Cadeira Eames DSW: Conheça e se apaixone

Tempo de leitura: 7 minutos

A Cadeira Eames DSW foi criada em 1948 por ninguém menos que o famoso casal: Charles e Ray Eames.

Cadeira DSW – Essência Móveis

Para quem ainda não os conhece, Charles e Ray foram dois designers americanos que contribuíram de forma marcante para o design mundial. Casados em 1941, o conhecido “Casal de Ouro”, foi pioneiro em áreas como multimídia, projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema.

Foto de Charles e Ray Eames
Charles e Ray Eames – Imagem: Eames Office

Todas as peças costumavam ser assinadas por Charles, mas Ray também tinha participação nas ideias e até na execução dos projetos. Uma das propostas do casal era reduzir custos e criar peças com valores acessíveis, que pudessem ser adquiridas pelo maior número possível de pessoas, por isso buscavam utilizar materiais mais baratos.

Charles e Ray Eames – Imagem: Eames Office

Quando surgiu a ideia

Falando em custos, a Cadeira Eames DSW foi pensada e projetada com um objetivo específico e especial: o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo (Low-cost Furniture Design). Esse concurso era realizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, onde a cadeira foi apresentada ainda como um protótipo. Eles não levaram o prêmio, mas essa peça se tornou uma das mais famosas e queridas no mundo do Design.

Charles Eames – Imagem: Pinterest

O modelo começou a ser comercializado em 1950 e ficou conhecido também como “Cadeira Eiffel de Madeira” ou “Cadeira Eiffel Wood”. Isso porque foi realmente inspirada na grandiosa Torre Eiffel, o que lhe agrega ainda mais graça e sofisticação.

Cadeiras Eames DSW
Cadeiras Eames DSW.

Os materiais utilizados

A primeira cadeira Eames DSW, foi desenhada por Charles em metal aramado e inteira estofada para proporcionar mais conforto, o que acabou elevando o custo da peça. Depois, o estofado foi colocado somente em algumas partes da cadeira, o que lembrou muito a um biquíni. Desta forma, o preço diminuiu um pouco e esse modelo também é vendido até hoje.

Cadeira Eames DKR Bikini
Cadeira Eames DKR Bikini.

Posteriormente, novas técnicas surgiram e eles trocaram o assento em metal pela fibra de vidro e pelo polipropileno. Hoje, além desses dois materiais, você também encontra o modelo em policarbonato, que é aquele plástico transparente, e que também fica lindo na cadeira DSW.

Dentre essas três opções, a mais vendida é o assento em polipropileno, pois o custo é muito mais baixo do que a fibra de vidro e, em relação ao policarbonato, a gama de cores é muito maior, além do custo também ser um pouco mais baixo. O sucesso foi tanto, que a Cadeira Eames DSW foi a primeira cadeira de plástico manufaturada em larga escala.

Por que DSW?

A Sigla DSW é referente ao objetivo e a um dos materiais usados na cadeira: Dining height Side chair Wood base, que é traduzido como “cadeira para mesa de jantar com base de madeira”. Hoje, ela é usada não só como cadeira de jantar, mas também em penteadeiras, mesas de home office, sala de estar e por aí vai.

A partir do assento em formato de concha, Charles e Ray desenvolveram mais seis modelos de cadeiras. São eles:

  • DSR: assento sem braços + pés em aço tubular (no formato da Torre Eiffel);
  • DSX: assento sem braços + pés em aço tubular com formato de X;
  • DAW: assento com braços + pés em madeira (mesma base da utilizada na DSW);
  • DAX: assento com braços + pés em aço tubular com formato de X;
  • DAR: assento com braços + pés em aço (no formato torre Eiffel);
  • RAR: assento com braços + pés de madeira com balanço.

Variedade de cores e combinações

As primeiras cores da Cadeira Eames DSW, escolhidas por Ray, foram: marrom, cinza e bege. Logo depois, ela acrescentou o verde, o amarelo e o vermelho. Para nossa felicidade, agora há mais de dez opções de cores disponíveis no mercado, desde o preto, o branco e o nude, até as cores mais vibrantes, como amarelo, laranja, rosa, entre outras.

Charles e Ray Eames – Imagem: Eames Office

Graças ao seu desenho atemporal e versátil, a Cadeira Eames DSW pode ser usada com diversos estilos de mesa (sendo ela de design ou não), em diferentes cores, materiais e formas. Como disse Ray Eames: “O que funciona é melhor do que o parece ser bom. A boa aparência pode mudar, mas o que funciona, funciona”. E não é que essa cadeira, além de linda, funciona em diferentes decorações?!

Uma combinação que não tem erro é a Mesa Saarinen de Jantar com as Cadeiras Eames DSW. Inclusive, você pode intercalar com as cadeiras DAW. Por exemplo, se a mesa for oval ou retangular, você pode então utilizar as Cadeiras DSW e, nas duas pontas/extremidades da mesa, colocar uma Cadeira DAW. O resultado é incrível e, misturar cadeiras, está super em alta!

Uma outra sugestão, é combinar as Cadeiras Eames DSW com mesas retangulares de madeira. Inclusive essas mais rústicas, estilo industrial, ficam lindas com ela.

Cadeiras Eames DSW e RAR
Cadeiras Eames DSW e Cadeira Eames RAR com Mesa de Madeira.
Cadeira Eames DSW e Mesa de Madeira
Cadeira Eames DSW e Mesa de Madeira.

Essas são apenas duas das várias possibilidades de combinação que essa cadeira te oferece. É só pesquisar um pouquinho mais e vai achar outras dezenas. Não se esqueça que o requisito mais importante na decoração é sempre usar o que você gosta, de acordo com sua personalidade e bom gosto.

Características do Polipropileno

Já que o modelo em Polipropileno é o mais vendido e o mais famoso no mercado, é bom que você aprenda suas principais características e, assim, saiba cuidar direitinho das suas cadeiras:

  • Devido ao seu processo de fabricação, o polipropileno é mais resistente a abrasão e riscos. Ele é injetado direto em sua cor final, por isso tem essa textura mais fosca e que não arranha fácil;
  • Limpar é bem simples, pois ele também é resistente a detergentes e agentes de limpeza;
  • Também resiste ao suor, mofo e intempéries, o que aumenta e muito a vida útil da cadeira;
  • O polipropileno possui baixa absorção de umidade, o que é ótimo. Só não se esqueça que a base da Cadeira Eames DSW é em madeira e, por isso, não é recomendado que ela fique exposta ao tempo ou seja lavada;
  • Esse material é muito leve, o que facilita a movimentação das cadeiras.
  • E como se não bastasse todas as qualidades acima, o polipropileno é ainda reciclável!

Uma dica importante: não deixe suas cadeiras expostas ao sol por muito tempo! Além de tirar ir perdendo sua cor original, ela pode ressecar e, consequentemente, ter uma menor durabilidade. O polipropileno é maravilhoso, mas também precisamos ter alguns cuidados para que nossos móveis durem mais.

Espero que tenha gostado do artigo e aprendido um pouquinho mais sobre nossa querida Cadeira Eames DSW.

Se ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo que responderemos em breve. Se já tem essa cadeira, vamos adorar saber sua opinião. Agora, se você ainda não tem e ficou apaixonada (o), é só clicar aqui e pedir a sua! 😉

Um abraço até a próxima!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Além de oferecer móveis com um preço justo, também dá dicas de decoração. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Acesse nosso site e conheça nossos produtos. Além disso, se gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos assim. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *