Grandes Designers – Eero Aarnio

Tempo de leitura: 3 minutos

Eero Aarnio é um designer finlandês, um dos grandes inovadores do design de móveis modernos, muito conhecido por suas cadeiras de plástico e fibra de vidro.

Nascido em 1932, completou no dia 21 de julho seus 90 anos. Ele nasceu em Helsinque e estudou no Instituto de Artes Industriais antes de inaugurar seu próprio escritório de design de interiores e industrial em 1962.

Eero constrói um aeromodelo, década de 1940 – Imagem: eeroaarnio.com

A partir da abertura de seu escritório, Aarnio começou então a desenvolver experimentos com plástico e fibra de vidro, cores vivas e formas orgânicas, rompendo os costumes tradicionais de design. Ele fez elementos de design sofisticados com esses materiais, quando todos os outros ainda eram de madeira ou outros elementos nobres.

Ainda na década de 60, seus projetos tornaram-se icônicos na cultura popular, ajudou a estabelecer a Finlândia no mercado internacional de design, e hoje seu trabalho está presente em várias coleções de museus, como o Victoria and Albert Museum, em Londres, o Vitra Design Museum, em Weil am Rhein, e o Museum of Modern Art, em Nova York.

Para seus primeiros projetos, como sua cadeira de cesta Jattujakkare, Aarnio usou materiais naturais.

Principais obras de Eero Aarnio

Entre suas principais criações estão:

Ball Chair, projetada em 1963.

Imagem: eeroaarnio.com
Imagem: eeroaarnio.com
Imagem: eeroaarnio.com

Pastil Chair (1967)

Imagem: eeroaarnio.com
Imagem: eeroaarnio.com

Bubble Chair (1968)

Imagem: eeroaarnio.com
Imagem: eeroaarnio.com

A Ball Chair se trata de uma esfera oca feita em fibra de vidro, com uma abertura em um dos lados que acomoda um assento acolchoado.

Ball Chair – Essência Móveis

Depois de ter criado a Ball Chair, Eero queria ter luz dentro dela, e foi quando a Bubble Chair começou a surgir. Ele teve a ideia de uma bola transparente para onde vem luz de todas as direções, envolta por um anel de aço. O único material adequado era o acrílico, porque é aquecido e soprado na forma como uma bolha de sabão.

Bubble Chair – Essência Móveis

Eero Aarnio queria algo leve e transparente, e um pedestal não permitiria este efeito. Então, depois de pronta, a Bubble Chair saiu de vez dos padrões de normalidade e foi fixada no teto, tornando-se então uma poltrona suspensa.

A Bubble Chair ficou famosa e querida não apenas por ser bonita, mas justamente por ser algo exótico à época. Sua singularidade também ganhou os sets de gravação e estúdios.

Eero na Bubble Chair – Imagem: eeroarnio.com

Aarnio ganhou o American Industrial Design Award pela Pastil Chair, que é uma cadeira de design orgânico, curvo, feito de fibra de vidro e que flutua na água. Muitas de suas criações são bem-humoradas e lúdicas, como a Pony Chair e a Tipi, que é uma cadeira feita em forma de pássaro.

Combinando a tradição escandinava de simplicidade com o uso inovador de materiais, Aarnio criou e cria design que são únicos, esculturais e funcionais. Além de designer de interiores e designer industrial, Eero é também artista gráfico e fotógrafo.

Eero em seu estúdio em Veikkola, 2022. – Imagem: eeroaarnio.com

Atualmente, ele continua projetando móveis e demais objetos do cotidiano em seu estúdio em Helsinque, onde vive e trabalha. Seu últimos projetos estão relacionados com brinquedos em resina plástica.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *