Cozinha de alvenaria: detalhes essenciais

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem deseja ter ou tem uma cozinha de alvenaria precisa conhecer alguns detalhes essenciais sobre este cômodo. Atualmente, as cozinhas de alvenaria, são uma mistura do rústico e do moderno. A cozinha de alvenaria é muito comum em casas antigas e em casas de campo e voltaram a ser uma opção nos projetos de casas.

Essa cozinha é feita de nada mais do que tijolos cerâmicos ou concreto armado e por ser um estilo de decoração antigo, é comum encontrar diversas casas que possuem cozinha de alvenaria.

Além disso, hoje em dia, os decoradores buscam aplicar o conceito de cozinha de alvenaria na decoração moderna, fazendo uma junção. Nesse sentido, uma cozinha de alvenaria é ideal para quem busca durabilidade e um projeto totalmente personalizado.

Fonte: Tudo Construção

Detalhes essenciais da Cozinha de Alvenaria

Nós da Essência Móveis trouxemos alguns detalhes essenciais da cozinha de alvenaria. Dessa forma, é possível se manter informado de como limpar, cuidar e decorar esse tipo de cozinha.

Limpeza da Cozinha de Alvenaria

Manter uma cozinha limpa é fundamental. Nesse sentido, muitas pessoas podem ter dúvidas em relação a limpeza de uma cozinha de alvenaria, principalmente quando se trata das paredes.

Sendo assim, para limpar as paredes de alvenaria basta utilizar detergente diluído em água e uma esponja macia umedecida com a mistura. Em seguida, basta esfregar a esponja cuidadosamente na parede, principalmente nos locais onde há maior concentração de sujeira ou manchas.

Logo depois, antes que a mistura utilizada para limpar a parede seque, é necessário passar um pano limpo e macio para retirar a espuma e as impurezas que foram removidas com a limpeza.

Fonte: n1n.com.br

É importante tomar cuidado com a tinta da parede e para evitar sua remoção, é necessário evitar utilizar fibras abrasivas ou produtos muito fortes. Este mesmo processo serve para fazer a limpeza das bancadas de alvenaria.

Quais são os revestimentos usados em uma Cozinha de Alvenaria

É possível utilizar vários tipos de revestimentos em uma cozinha de alvenaria. Por exemplo, o porcelanato, azulejo, granito, pedras industrializadas e outros.

Além da contribuição estética para o projeto da cozinha, incluir o revestimento na parede facilita a limpeza no dia a dia que como mostramos no tópico anterior, a limpeza é bem simples.

Contudo, para quem é amante da decoração clássica e rústica, o tijolinho como revestimento também deixa a decoração linda, além de reduzir os custos com o acabamento.

Fonte: Decoração de Casa

Dimensionamento correto das bancadas

Se você decidiu ter uma cozinha de alvenaria em seu projeto de construção, é muito importante se atentar ao dimensionamento correto das bancadas da cozinha. Nesse sentido, é importante já ter conhecimento dos eletrodomésticos que serão colocados na cozinha para ter as medidas das bancadas.

Assim, você evita possíveis futuros problemas com o espaço para colocar seu fogão e geladeira entre as bancadas, por exemplo. Esse tipo de problema acarretaria em mais um processo para refazer a bancada, demandando mais tempo e mais gastos.

Fonte: Pinterest

Utilização de armários

Em uma cozinha de alvenaria, é possível incluir vários nichos e armários. Uma das vantagens de optar por ter uma cozinha de alvenaria é que os gastos com marcenaria, por exemplo, são reduzidos, pois os armários costumam ser embutidos nas bancadas e estruturas de alvenaria.

No entanto, para quem não quer utilizar armários e prefere um ambiente mais clean, os armários da cozinha podem ser feitos com portas de madeira, vidro, MDP ou MDF, laca, e outros materiais.

Em decorações mais rústicas, os armários podem ser dispensados. Essa é uma opção para quem gosta de expor os utensílios de cozinha e não se incomoda com o fato daquela leve bagunça comum dos armários ficar aparecendo de vez em quando.

Fonte: Pinterest

Decoração da Cozinha de Alvenaria

Existem diversos estilos de decoração para cozinha de alvenaria, para diferentes gostos. Sendo assim, nós trouxemos algumas ideias e estilos de decoração para não lhe faltar ideias na hora de decorar a sua cozinha!

Em algumas decorações o cimento queimado é uma ótima opção para as paredes e bancadas.

Fonte: PM Arquitetura

A madeira é uma das queridinhas quando o assunto é decoração, e em uma cozinha de alvenaria ela não fica de fora.

Fonte: Construção Ativa

As cores e estampas também podem ser uma boa aposta para a decoração da sua cozinha. Dessa forma, você torna o ambiente mais alegre e divertido com a combinação de cores.

Fonte: CR2 Arquitetura

Investir em uma decoração neutra e elegante também é uma boa opção. Este tipo de decoração é simples, sem fazer mistura de muitas cores ou texturas e ao mesmo tempo torna o ambiente mais fino e elegante.

Fonte: Viva Decora

Para quem quer uma cozinha de alvenaria rústica, opções não faltam. Dessa forma, você pode manter aquele visual clássico que se via nas casas há muitos anos atrás.

Fonte: Decoração de Casa

Esperamos que essas dicas e detalhes sobre as cozinhas de alvenaria tenham te ajudado com o seu projeto. Agora que você já sabe como limpar e como decorar uma cozinha de alvenaria, não fique aí parado, coloque suas ideias em prática! Conte com a Essência Móveis para mais publicações como esta.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre os detalhes essenciais da cozinha de alvenaria, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

2 Comentários


  1. Olá Essência Móveis…. adorei a matéria. Com certeza vou utilizar as dicas .

    Responder

    1. Olá, Luciane! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado das dicas! 😍

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *