Paisagismo: 8 técnicas para fazer uma obra prima

Tempo de leitura: 6 minutos

O paisagismo é uma técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sejam eles urbanos ou não, públicos ou não. Sendo assim, o paisagismo é muito mais do que fazer jardins, como muitas pessoas pensam que é.

Atualmente, o paisagismo vem sendo cada vez mais valorizado, principalmente na construção de casas, onde os detalhes externos se tornam cada vez mais importantes. Por este motivo, nós da Essência Móveis trouxemos oito técnicas de paisagismo para fazer uma obra prima.

8 técnicas de paisagismo para fazer uma obra prima

Paisagismo em áreas externas

1. Conheça as características do espaço

A primeira técnica de paisagismo para fazer uma obra prima, principalmente em áreas externas, é conhecer as características do espaço. Nesse sentido, é necessário conhecer o solo, analisar o tipo de terra, a incidência de luz solar, a umidade e a frequência de chuva.

Dessa forma, você saberá mais facilmente qual tipo de planta e flores poderá plantar para constituir a paisagem do ambiente. Tendo as características do espaço em mão, você poderá investir de forma correta e sem sofrer com desperdícios.

2. Escolha um ponto focal

Uma técnica de paisagismo muito importante é escolher um ponto focal para construir a paisagem em torno dele. Sendo assim, escolha o ponto que deve ser o centro das atenções e a partir dele vá construindo a paisagem.

A partir do momento que você define o ponto focal, fica mais fácil de encontrar os melhores locais para as plantas, flores e outros objetos que vão compor a paisagem. Assim, para o ponto focal, você pode escolher elementos naturais, como uma árvore frutífera, ou peças que serão colocadas estrategicamente. Entre essas peças você pode escolher bancos, estátuas, fontes, treliças e outras.

Fonte: Casa da Cris

3. Faça caminhos

Os caminhos além de garantirem mais beleza à paisagem, também são muito eficientes para dividir o espaço e preservar o jardim. Nesse sentido, para quem adiciona gramado ao ambiente ou plantas baixas, os caminhos são muito eficientes para que ninguém pise nas suas plantas. Sendo assim, para fazer os caminhos você pode optar por usar pedras soltas, madeira, material cerâmico ou cimento contínuo.

4. Atenção a textura

A textura cria uma atmosfera atraente e de contraste em um ambiente, e quando falamos de textura nos referimos à forma, tamanho, grossura e tonalidade da folhagem. Sendo assim, o ideal é aplicar texturas diversificadas na paisagem.

As texturas das plantas combinam com os itens decorativos da paisagem, por exemplo, em um jardim mais rústico, as plantas com folhagens mais grossas entram em harmônia com bancos de madeira. No entanto, não há um padrão para a combinação de texturas, logo, fica em suas mãos a possibilidade de criar diferentes contrastes para sua paisagem.

5. Invista na iluminação

A princípio, a iluminação é fundamental no paisagismo. Sendo assim, após o pôr-do-sol é importante que o ambiente externo esteja bem iluminado, para que continue oferecendo a vista da paisagem. Contudo, a iluminação da área externa deve ser decisão sua a partir do estilo do seu jardim.

Adicionar lâmpadas ao longo do caminho e próximas às plantas e flores é interessante. Além disso, optar por lâmpadas de LED é uma boa decisão, pois essas lâmpadas são mais econômicas e não esquentam como as outras, o que faz com que ofereçam menos riscos ao jardim.

Paisagismo em áreas internas

Para quem não possui área externa na casa, como por exemplo quem tem apartamento, o paisagismo pode ser aplicado em áreas internas. Por isso, nós touxemos 3 técnicas de paisagismo para as áreas internas:

6. Escolha as plantas certas

Para abrigar plantas em casa é importante escolher as plantas certas para isso. Para escolher as plantas que serão colocadas na área interna é necessário conhecer suas condições climáticas e necessidades. Em seguida, avalie se o local possui luz direta do sol, se pegará água da chuva, por exemplo em sacadas, ou se terá irrigação manual e monitorada.

Com essas informações, é possível verificar se a planta pode ou não ser mantida neste ambiente. Existem diversas espécies para você apostar no paisagismo interno. Nesse sentido, as plantas mais usadas no paisagismo de ambientes internos, atualmente, são as suculentas, as Zamioculcas, Espada de São Jorge, Costela de Adão, Bambu da Sorte, Lambari, Antúrio e Jibóia.

Air purifier with digital monitor screen and house plant on the wooden floor in living room.

7. Monte jardins verticais

Para quem sonha em ter um jardim, mas não possui área externa para isso, os jardins verticais são boas opções. Esta técnica de paisagismo embeleza a casa e pode ser muito funcional também, pois em um jardim vertical você pode fazer até uma hortinha.

Você pode criar um jardim vertical em cômodos com incidência de luz natural, como salas e cozinhas, ou em sacadas e varandas. Em qualquer lugar, você terá bem-estar e conforto ligados com a natureza em um pedacinho da sua casa.

8. Crie jardins de inverno

O jardim de inverno é outra técnica de paisagismo muito utilizada em áreas internas. Um jardim de inverno pode ser criado em qualquer cômodo da casa, possibilitando que você possa ter um jardim mesmo não possuindo uma área externa.

Além disso, o jardim de inverno traz sofisticação ao ambiente, além de ser muito lindo de se ver, pois é um jardim “dentro de casa”. Contudo, para construir um jardim de inverno, é necessário prestar atenção à disponibilidade de luz solar no local, pois muitas espécies necessitam de grande incidência de luz natural.

Agora que você conhece oito técnicas de paisagismo, você pode montar uma verdadeira obra prima em sua casa, seja na área externa ou interna. Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre as 8 técnicas de paisagismo para fazer uma obra prima, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *