmente são importantes e refletem sua personalidade para garantir que o quarto se transforme em um verdadeiro refúgio. 

Ah, a roupa de cama também é importante para composição do quarto pequeno. Compre diferentes kits com edredom, travesseiros, almofadas e mantas de crochê. Tenha cores variadas para trocar sempre que quiser renovar a decoração do quarto. 

Imagem: Tulli Studio

Divida o espaço em 2 níveis  

Por fim, a dica de ouro que podemos te dar é: faça um quarto com a cama no alto, assim você pode usar o espaço embaixo para fazer um closet ou uma área de estudo para as crianças, como feito no ambiente abaixo. 

Imagem: Camila Neri

Anotou tudo? agora é só aproveitar as dicas que mais se encaixam no seu projeto para decorar o quarto pequeno com tudo do bom e do melhor. 
Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *