5 ideias para poupar espaço com os móveis

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao tomar a decisão de se mudar, é preciso pensar em vários fatores. Primeiro, a casa ou apê para comprar, que atenda todas as necessidades da família, depois, feita a mudança, é hora de começar a decoração do espaço.

Espaços maiores são mais fáceis de trabalhar o décor, permitindo uma variedade de móveis. Até porque, a ideia é deixar os ambientes aconchegantes, sem parecerem tão vazios. 

Agora, se você não optou por um imóvel menor, precisa pensar em poupar espaço com a mobília, para não deixar sua casa ou apartamento com aquela decoração carregada e a sensação de um ambiente minúsculo. Nestes casos, a ideia de menos é mais é super válida e os móveis versáteis ou multifunção serão muito úteis.

Que tal poupar espaço com os móveis? Veja cinco dicas práticas que separamos especialmente para você.

Prateleiras, nichos ou estantes suspensas

Se a metragem do imóvel é pequena, móveis no chão podem não ser tão interessantes, no entanto, você pode aproveitar melhor as paredes, sempre cuidando para não exagerar. Para isso, prateleiras, nichos ou estantes suspensas são ótimas.

Todos são presos nas paredes. Prateleiras e nichos combinam com a sala e os quartos, servindo para apoiar pequenos objetos e até ser parte da decoração. Pode ser o local onde ficam os livros, o controle remoto e até action figures no quarto das crianças.

Nada impede que apareçam em outros cômodos, mas as estantes suspensas combinam mais com cozinhas, lavanderias e até mesmo com o banheiro. Na lavanderia servem para guardar os produtos de limpeza em segurança, longe do alcance de animais e das crianças. Na cozinha também são bem-vindas e podem acomodar a louça ou as panelas.

Economizando espaço com sofá-cama

Quer receber visitas, mas tem receio de não ter espaço suficiente para elas? Ter um colchão inflável pode ser uma solução, mas existe outra dica prática, quando você não conta com um quarto extra na casa. No caso, é apostar no sofá-cama. Durante o dia, ele funciona como o sofá da casa e a noite se transforma em uma cama. Assim, as visitas têm um local confortável para descansar.

Outra ideia legal para este móvel envolve as kitnets ou apartamentos studio. Como são espaços menores, sem a divisão entre os cômodos, você pode manter a sala e o quarto no mesmo local. Com isso, sua cama seria um sofá-cama. Geralmente a divisão de espaços aconteceria com a cozinha e o banheiro, mas a sala e o quarto podem ser integrados.

Ao acordar você desmontaria a cama, colocando no modo sofá e deixando o espaço mais limpo e aproveitável, quase como uma sala de TV. À noite, é só usar o modo cama e pronto. Versatilidade é ter um móvel com duas utilidades.

Beliche ou cama auxiliar

Essa ideia serve para o quarto das crianças ou em um espaço para receber as visitas. No lugar de duas camas de solteiro, aposte no beliche, enquanto o restante o quarto pode receber uma escrivaninha ou os brinquedos das crianças.

A cama auxiliar também é interessante e prática para quem tem medo de altura. Ela funciona como uma gaveta e pode ter até dois espaços a mais para dormir. Durante o dia você pode mantê-la fechada, como se fosse uma cama de solteiro comum. À noite, é só puxar e dormir. As crianças vão adorar a ideia!

No caso da cama auxiliar, pode ser indicada para receber os amigos dos filhos ou quando os pais não se sentem muito à vontade com uma das crianças dormindo na cama mais alta do beliche.

Móveis planejados

Os móveis planejados ainda são a melhor opção para aproveitar bem cada cantinho da casa e poupar espaço com a mobília. São indicados para todos os cômodos, mas ficam ainda melhores na cozinha, banheiro, lavanderia e quartos.

Modern kitchen with artistic splash back above a white counter, built in cabinets and appliances and a central table and chairs in a stylish beige brown decor

Para a cozinha e lavanderia, geralmente um corredor pequeno nos apartamentos, a ideia é aproveitar as paredes, com móveis suspensos, mas que cabem perfeitamente, sem deixar espaços livres. Podem funcionar como prateleiras ou estantes com portas. Para o banheiro, o gabinete logo abaixo da pia é planejado para não atrapalhar a passagem.

Nos quartos, é possível planejar o guarda-roupa para caber em uma parede específica do quarto. Além disso, dá para montar a mobília versátil, como camas que estão conectadas com escrivaninhas ou estantes. Esta última opção, inclusive, é perfeita para os quartos de crianças e adolescentes.

Estantes multifunção

As estantes multifunção são ótimas para os apartamentos modernos, com ambientes integrados. Por mais que você não conte com um quarto extra para o canto dos estudos ou montar seu escritório, pode aproveitar a sala sem que isso interfira na decoração.

Neste caso a estante cumpre várias funções importantes. Ela atua como um divisor de ambientes, separando onde termina a sala e começa o escritório. Pode ser vazada e abrigar alguns itens de decoração, visíveis dos dois lados do cômodo.

Aproveite os modelos com mesa integrada, assim, é só apoiar o notebook e trabalhar ou estudar. Quem está do outro lado da estante continua a aproveitar a sala, tanto que, uma dica muito legal é colocar objetos que combinam tanto com escritório quanto com a sala ou guardar os livros nos nichos da estante.

Dica extra para economizar espaço: Cama de casal com baú ou gavetas

O quarto do casal também pode ter mais espaço com móveis versáteis. Esse é o caso da cama baú ou com gavetas laterais, que reaproveitam o famoso embaixo da cama, comumente esquecido.

Nas gavetas ou no baú você pode guardar cobertores que não estão sendo usados, roupa de cama e até mesmo travesseiros extras. Dessa forma, é possível apostar em um guarda-roupa menor, focado apenas nas roupas e elimina a necessidade de uma cômoda no quarto.

Sobrou espaço no baú ou nas gavetas? Coloque divisórias plásticas e guarde algum outro item, como toalhas de banho ou de rosto. Você vai notar que o quarto vai ficar muito mais organizado.

Gostou das ideias para poupar espaço com os móveis? Agora você sabe que sua casa ou apartamento pode parecer mais ampla sem perder todo o charme da decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *