Estofados Florence Knoll – O guia completo

Tempo de leitura: 7 minutos

Muito da luta pela profissionalização do designer de interiores passa pela história de Florence Marguerite Knoll Bassett, uma arquiteta e designer americana com uma linha de estofados das mais famosas do mundo, que se faz presente desde 1954.

Nesse artigo, veja tudo sobre a linha FK de estofados, criada pela designer e empresária de maior destaque do ramo.

fk estofados
Na imagem: Sofá FK1 (3 lugares), Poltrona FK1, Banco FK1 pequeno, Mesa FK1 de Centro e Mesa FK1 Lateral

Florence Knoll

Antes, é preciso falar um pouco sobre quem está por trás da obra.

Florence Knoll foi uma arquiteta, designer de interiores e de móveis, nascida em Saginaw, Michigan.

Ela sempre lutou para que a área de design de interiores fosse considerada profissão.

Na época, caía-se sempre no estereótipo de simples decoradores e que nada do que faziam deveria ser considerado profissional. Entretanto, o trabalho de Knoll provou o contrário.

Florence possuía uma estética bem moderna para a época, sempre com linhas limpas e combinações com a geometria do espaço. Isto é, textura, formas orgânicas e cor faziam parte de todo o seu trabalho.

Uma das técnicas de design de interiores usada na imagem abaixo, por exemplo, foi combinar as cores mais claras do sofá com algo mais forte nos outros elementos de decoração, como o quadro azul no fundo.

Como resultado, isso dá a sensação de maior “amplitude” ao ambiente.

Florence Knoll estofados
Florence Knoll

Florence nunca se considerou uma designer de móveis, ela era, acima de tudo, arquiteta e designer de interiores. Porém, a necessidade do seu trabalho como designer de interiores por vezes a chamava para a criação de móveis para que tudo fosse composto pelas melhores peças.

Knoll Inc.

Por conta desse talento, ela, ao lado de seu marido Hans Knoll, levaram a empresa Knoll Inc. da posição de uma pequena empresa familiar de móveis artesanais, para uma das maiores empresas de design de móveis do mundo.

Sua primeira exibição em Nova Iorque foi em 1948, e já em 1951 ele estavam se tornando internacionais, com exposições fora dos EUA.

Consequentemente, não demorou muito para que outros grandes nomes fossem parte das exposições da empresa. Designers como Mies Van der Rohe e Eero Saarinen, mentores de Florence Knoll, também contribuíram com seus próprios designs.

Knoll estofados exposição
Exposição da empresa Knoll Inc. com as Poltrona e Couch Barcelona de Mies Van der Rohe – Imagem: Knoll

Após tantos anos de trajetória na arquitetura e design, Florence Knoll recebeu a Medalha Nacional de Artes de 2002 pela National Endowment for the Arts.

florence knoll medalha
Florence Knoll recebendo sua Medalha Nacional de Artes.

Estofados FK – Sofás

Para apresentar a linha original de Florence, começaremos, primeiramente, pelos sofás FK.

Sofá FK1 (2 e 3 lugares)

Sobriedade é sinônimo dos Sofás FK1.

Florence, quando criava seus designs, pensava no espaço como um todo, ou seja, no cômodo onde seus móveis iriam ficar.

Do cômodo para o tipo de piso, do piso para o estilo de construção da casa ou prédio, o desenho do móvel precisava considerar a grande escala, de forma que complementasse a arquitetura do local.

estofados knoll sofá 3 lugares
Sofá FK1 de 3 lugares – Pinterest.

Para Florence, não havia motivo para criar um novo móvel se não fosse para que ele tivesse uma “função a cumprir” no ambiente.

Portanto, sua busca pela harmonia do ambiente era constante, o que a fazia trabalhar com peças mais simples, porém nada muito plano ou sem expressão.

Ambos sofás consistem em um design de alinhamento do assento e encosto à uma armação de metal exposto, com a opção de aço cromado ou inox.

estofados fk sofá 3 lugares
Sofá FK1 (3 lugares) preto.

A diferença mais notável está no brilho de cada peça, sendo o aço cromado mais brilhante que o inox.

Porém, aço cromado não é indicado caso sua casa seja regiões litorâneas, porque ele enferruja rápido por efeito da maresia. Ou seja, mesmo que o inox seja um pouco mais caro, ele garante a conservação do móvel.

Os assentos, encostos e braços são estruturados em madeira, e as almofadas tem acabamento botonê. Os sofás FK foram uma inspiração nos designs de Mies van der Rohe.

estofados sofá fk1 2 lugares
Sofá FK1 (2 lugares) marrom – Essência Móveis

Estofados FK – Poltronas

Pode-se dizer que a poltrona FK1 é a versão de 1 lugar do Sofá FK1, porque Florence baseou-se nos próprios desenhos.

Como já tinha feito algo extremamente funcional, geométrico e direto, não havia motivo para não fazer uso disso, já que eram ótimos móveis.

estofados poltrona fk1
Poltrona FK1 – Essência Móveis

Após criar sua poltrona com estrutura fixa que vieram as novidades. Florence então incluiu uma versão com base giratória, fugindo da típica armação de 4 pés com ângulos de 90 graus.

poltrona fk1 giratoria
Poltrona FK1 giratória – Essência Móveis

Ambas poltronas foram uma inclusão benéfica a coleção de Knoll, porque são ideais tanto em contextos formais quanto informais.

Ou seja, ao mesmo tempo em que uma poltrona FK1 pode compor um escritório ou ambiente de empresa, ela ficará igualmente bela compondo a sala de estar ou quarto.

poltronas fk1 cinza
Poltronas FK1

A poltrona FK1 hoje tem produção nacional, seguindo todos os traços da original.

Tanto a poltrona fixa quanto a giratória são ícones do design mobiliário e estão presentes em ambientes dos mais luxuosos.

Estofados FK – Bancos

Após projetos inovadores e marcantes para a área de design, com foco na composição de todo cômodo, o banco se tornou a caracterização dessa busca de Florence Knoll pelo perfeccionismo.

Resumindo, o projeto do banco FK segue a estética de estrutura de aço, possuindo praças de estofamento costuradas individualmente e ligadas a essa estrutura. Esse era o design moderno do século 20.

bancos fk1
Bancos FK1 pequeno e grande.

Algumas pessoas costumam ficar receosas de usar bancos em decorações internas, como em quartos, por exemplo, mas há maneiras de encaixá-los que valorizam muito o espaço.

Uma das opções é deixar um banco ao lado da cama.

Ao fazer isso, você tira um pouco do padrão que vemos por aí de sempre ter um criado-mudo e adapta o banco para ser como uma mesa lateral.

Para o banco FK1 grande, que possui 2 lugares, ele se encaixa bem aos pés da cama.

banco fk1 no quarto
Na imagem: Poltrona Diamante e Banco FK

Um banco aos pés da cama é bom para deixar um cobertor fácil de pegar em dias frios.
Agora, em salas de estar, o banco FK1 pode substituir sua mesa de centro.

banco FK1 sala
Banco FK1 como mesa de centro + Poltrona Diamante Revestida + Mesa Saarinen Lateral

É possível usar vasos de flores, livros e outras coisas para deixar o espaço mais agradável e personalizado, dando função ao banco.

bancos fk1 grandes
Bancos FK1 tamanho grande.

Linearidade sem perder qualidade

Florence era consistente com seus designs por confiar no quanto eles eram (e são ainda) bons. A prova disso também está nos clientes, que estavam constantemente de olho na próxima exposição da Knoll Inc.

O desenvolvimento dos estofados Knoll mostram o seu valor sobre design, que é trabalhar com as formas mais lineares e criar obras incríveis a partir disso.

sofa fk1
Sofá FK1 (3 lugares) vermelho.

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Caso já tenha algum dos estofados Knoll e queira deixar sua opinião, ficaremos felizes em ler.

Até o próximo post.
Um Abraço!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Além de oferecer móveis com um preço justo, também dá dicas de decoração. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Acesse nosso site e conheça nossos produtos. Além disso, se gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos assim. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *