Arquiteto, um profissional essencial

Tempo de leitura: 2 minutos

A maioria de nós tem uma ideia pré-concebida de algumas profissões, e com a Arquitetura não é diferente. Quando pensamos em um arquiteto, alguns podem imaginar aquela famosa mesa na qual eles desenham seus projetos, a prancheta. Outros automaticamente visualizam um mundo de cálculos, números e m².

Tudo isso faz parte da vida de um arquiteto, mas a profissão não se limita a esses detalhes. Esse ofício, de extrema importância para a sociedade, é rico e generoso, possibilitando ao profissional projetar o exterior e o interior de uma obra, seja ela uma casa, apartamento ou edifício, vivendo cada detalhe que compõem um projeto de arquitetura.

Profissão Arquiteto
Profissão Arquiteto

Mas o que um arquiteto faz especificamente? O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, seguindo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Muitos projetam e coordenam também a construção ou a reforma de prédios. O profissional faz a planta e o levantamento dos materiais a serem usados na obra. É dele também a responsabilidade de manter contato com o cliente e com os engenheiros durante toda a obra. Um projeto de arquitetura geralmente inclui a parte hidráulica e as instalações. Ou seja, não é para qualquer um!

Profissão Arquiteto
Profissão Arquiteto

Mas como um arquiteto consegue pensar e fazer tudo isso? Gênio, detalhista, meticuloso, são apelidos que esse profissional está acostumado a ouvir. Mas, ao mesmo tempo, o arquiteto é um exímio administrador de projetos, apaixonado pelo que faz e que não mede esforços para concretizar o que os clientes imaginam para as suas casas e empresas.

Veja Agora o Catálogo Especial para Arquitetos que a Essência preparou

Profissão Arquiteto
Profissão Arquiteto

Mais especificamente falando, um bom arquiteto possui os conhecimentos e habilidades técnicas para desenhar e planejar espaços, visualizar ambientes em três dimensões, conhecimentos matemáticos, além de habilidades artísticas, sensibilidade, e jogo de cintura para lidar com pessoas, afinal, todo projeto é feito de pessoas. Geralmente, os arquitetos são pessoas de extremo bom gosto e com um senso estético apuradíssimo.

Profissão Arquiteto
Profissão Arquiteto

Enfim, ainda bem que temos esses profissionais para alicerçar e concretizar o nosso ideal de construção. Melhor do que isso, um arquiteto é capaz de deixar ainda melhor o que já é extraordinário na nossa imaginação!

VIVA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *