Como começar uma reforma simples em casa

Tempo de leitura: 10 minutos

Quem nunca sonhou em fazer uma reforma em casa, mesmo que das mais simples?

Seja para aumentar o espaço, arrumar algo que está quebrado ou até mesmo para deixar tudo do seu jeito, todos nós já pensamos em fazer pelo menos uma mudança na nossa casa.

Fonte: Iná Arquitetura

Entretanto, nem sempre é possível fazer uma grande reforma, seja pelo custo ou pela falta de tempo. Por isso, hoje vamos te ensinar como começar uma reforma simples em casa.

Aqui, você vai descobrir que com apenas algumas mudanças simples é possível deixar a sua casa do jeito que você sempre quis, sem precisar gastar muito dinheiro ou tempo.

A seguir vamos te mostrar como começar uma reforma simples em casa passo a passo.

Identificando o problema e avaliando o que precisa ser reformado

Fonte: EmaisMT

Uma reforma em casa pode ser um projeto assustador, mas também pode ser muito gratificante.

Se você está pensando em fazer uma reforma simples em casa, é importante identificar o problema e avaliar o que precisa ser reformado. Dessa forma, você poderá planejar o seu orçamento e garantir que a reforma seja bem-sucedida.

Por isso, o primeiro passo para qualquer reforma é identificar o problema. Afinal, você pode ter um vazamento na sua casa, paredes rachadas ou talvez apenas esteja cansado da sua decoração atual.

Fonte: Pequenas Reformas

Uma vez que você identificou o problema, é hora de avaliar o que precisa ser feito para corrigi-lo. Você pode precisar trocar uma janela quebrada, consertar um vazamento na tubulação ou talvez até mesmo repintar as paredes da sua casa.

Por isso, avalie todos os itens que precisam ser corrigidos e certifique-se de ter um orçamento para cada um deles antes de iniciar qualquer trabalho.

Com um plano e orçamento em mente, você estará pronto para iniciar sua reforma simples em casa!

Identifique o orçamento disponível para a reforma

Fonte: Empreender Dinheiro

Ao começar qualquer reforma, é importante delimitar o orçamento disponível para tal. Assim, você saberá exatamente quanto dinheiro tem para dispor e, consequentemente, o que pode ou não pode ser alterado.

Mas, se não tiver um orçamento definido, poderá facilmente acabar a gastar mais do que pretendia e, assim, atrasar a sua reforma.

Fonte:  Materiais para Construção e Eletrodomésticos – Casas da Água

Uma das primeiras coisas a ter em conta é o custo dos materiais que serão necessários. Certifique-se de ter uma ideia clara dos preços antes de avançar para evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, também é importante levar em consideração os custos associados à mão-de-obra. Caso você planeje fazer algumas das alterações por si mesmo, certifique-se de ter um bom conhecimento das tarefas envolvidas e se você é realmente apto para executá-las..

Fonte: Freepik

Caso contrário, poderá acabar por causar mais danos do que benefícios.

Outra coisa a ter em mente é o tempo disponível para completar a reforma. Assim, se você precisa dessa reforma pronta para uma determinada data, certifique-se de planejar com antecedência e considerar possíveis imprevistos que podem ocorrer.

Afinal, uma obra má planejada e sem considerar imprevistos pode gerar pressa. Por fim, essa pressa pode levar a erros que podem ser caros (e demorados) para consertar.

Fonte: Lider Interiores

Por fim, mas não menos importante, é importante garantir que tem um seguro adequado em vigor antes de iniciar qualquer tipo de reforma.

Pois isto irá protegê-lo contra quaisquer danos que possam ocorrer durante o processo e assegurar-lhe que não terá qualquer problema financeiro no caso improvável de haver algum problema durante a obra.

Prepare bem o ambiente

Fonte: Seu Condomínio

Preparar bem o ambiente para a reforma é importante para o sucesso do projeto. Por isso, listamos aqui alguns preparativos são indispensáveis, como:

Proteger os móveis e objetos: tire tudo que puder das áreas que serão reformadas. Se não for possível, cubra bem os móveis com plástico ou tecido. Além disso, os objetos devem ser colocados em caixas e guardados em um local seguro;

Identificar e corrigir problemas estruturais: verifique se há fissuras nas paredes, trincas no piso ou infiltrações, pois esses problemas devem ser corrigidos antes da reforma;

Isolar a área: a fim de evitar que a poeira se espalhe por toda a casa, isole a área da reforma com sacos de lixo ou painéis de madeira;

Tirar as medidas: é importante ter as medidas exatas do espaço para que a compra dos materiais seja feita de forma adequada.

Escolha as ferramentas e materiais necessários

Fonte: Archtrends

Existem algumas ferramentas e materiais que você precisará ter em mãos antes de começar sua reforma simples em casa. Portanto, algumas dicas para escolher as ferramentas e materiais certos para o seu projeto são:

  • Primeiro, lembre-se que planejamento é tudo. Por isso, defina o que você precisa fazer. Isso vai ajudar a determinar quais ferramentas e materiais você precisará.
  • Pesquise online ou pergunte a um amigo que já fez uma reforma parecida. Afinal, eles podem ter dicas úteis sobre as melhores ferramentas e materiais para usar.
  • Compre apenas o necessário. Não há necessidade de comprar todas as ferramentas e materiais disponíveis no mercado. Apenas compre o que você realmente precisa para o seu projeto. Assim, você poderá economizar um bom dinheiro.
  • Leve em consideração o custo das ferramentas e materiais. Pois lembre-se, às vezes o barato sai caro. Então, é importante escolher itens de qualidade. Contudo, tenha em mente que na maioria das vezes não é necessário comprar o item mais caro do mercado.

Aprimore suas habilidades DIY (Faça Você Mesmo)

Fonte: Casa do Construtor

As habilidades de DIY (faça você mesmo) podem ser adquiridas mesmo por pessoas inexperientes. Para tal, você pode participar de oficinas, assistir a tutoriais em vídeo ou ler livros e revistas especializados.

No entanto, a melhor maneira de aprender é simplesmente experimentando. Por isso, comece com pequenos projetos em casa e vá aos poucos aumentando o nível de dificuldade.

Ao longo do tempo, você se tornará cada vez mais habilidoso e confiante em suas capacidades DIY.

3 tipos de reforma para fazer e gastar pouco!

Se você está pensando em reformar sua casa, mas não quer gastar muito dinheiro, existem algumas opções que você pode considerar. Por isso, aqui estão 5 tipos de repaginadas que você pode dar a seu lar sem gastar uma pequena.

Reorganize a disposição dos móveis

Fonte: Anelise Pires – Arquitetura e Paisagismo em Itápolis

Você conhece aquela história de que uma pequena mudança pode fazer toda a diferença? Afinal, assim como de tempos em tempos gostamos de renovar nosso visual, a modificação simples de um ambiente pode melhorar (e muito) seu ânimo com seu próprio lar.

Uma das maneiras mais simples de renovar o visual da sua casa é reorganizando a disposição dos seus móveis. Para isso, experimente colocar os móveis em lugares diferentes ou mudar a forma como eles são dispostos na sala.

Você ficaria surpreso com o quão diferente sua casa pode parecer apenas com uma nova disposição dos móveis. Além disso, reorganizar os móveis também pode criar espaços extras que você não tinha antes.

Pinte as paredes

Fonte: Portal Construção

Outra maneira fácil e barata de renovar o visual da sua casa é pintando as paredes. Escolha uma cor que combine com o restante da decoração da sua casa e aplique uma nova camada de tinta nas paredes.

Você também pode escolher um papel de parede para cobrir as paredes, especialmente se quiser um visual totalmente novo para a sua casa.

Além disso, cobrir as paredes com um novo papel de parede também é uma ótima maneira de esconder quaisquer imperfeições nas superfícies das mesmas.

Troque as cortinas e os tapetes

Fonte: Jornal de Brasilia

Da mesma forma, as cortinas e os tapetes são outros elementos que podem facilmente mudar o visual da sua casa. Para tal, escolha tecidos que combinem com a decoração existente da sua casal e troque as cortinas e os tapetes por novos modelos.

Se quiser dar um toque especial às janelas da sua casa, experimente adicionar alguns enfeites nas molduras das mesmas, como flores artificiais ou fitas decorativas.

Esses pequenos toques farão toda a diferença no aspecto geral da sua casa e do lugar onde você mora!

Além disso, essas alterações são facilmente barata se você nem precisa contratar um profissional para isso!

Assim, você mesmo pode completar a maioria dessas tarefas se você tem tempo livre nos fins de semana!

Dê mais charme à sua mobília

Nossa casa é um ambiente que estamos diariamente. Por isso, enjoar da mobília é algo recorrente, e muitas vezes esse cansaço faz com que fiquemos de saco cheio de nossa própria casa.

Portanto, você pode dar uma repaginada no visual da sua casa trocando apenas alguns itens de seu mobiliário.

Então, selecione algumas peças que você já não aguenta mais e troque-as por móveis novos. Inclusive, dependendo do seu estado de uso, você pode até mesmo vender seu mobiliário antigo e economizar na compra de artigos novos.

Por isso, selecionamos para você algumas peças exclusivas que exalam charme, conforto e requinte que podem ser integradas em seu ambiente.

Chaise MR Cromada

A Chaise MR cromada é uma ótima opção caso você já tenha se cansado daquela sua velha poltrona de descanso.

Desenhada em 1927, essa chaise é aquele tipo de mobília que nunca sai de moda. Afinal, sua estrutura em tubo inox e assento em espuma revestido por couro transpassa gerações e será uma aquisição duradoura para sua sala.

Como bônus, seu design clássico permite que você a use em diferentes ambientes: quarto, sala, escritório…

Dessa forma, caso você se canse da peça em algum ambiente, basta trocá-la de lugar, e você terá sempre um espaço requintado. Onde quer que ela esteja.

Sofá Chesterfield

O ápice da elegância para sua casa pode ser obtido com o Sofá Chesterfield

Esse modelo, tão antigo quanto a monarquia, é um modelo clássico totalmente atual que pode ser visto em filmes e séries, sempre em ambientes de muito requinte.

Sua estrutura em madeira dá ao móvel um ar rústico, que em contraste com seu material de revestimento (couro, veludo ou linho) pode dar ao seu ambiente o estilo que você quiser.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *