Bubble Chair: Curiosidades e Dicas

Tempo de leitura: 6 minutos

A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 1954 e 1957. Em 1962, montou seu escritório e passou a atuar como designer de interiores e mobiliário.

Eero Aarnio
Eero Aarnio

Ainda nos anos 60, Eero iniciou estudos com a fibra de vidro, e foi a partir desses estudos que criou a Ball Chair e a Bubble Chair. Como é de se imaginar, não dá pra falar de uma sem falar da outra.

A criação da Ball Chair

Em 1963, Aarnio criou a Globe Presidente (que ficou mais conhecida como Ball Chair): uma bola oca sobre um suporte e apenas com a frente aberta. Toda sua estrutura foi feita em fibra de vidro e seu interior revestido e composto por almofadas que trazem todo o conforto esperado. Essa poltrona foi pensada para ser uma espécie de refúgio e um espaço que protege quem a usa, reduzindo ruídos externos, permitindo relaxar e até mesmo fazer uma leitura com mais tranquilidade. Ela foi apresentada na Feira de Móveis de Colônia e, claro, foi um sucesso absoluto.

Ball Chair
Ball Chair

Em uma de suas entrevistas, Eero disse a respeito da Ball Chair: “A ideia da cadeira sempre foi muito óbvia. Tínhamos nos mudado para nossa primeira casa, e eu tinha começado minha carreira como Free-Lance em 1962. Tínhamos uma boa casa, mas nenhuma grande cadeira, e por isso decidi fazer uma, mas não uma normal. Queria formar uma nova realidade. Depois de alguns desenhos, reparei que a forma tinha se tornado tão simples, que era só uma bola. Eu desenhei a escala completa na parede e determinei a altura, daí as outras linhas foram fáceis de tirar. A parte de nomear a cadeira foi a mais divertida, a Globe Presidente nasceu.”

A magnífica ideia da Bubble Chair

Depois de ter criado a Ball Chair, Eero queria ter luz dentro dela, e foi quando a Bubble Chair começou a surgir. Ele teve a ideia de uma bola transparente para onde vem luz de todas as direções. O único material adequado era o acrílico, porque é aquecido e soprado na forma como uma bolha de sabão.

“Eu sabia que as cúpulas em forma de clarabóias eram feitas desta maneira, falei com o fabricante e perguntei se seria tecnicamente possível fazer soprar um balão maior. A resposta foi afirmativa. Fiz um anel de aço, a bolha foi expandida, almofadas foram adicionadas e estava pronta a poltrona. E novamente o nome era óbvio: Bolha”. 


Eero queria algo leve e transparente, e um pedestal não permitiria este efeito. Então, Depois de pronta, a Bubble chair saiu de vez dos padrões de normalidade e foi fixada no teto.

Bubble Chair
Bubble Chair

O escritório de Eero era em sua casa, e na foto abaixo estão suas filhas, inspirações para a criação da Bubble Chair.

Filhas de Eero Aarnio em suas Bubble Chairs
Filhas de Eero Aarnio em suas Bubble Chairs

A que altura instalar a Bubble Chair

O ideal é que sua base inferior fique a 25cm do piso, porque assim a borda do assento fica a 44cm do chão, como mostra a imagem abaixo. Então, a corrente precisa ter o comprimento adequado para o pé-direito do seu ambiente, o que é perfeitamente possível e só requer planejamento.

Medidas da Bubble Chair
Medidas da Bubble Chair
Desenho da Bubble Chair, feito por Eero Arnio
Desenho da Bubble Chair, feito por Eero Arnio

É muito importante que, antes de comprar uma Bubble Chair, você verifique se o teto suporta o peso e está apto a recebê-la. Se não for possível pendurá-la, não se preocupe: já existem suportes de chão para ela. Eles são feitos em aço, com toda a sofisticação que a Bubble merece. Foram criados para quem não pode pendurá-la mas não abre mão da estrutura transparente, ou para quem prefere a praticidade de escolher um cantinho ideal e apenas colocá-la ali.

Bubble Chair com Suporte de Chão
Bubble Chair com Suporte de Chão

A Bubble chair ficou famosa e querida não apenas por ser bonita, mas por ser algo excêntrico à época. Sua singularidade também ganhou os sets de gravação e estúdios. Como resultado, ela apareceu em várias revistas e comerciais, usada por estrelas como Courteney Cox’s, Catherine Zeta-Jones.

Courteney Cox's
Courteney Cox’s
Catherine Zeta-Jones
Catherine Zeta-Jones

Em 2007, foi uma peça icônica no filme americano Across the Universe (2007), dirigido por Julie Taymor.

Onde usar uma Bubble Chair?

A resposta para esta pergunta, talvez seja: onde você quiser. Bem, nós já sabemos que a Bubble Chair, além de linda, é realmente útil, afinal, foi pensada para isto. Então, ela pode ser usada não só na sala de estar, mas também nos quartos (inclusive infantis), varandas e sacadas.

Bubble Chair em Quarto Infantil
Bubble Chair em Quarto Infantil

Bubble Chair em Sala de Estar
Bubble Chair em Sala de Estar

A escolha do cômodo vai depender muito do seu espaço e do seu objetivo. Quer uma dica? Antes de se perguntar onde usar uma Bubble Chair, (se você tiver mais de uma opção e ficar em dúvida) se pergunte o que você quer que ela te proporcione. Isso pode facilitar sua escolha.

Sem contar o uso residencial, a Bubble também é usada em ambientes comerciais, como escritórios e até hotéis.

Bubble Chair no Sweets Hotel, em Amsterdam
Bubble Chair no Sweets Hotel, em Amsterdam
Bubble Chair no Squaremouth Office, em São Petesburgo
Bubble Chair no Squaremouth Office, em São Petesburgo

Como escolher o tecido

Para revestir as almofadas da sua Bubble Chair, você pode escolher entre tecidos como suede, linho, couros (legítimos ou ecológicos), sarja, veludo, entre outros. Se você já não tem um tecido favorito, a escolha pode depender da sua prioridade ou necessidade mesmo.

Se quiser algo mais macio e aconchegante, pode optar pelo veludo, mas fuja dele se tiver gatos e cachorros em casa, porque eles vão adorar desfiá-lo. Para pets, o tecido mais indicado é o suede, pois seu processo de fabricação o torna mais resistente às unhas.

Se você mora em uma região mais quente, então o linho ou sarja te ajudarão muito e também ficam lindos em estofados.

Duas dicas para você que sempre procura algo que não suje com facilidade:

  • Escolha um tecido já impermeabilizado (é mais comum achar o linho);
  • Mande fazer a impermeabilização do estofado quando receber a poltrona.

Agora, se você quiser um toque mais sofisticado ou até mais sério, vai acabar escolhendo o couro. Neste caso, você tem a opção do couro legítimo e ecológico, ambos com várias opções de cores. Basta você avaliar as características dos dois e então decidir qual deles te atende melhor.

Gostou do artigo? Então fique de olho nos próximos!

Ah! Não se esqueça de dar uma passadinha em nosso site para conferir a belíssima Bubble Chair e tirar mais dúvidas. É só clicar no link:
https://www.essenciamoveis.com.br/poltrona-bubble

Um abraço e até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *