Cozinha em L: conforto e espaço

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos principais locais da casa é a cozinha. Independente do tamanho, ter uma cozinha agradável é ideal, mas sem que seja perdida o principal: sua funcionalidade. Em projetos arquitetônicos da década passada, é comum nos depararmos com cozinhas com muito espaço para ser utilizado.

Fonte: Tua Casa

Contudo, devido à redução na área de casas e o aumento na construção de apartamentos, as cozinhas mudaram. E nem foi só em seu tamanho. Enquanto antes as confraternizações ocorriam em um cômodo à parte (principalmente sala de estar), hoje é comum que as confraternizações entre amigos e familiares ocorram no espaço da cozinha.

Fonte: Homepedia

Essa transformação nos hábitos reflete nas formas como as novas cozinhas estão sendo pensadas: espaçosas, com bastante espaço de armazenamento, locais ideais para os eletrodomésticos e, claro, espaço para companhias. Sendo assim, um formato de cozinha queridinho pelos arquitetos e designers de interiores são as cozinhas em L, pois elas são capazes de preencher todos os requisitos citados. 

Fonte: Planta Pronta

Por isso, nesse artigo trouxemos cinco dicas para você que pretende transformar sua cozinha em uma cozinha útil e funcional.

Veja o vídeo deste conteúdo:

Dica 1: Aposte no triângulo!

Quando falamos de cozinha com funcionalidade, uma das peças chaves para chegar à isso e seguir a regra do triângulo: fogão, geladeira e pia devem estar dispostos formando um triângulo.

Fonte: Construindo Minha Casa Clean

Junto com o modelo em L que visa aproveitar cada canto do seu espaço, essa disposição é ideal para o modelo: é possível em uma parede instalar a pia, na parede adjacente instalar o fogão e a geladeira (por exemplo).

Dessa forma, além de otimizar o tempo de preparo de refeições, a disposição dos objetos auxilia na organização do espaço. 

Dica 2: Armários embutidos

Independente do tamanho da cozinha, sempre achamos que ela não é grande o suficiente, ou que “não cabe tudo que deveria”. Para nossa sorte, resolver esse problema pode não ser muito difícil. Busque sempre aumentar sua capacidade de armazenamento interno.

Fonte: Tua Casa

Para isso, não economize nos armários (principalmente se sua cozinha for pequena). Busque aproveitar todo e qualquer espaço disponível com armários embutidos. Mas cuidado: prateleiras em muitos casos são melhores que uma legião de gavetas. 

Ao avaliar armários embutidos, planeje exatamente o que você pretende guardar neles. Aproveite para já imaginar-se organizando a cozinha: onde ficarão os copos, pratos, mantimentos e etc. Imaginando com precisão esses detalhes, você poderá encomendar os armários com espaços e nichos adequados para cada item. Assim, você não irá precisar usar sua bancada para copos e pratos (ou até mesmo mantimentos) só pelo “acesso ser mais fácil”.

Dica 3: Reserve espaços

Ainda em relação à segunda dica, temos uma terceira: reserve espaço para seus eletrodomésticos! Afinal, se você irá planejar sua cozinha e equipá-la com armários embutidos, você precisa decidir exatamente onde cada eletrodoméstico será melhor aproveitado. Sobre o fogão, pia e geladeira, já falamos.

Fonte: Decor Fácil

Mas também existem outros que precisam ser levados em consideração: micro-ondas, cafeteira, lava-louças, entre outros. 

Por isso, o ideal é você montar uma lista de quais são os eletrodomésticos que você tem ou deseja. A partir daí, considere também o tamanho da bancada que você deseja, se terá ou não uma ilha, se terá ou não uma mesa, etc. Só então, conclua o item dois e encomende seus armários planejados.

Dica 4: Ilhas

Os modelos de cozinhas com ilhas chegaram para ficar na casa dos brasileiros, afinal, a ilha é multifuncional: você pode picar legumes, usar como apoio enquanto guarda as compras, se você for um mestre cuca dá até para abrir massa em cima delas. Além da característica prática, as ilhas também podem ser utilizadas como uma espécie de mesa, seja para café da manhã ou para um drink com os amigos. 

Fonte: Gazeta do Povo

Apesar de todos esses pontos positivos, muitas pessoas são resistentes. Afinal, é comum imaginar que adicionando uma ilha à cozinha a mesma perderá muito espaço. Ou então, que ilhas são apenas para casas com cozinhas grandes e espaçosas. Bom, esses pontos fazem sentido e devem ser considerados.

Apesar de você “perder” parte do espaço físico da sua cozinha adicionando a ela uma ilha, você pode ganhar em funcionalidade. Afinal, a ilha pode ser utilizada de diversas maneiras, dependendo da sua necessidade no momento. Já em relação à necessidade de ter um grande espaço para fazer a ilha, o tamanho disponível só irá dizer respeito ao tamanho da ilha que pode ser instalada.

Fonte: Decor Fácil

Para grandes espaços é possível instalar uma ilha grande e espaçosa, que possa ter até mesmo um fogão cooktop, ou uma pia. Adicionar cadeiras ou banquetas darão um ar de sofisticação ao ambiente. Contudo, se seu espaço não for tão grande assim, uma ilha pequena, apenas para o auxílio de atividades domésticas pode fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.

Além disso, as ilhas são ótimas para ajudar a delimitar espaços. Portanto, se sua cozinha for em um ambiente conjugado (como sala e cozinha), adicionar uma ilha à sua cozinha, ajudará na divisão virtual dos espaços. Pois, apesar de integrados, será possível determinar onde começa e termina os ambientes.

Dica 5: iluminação

Um dos ambientes com maior iluminação da casa deve ser a cozinha. Afinal, você não quer se machucar enquanto faz um sanduíche. Para isso, é preciso imaginar formas de tornar o ambiente iluminado e, de preferência, sem encher o bolso das companhias elétricas com isso. 

Por isso, um truque que pode ser utilizado é a adição de janelas em locais ideais. Verifique qual parte da sua cozinha possui uma melhor vista, onde o sol nasce e onde ele se põe, quais os locais mais bem iluminados. Essas pequenas observações irão te ajudar na escolha de local para instalar seus eletrodomésticos, sua ilha, suas bancadas… enfim! A iluminação é importante para que sua cozinha seja perfeita. 

Dica bônus: decoração

Agora que você já decidiu toda a parte prática da sua cozinha, a minha parte favorita é essa: escolher a decoração. Esse é o momento de você deixar a sua cozinha com cara de sua. Contudo, com bom gosto! Não se atenha a imagens da internet, use-as como inspiração.

Fonte: Blog Inove Papéis de Parede

Caso você seja uma pessoa reservada, uma cozinha clean com armários beges e pias de mármore lhe cairão bem. Entretanto, para pessoas mais alegres que gostam de cor, você pode utilizar azulejos especiais em pequenas áreas, ou decidir por detalhes coloridos nos armários. 

Claro, tudo isso o que irá decidir é você, o que você imagina, e o que seu orçamento lhe proporciona.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Além disso, a Essência Móveis oferece diferentes descontos nas compras, além de frete grátis para algumas regiões. Siga as tendências da decoração de imóveis com qualidade e com um ótimo preço!

Se você gostou dessa publicação sobre decoração de apartamento pequeno e tem interesse em mais dicas para decorar seu ambiente, acesse o nosso blog. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *