Tipos de piso: saiba qual o ideal para você!

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem diversos tipos de piso diferentes para os mais variados cômodos. Cada tipo de piso tem suas particularidades na composição, fazendo com que cada modelo seja indicado para um cômodo diferente de uma casa.

Escolher o ideal para os ambientes de sua casa, entretanto, pode ser um processo relativamente simples se você souber como trabalhar com cada um deles ou contar com uma ajuda profissional de uma empresa de construção e reforma.

Até mesmo arquitetos e decoradores podem te auxiliar na hora de escolher um tipo para montar um ambiente, em grande parte porque a variedade é muito extensa. 

Você pode escolher entre:

  • Acabamentos;
  • Cores;
  • Formatos;
  • Material.

Além de diversos tipos de piso diferentes, essa é uma escolha que precisa ser muito bem planejada, já que vai além da estética e do custo de instalação. É uma questão de viabilidade e qualidade do ambiente.

Por isso, conhecer alguns dos principais modelos de pisos no mercado é uma excelente maneira de procurar por boas soluções. Isso evita que você passe por um sufoco na hora de realizar uma avaliação de imóvel residencial antes de se mudar.

Veja aqui este conteúdo em vídeo:

Cerâmica e Porcelanato
Cimento queimado, Mármore e Madeira

Cerâmica

Um dos modelos mais utilizados no mercado, é um tipo de piso produzido com prensagem de argila úmida e peneirada.

Você pode utilizar a cerâmica tanto em ambientes externos quanto internos, porque ela é um material altamente resistente.

Cerâmica também é um material de fácil limpeza e é difícil manchas se fixarem nela, além de não ser tão caro. Por conta disso, muitas pessoas acabam optando por este modelo.

Tipos de piso: cerâmica
Piso de cerâmica.

Porcelanato

O porcelanato é um material que está em franca ascensão. Trata-se da escolha da maioria dos clientes que buscam uma reforma ou construção de piso na atualidade, e existem vários motivos para isso.

Em primeiro lugar, a variedade de opções do porcelanato é impressionante. É possível adaptar qualquer tipo de cômodo ao porcelanato, uma vez que se trata de um material de muita qualidade e resistência.

O porcelanato também tem um ótimo acabamento, deixando o lugar mais elegante e sofisticado, além de variar muito em brilho e até mesmo texturas.

Para a escolha da textura, busque a que mais se adapte ao estilo do ambiente.

Tipos de piso: porcelanato
Porcelanato.

Cimento queimado

O cimento queimado é um tipo de piso interessante, que é feito com base em cimento, água e areia. Ele tem uma aparência um pouco mais bruta, o que é ideal para dois dos estilos de decoração mais requisitados do mercado: o estilo rústico e o estilo industrial.

Este é um dos modelos mais fáceis de aplicar e com um custo muito baixo, permitindo que seus investimentos sejam realizados em diversos outros ambientes da casa, entretanto é preciso ter alguns cuidados.

Ambientes muito úmidos podem ser um problema para esse tipo de piso, por isso é interessante evitar a aplicação em banheiros ou cozinhas.

Casa com revestimento de cimento queimado
Cimento queimado também pode ir nas paredes e teto.

Mármore

O mármore é uma excelente opção para regiões mais quentes, uma vez que ele não absorve o calor e mantém o clima no ambiente mais agradável.

Entretanto, você pode usá-lo também em locais mais frios, com o apoio de um tapete ou até mesmo um moderno sistema de aquecimento de pisos.

O mármore é constituído de um material chamado calcita, que é um dos componentes do calcário. A instalação desse tipo de piso traz um aspecto de limpeza e tranquilidade para o ambiente, além de ser um dos mais luxuosos modelos desta lista.

Porém, entre as desvantagens do material, estão sua baixa resistência e alto custo de instalação.

Tipos de piso: mármore
Piso de mármore traz bastante elegância.

Tipos de piso de madeira

A madeira é outro elemento muito interessante para os pisos, podendo ser madeira pura ou até um piso vinilico amadeirado.

O laminado de madeira, por seu método de produção, acaba sendo uma alternativa bem em conta de montagem de piso. Ele passa uma sensação de aconchego e conforto no ambiente, principalmente em decorações rústicas.

Além disso, é importante ter em mente que este é um modelo de fácil instalação e manutenção, caso seja necessário fazer alguma alteração no piso no futuro.

Este material também não se dá muito bem com ambientes úmidos, por isso é importante evitá-lo em cozinhas ou banheiros.

Chão de madeira
Laminado de madeira.

Tipos de piso ideais só dependem do seu projeto

Independente da escolha que você fizer para o piso de sua residência, é importante que ele esteja dentro de seu orçamento. Além disso, deve fazer sentido com sua decoração, como o piso de resina epóxi dependendo do ambiente.

Assim, você consegue construir um ambiente estruturado e com a decoração que sempre quis, tornando sua casa um ambiente de conforto, satisfação e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *