Guia de Profissão: Engenharia

Tempo de leitura: 6 minutos

Tá na dúvida sobre qual carreira seguir? Que tal conhecer um pouquinho sobre as engenharias nesse guia de profissão?!

Primeiramente, encare a indecisão e lembre-se que pode tentar várias vezes até encontrar o curso certo. Ao finalizarmos ciclos, podemos nos sentir perdidos: o que não seria diferente para você que está em busca de uma profissão. Com isso em mente, falemos sobre o tema!

A engenharia tem grande importância em diversas áreas das ciências exatas, além de ser uma das maiores procuras pelos estudantes para ensinos superiores. Entre as gamas de cursos, temos as engenharias: química, civil, ambiental, materiais, bem como muitas outras.

Tendo em vista a variedade de áreas acometidas pelas engenharias e suas importâncias, nós da Essência preparamos para você um Guia de Profissão: Engenharias. Quer saber mais? Então vem comigo!

Tudo sobre a profissão: engenharia

O que é a engenharia?

Antes de mais nada, comecemos do princípio: você sabe o que é a engenharia? Sua área de atuação? Pois bem.

Em primeiro lugar, como uma boa e velha área das ciências exatas, a engenharia é voltada a aplicação do conhecimento cientifico, através dos métodos matemáticos, econômicos e operacionais. O objetivo dessa profissão é proporcionar através de seus serviços, soluções para problemas no cotidiano dos seres humanos e assim, proporcionar qualidade de vida.

Legal né?

Bem, como é de se esperar, a área abrange diversas especificações, como por exemplo as engenharias:

  • Mecatrônica;
  • Química;
  • Alimentos;
  • Têxtil;
  • Produção;
  • Civil;
  • Ambiental;
  • Além de muitas outras!

Então falemos um pouquinho sobre algumas das profissões da engenharia no decorrer deste post!

Área de atuação de um engenheiro

De modo geral, não basta apenas ter o diploma, mas sim, saber em qual área exercer sua profissão, certo? Pensando nisso separamos alguns tópicos:

Mecatrônica

Primeiramente, um engenheiro mecatrônico pode atuar em diversos ramos das industrias devido ao seu conhecimento em eletrônica, mecânica e softwares acumulados na graduação. Assim, consegue se desenvolver em vários setores, produzindo dispositivos de ampla ampliação.

Quanto a área de atuação, temos por exemplo as industrias: automotiva, energética, sistemas de informação, manutenção de equipamentos, automobilística e muito mais!

Em cada área de atuação, um serviço distinto. O que mostra a gama de possibilidades desse graduando.

Engenharia Química

Em segundo lugar, a engenharia química: também com diversas áreas de atuação no mercado, principalmente industrias, como por exemplo: petroquímica, materiais de construção, tintas, polímeros, cosméticos ou até mesmo no setor alimentício.

Como a química está muito presente em nosso dia a dia, sua junção com a engenharia vem pra somar: tornando a área ainda mais ampla.

Alimentos

Um engenheiro de alimentos está presente em todo o processo que o alimento passa até chegar na mesa do consumidor. Tudo isso visando a qualidade do produto: através de análises laboratórios,  conservação dos alimentos ou ainda o processo e busca por novos produtos. Logo, como você já deve imaginar, é uma área mais focada ao setor alimentício. Mas não se preocupe! É uma das maiores áreas de atuação que você poderia querer.

Ambiental

A engenharia ambiental está entre os rumos mais promissores entre as áreas relacionadas ao meio ambientes. Um curso voltado a sustentabilidade, desenvolvendo ações para proteger o meio ambientes dos impactos causados pelos seres humanos.

Quanto as suas áreas de atuação, temos o planejamento ambiental, projetos de abastecimento e tratamento de água, clima, tratamento de esgotos sanitários, recursos hídricos e muito mais!

Produção

Em penúltimo lugar, destacamos as áreas de atuação da engenharia de produção.

Algumas pessoas acabam por confundir as áreas de atuação de um engenheiro com a de um administrador devido a similaridade. Contudo, são áreas distintas!

Dentre as opções, temos o planejamento da produção de produtos, distribuição, análise e controle de custos, setor financeiro e muitos outros.

Civil

E por fim, não poderia faltar a engenharia civil.

Sendo um dos cursos mais abrangentes e procurados no mercado! Um engenheiro civil pode trabalhar desde o setor de construções até saneamento básico. Tudo voltado a construções, planejamentos e serviço publico.

Além disso destacamos a construção de rodovias, transportes, industrias de concreto e geotecnia.

Qual faculdade escolher?

Vamos a dúvida de qualquer estudante: a escolha da faculdade. Pensando nesse problema, trouxemos algumas dicas para auxilia-lo na melhor escolha!

Primeiramente, faça um planejamento. Aqui a meta é afunilar opções!

Considere se tem disponibilidade para mudar de cidade ou não. Se tem dinheiro para se manter longe de casa e assim por diante…. Respondendo essas perguntas você já tem uma noção do que deve seguir.

Analogamente, para escolher entre faculdades públicas e privadas. Cada curso possui uma avaliação de acordo com a faculdade e quanto maior: melhor.

Além disso, ao escolher uma faculdade particular, pode optar por fazer provas e ganhar bolsas: reduzindo o valor das mensalidades. Bem como fazer uso do ProUni ou FIES.

Agora, se a sua escolha são as faculdades públicas, basta procurar pelos vestibulares: geralmente os editais surgem no final do ano. Dentre as opções, nós temos a Vunesp para a UNESP, Enem para as Federais e a Fuvest para a tão conhecida USP.

Resumindo: opção é o que não falta, não é mesmo?!      

Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor para as suas dúvidas, caro leitor.

Assim como era de se esperar, a engenharia envolve uma grande opção de áreas de atuação: que variam com a escolha de curso. Faça uma pesquisa detalhada e opte por aquele que for mais o seu estilo.

Lembre-se, não tenha medo de errar! E sendo assim, esperamos que faça um ótimo curso.  

Se você se interessa por guias de carreira, não se esqueça de visitar o nosso blog!

Conheça a Essência Móveis

Somos uma loja de alta decoração que fornece móveis de design com preço justo, ajudando você a melhorar a estética do seu ambiente, prezando pelo atendimento exclusivo, desde o primeiro contato até o acompanhamento do produto depois de entregue.

Nosso grande diferencial é o cliente conseguir personalizar o produto que possui fabricação artesanal.

Quer saber mais sobre móveis de design? Então acesse nosso site e não deixe de acompanhar nossas publicações no instagramfacebookpinterest e youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *