Forro de madeira: conheça as principais vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 5 minutos

A princípio, o forro de madeira é um dos designs mais versáteis, que idealmente se adapta tanto aos decoradores clássicos quanto aos designs de interiores com um estilo moderno.

Fonte: Blog Imobiliária Rohde

Afinal, um forro de madeira não é antiquado, muito pelo contrário. Essa tendência vêm crescendo, já que muitos designers de interiores gostam de trabalhar com esse material. Devido a atmosfera única que o forro de madeira cria.

Além disso, a madeira é um material tradicional que vem sendo utilizado há séculos para a construção de casas e sua decoração.

Veja a versão em vídeo deste conteúdo:

Hoje, é um material popular para decoração de tetos, pois protege a sala do frio e do superaquecimento, é ambientalmente segura e durável. Tais forros de madeira podem ser combinados com muitos tipos de interiores, tornando a sala aconchegante e elegante.

O que você precisa considerar ao escolher um forro de madeira?

A madeira, como material, tem uma beleza sobretudo notável. Bem como, textura e padrão de grão únicos e esta é apenas uma das razões pelas quais ela nunca perde sua popularidade.

Fonte: Imperial Portas Birigui

Entretanto, quando você considera um forro de madeira para um ou mais cômodos em sua casa, você precisa pensar cuidadosamente sobre várias questões importantes.

Existe espaço suficiente? Um forro de madeira fica melhor em uma sala alta, pois em parte rouba espaço. Se a altura da sala for suficiente (pelo menos 3 metros) você pode escolher quase qualquer tipo de forro de madeira. Mas se os tetos forem mais baixos, você terá que pensar em uma opção alternativa.

Fonte: Decor Fácil

Harmonia do piso e teto de madeira. Primeiramente, se tanto o piso quanto o teto forem de madeira, os projetistas recomendam tons mais escuros para o piso e cores claras para as paredes. Afinal, se o teto for feito de madeira escura ou manchado em um tom escuro, isto pode criar uma atmosfera sombria.

Fonte: Casa Vogue – Globo

Combine as cores. Isto é essencial para a aparência geral da sala. Por exemplo, se o interior da sala for dominado por cores neutras e frias, você pode torná-la mais convidativa e aconchegante, usando uma sombra arenosa para o teto. Quando houver muitos elementos de madeira no interior, será uma boa ideia escolher uma opção com vigas de madeira expostas para o teto que funcionará harmoniosamente com os outros elementos no interior.

Fonte: Ideias Decor

Não tenha medo de combinar diferentes técnicas. Uma seção de madeira no centro e placas de gesso na cor das paredes ao longo das bordas do teto fará com que a sala pareça mais alta.

Forro de madeira: conheça as principais vantagens e desvantagens

O teto com forro de madeira em interiores domésticos é considerado como um projeto universal e multifuncional. Muitos designers preferem este tipo de teto para criar uma decoração prática e ao mesmo tempo bonita em salas, quartos, cozinhas, estudo, escritório em casa, biblioteca doméstica e até mesmo banheiro.

Fonte: Armazém 3D

Vantagens

A madeira tem muitas vantagens e benefícios a oferecer, o que a torna uma das principais escolhas dos clientes e aqui estão alguns dos principais:

Ecologicamente correto – tetos feitos de material natural não só permitem enfatizar a beleza natural do design em qualquer sala, mas também são completamente seguros para a saúde humana.

Fonte: Armazém 3D.

Versatilidade – a madeira oferece uma enorme variedade de soluções textuais que lhe permite acrescentar caráter e individualidade a qualquer sala. Ela vem em painéis, tábuas, azulejos e, dependendo do visual que você deseja alcançar, você pode escolher entre muitas opções. Além disso, você pode esconder pequenos problemas ou imperfeições do teto principal, ocultar comunicações, fiação elétrica, etc.

Fonte: CASACOR

Durabilidade – madeira de alta qualidade manterá sua aparência original por muito tempo, e se for devidamente mantida, você desfrutará de seu belo teto por décadas.

Fonte: Ekomposit.⠀

Propriedades isolantes – esta é uma das grandes vantagens da madeira em comparação com materiais alternativos. Ela tem excelentes propriedades de isolamento acústico e eliminará ruídos irritantes. Além disso, este é um dos materiais com as mais altas qualidades de isolamento térmico, o que significa que a temperatura na sala é facilmente mantida.

Fonte: Studio.Carbone

Apelo estético – o apelo visual da madeira e sua beleza única, o grão e a riqueza de textura são características que as pessoas apreciam há centenas de anos e, embora a indústria moderna ofereça alternativas a um preço mais acessível, a madeira natural continua sendo um dos materiais com maior valor estético.

Desvantagens

Como você sabe, não há materiais de acabamento perfeito, e a madeira não é exceção. Ela é suscetível a danos por água, pode deformar, rachar, apodrecer e requer tratamento especial com verniz especial.

Fonte: CASACOR

Um forro de madeira tem mais dois inimigos – fogo e pragas – o que significa que seu teto necessitará de tratamento com produtos especiais de proteção.

Fungos e mofo também podem aparecer. Para evitar isso, mesmo na fase de produção, a madeira tem que ser tratada com compostos químicos especiais.

Forros de madeira absorvem vapor e odores e, sem proteção adicional, mudarão sua cor e até mesmo deformarão.

O preço também pode ser um grande inconveniente, dependendo da espécie de madeira. As espécies raras e exóticas podem ser realmente caras, mas o mercado oferece muitas alternativas que são adequadas para qualquer orçamento.

 Conte com a Essência Móveis!

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Trabalhamos com móveis de design e estamos prontos para fazer com que o seu lar seja uma verdadeira obra de arte e siga todas as tendências obra de arte! Se você quer ter as melhores dicas e ter mais conhecimento sobre decoração, fique de olho em nosso blog!

Por fim, não deixe de conferir as nossas redes sociais nos links abaixo!

Instagram

Facebook

Pinterest

Canal do Youtube.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.