Como montar uma decoração minimalista em sua sala

Tempo de leitura: 5 minutos

A decoração minimalista, ou seja, onde o “menos é mais”, tem ganhado espaço na sociedade nos últimos anos. A elegância da disposição dos itens decorativos consiste em não abusar e buscar sempre o mais simples, o mínimo possível.

O movimento minimalista surgiu no século XX e veio por meio de uma série de manifestações artísticas com características únicas, tendo em comum entre todas elas o uso mínimo de materiais para confecção.

Com sua origem na cultura japonesa, é um estilo de decoração preza pelo essencial. Em outras palavras, o foco está no mínimo necessário para obter funcionalidade e estética satisfatórios. A adoção desse movimento foi tão grande que hoje ele se tornou um estilo de vida.

decoração minimalista cores brancas
Minimalismo é moda.

6 dicas infalíveis para montar sua decoração minimalista

Gostou do tema e quer montar sua decoração no estilo simplista em sua sala? Então, confira agora 6 dicas que irão te ajudar a planejar o seu ambiente especial.

1 – Planejamento

Mas antes de fazer qualquer tipo de alteração em seu ambiente, pense no posicionamento dos móveis, na quantidade e quais cores você irá usar. Se estiver sem ideias, opte por algum software de inteligência artificial de decoração.

O uso dessas aplicações pode te ajudar a planejar o minimalismo por meio de fotos e realocação de objetos pela inteligência artificial do programa que usa padrões para melhor organização espacial.

tecnologia na decoração minimalista
Nesse momento, a tecnologia será sua melhor amiga para ter ideias.

2 – Invista em móveis funcionais

A escolha de móveis que são focados só em estética saiu de moda. Hoje o que se busca é funcionalidade e praticidade, dois aspectos que estão dentro do estilo minimalista.

Pensando em móveis que sejam funcionais, ou seja, que possuem finalidades que não seja apenas a estética, mas que otimiza o espaço a ser usado, é preciso usar menores artigos de decoração, ou seja, você precisa filtrar suas opções.

Se você busca um design moderno, pode trazer objetos de design metálico vazado à sua sala. Busque empresas fabricantes de racks metálicos, que são as mais especializadas nesses assuntos, e então escolha quais opções são mais viáveis ou que mais aderem ao seu ambiente.

É importante lembrar que você deve manter em sua casa apenas o básico no que diz respeito à decoração. Se o estilo minimalista é o que prevê o essencial, você deve se livrar dos exageros, ou seja, elementos que apenas estejam ocupando espaço.

móveis minimalistas funcionais
Simplicidade, mas sem perder a elegância.

3 – Adote cores neutras

Cores neutras fornecem uma aparência mais limpa, ou “clean” à sua sala. As principais cores no minimalismo são branco, cinza e preto. Contudo, quanto mais clara for a cor, mais favorecida será a visualização do ambiente.

Além da sensação clean que os tons neutros promovem, você terá uma sensação de ambiente maior pelo reflexo proporcionado pela luz. Por isso, escolher a cor branca geralmente é a opção mais popular para o ambiente da sala.

bege para decoração minimalista
O bege, por exemplo, também combina com a sensação “clean”.

4 – Proporcione boa iluminação

A iluminação do ambiente, em conjunto com os demais aspectos, trabalhará a seu favor para trazer a sensação clean. Por isso, opte por cortinas mais leves pois elas permitem a entrada da luz durante o dia. Também é essencial que se invista em uma boa iluminação para o período noturno.

Caso queira encontrar algo mais personalizado para sua casa, uma boa opção é contratar ou empresas de instalações elétricas para realizarem serviço de iluminação conforme as medidas da sua sala para que tenha uma boa visualização noturna.

iluminação personalizada
Certamente será uma boa adição ao ambiente.

5 – Escolha dos objetos de decoração minimalista

O minimalismo fica bem com objetos que são posicionados estrategicamente dentro da sala. Por exemplo, um vaso elegante e em tons neutros sobre a mesa de centro ou uma escultura sobre o hack.

Uma opção é o uso de espelhos que contribuem para o visual clean. Como resultado, você terá entrada de luz e uma melhor iluminação pelo reflexo, que são detalhes muito adotados pelos que optam por uma decoração minimalista.

decoração minimalista na sala
Além disso, você terá a sensação de que possui maior espaço em casa se sua sala for pequena

6 – Mantenha o ambiente organizado

O conceito minimalista só faz sentido se você mantiver os objetos no lugar, de forma organizada e limpos. A ideia de manter o essencial vai contribuir para que você não se tornar um acumulador, o que facilita a organização por ter menos objetos em casa.

organização ao decorar é importante
Primeiramente, organização!

Vantagens da adoção do estilo minimalista

A decoração do estilo minimalista foca sempre naquilo que é essencial. Para isso, é preciso adotar cores neutra (ou poucas cores) e usar poucos objetos dentro de um espaço que é pequeno. A harmonia entre esses dois aspectos é o que traz a elegância para sua sala.

Sabendo disso, veja as principais vantagens em se adotar o estilo minimalista:

  • Sensação de tranquilidade;
  • Ambiente sempre mais limpo;
  • Economia;
  • Melhor iluminação.

Além de muitos outros pontos, tudo vai depender do seu estilo de vida e da montagem da sua residência, é claro.

Decoração minimalista é o grande destaque atual

A decoração do estilo minimalista se tornou um artigo de luxo. É considerada de alto padrão e pode contribuir para uma boa avaliação de imóvel residencial caso você queira vender ou alugar o imóvel no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.